30 de abril de 2010

Começou a Mudança!


São hoje as eleições para a Comissão Politica do Partido Socialista de Mafra, faço parte da lista A que é encabeçada pelo meu Camarada e colega na Vereação Sérgio Mota e que aposta claramente na renovação quer de pessoas quer de dinâmica e de ideias.

Nos quatro primeiros nomes a média de idades é de 35 anos, esta mudança de gerações na liderança do PS concelhio não se traduz num esquecer ou simplesmente ignorar os militantes que durante muitos anos deram o seu contributo ao Concelho e ao PS, pelo contrário, contamos com alguns nomes que trazem claramente uma mais valia a uma estrutura que se quer dinâmica, activa e ganhadora.

Os próximos três anos e meio são de extrema importância para o Partido Socialista de Mafra, chegou a hora de uma vez por todas o PS se afirmar como alternativa à maioria PSD que conduz os destinos do nosso Concelho há quase 30 anos!

Temos a perfeita noção de que não é tarefa fácil, mas também temos do nosso lado a força de vontade de um conjunto de homens e mulheres que estão preparados para dar o seu melhor em prol do nosso Concelho.


Vamos trabalhar em conjunto com a Sociedade, com as forças vivas do nosso Concelho, com as pessoas na rua e nos seus postos de trabalho, vamos ser a voz dos muitos homens e mulheres que não se resignam e que acreditam que está na hora do Concelho de Mafra virar a pagina e mudar de rumo.

Não temos nada a esconder, as nossas iniciativas e ideias vão ser públicas, os nossos Autarcas vão dar a conhecer aos eleitores o que fazem e o que querem fazer, o PS vai abrir as suas portas ao debate, à formação e ás pessoas.

A partir de hoje vai-se virar uma página da Politica Concelhia, pela primeira vez a liderança de um Partido vai ser entregue à geração pós 25 de Abril, começou a Mudança!

28 de abril de 2010

Ataque ao euro.

S&P debaixo de fogo por ter cortado rating nacional:
    A Standard & Poor's (S&P) está a receber duras críticas por ter cortado a classificação da dívida portuguesa num momento tão delicado. O Bank of America Merrill Lynch diz mesmo, numa nota emitida esta quarta-feira, que a agência de notação está a «atirar gasolina para a fogueira».

    O banco de investimento refere que a decisão da S&P só veio acirrar o nervosismo dos mercados, quando o Governo português já garantiu que «vai continuar a fazer tudo o que for necessário para eliminar a situação de défice excessivo».

Ataque ao euro.

    O ministro francês do Orçamento, François Baroin, descartou hoje a possibilidade de contágio da crise grega a Portugal, considerando que se trata de "um cenário de ficção política" e lembrando que Portugal "não mentiu" sobre as contas públicas.

    "Foi a falta de sinceridade do Governo grego que provocou esta aceleração da crise grega. Portugal tem um nível de dívida importante, é verdade, mas os portugueses não mentiram, eles foram sinceros", afirmou o ministro francês.

    "É um teste, uma especulação por parte dos mercados e nós somos a favor de uma lógica de solidariedade, de defesa da nossa moeda", acrescentou.

A arder...

“Portugal está a arder”, era este um dos títulos que se podiam ler na imprensa internacional, de facto as noticias que nos chegam são suficientes para nos deixar a todos muito preocupados.

Na voragem dos mercados Portugal está sob marcação cerrada, o alvo claro deste ataque é a União Europeia e a sua moeda, mas, o que à algum tempo parecia algo inimaginável é hoje uma dura realidade, vamos ter de tomar medidas claras para combater o deficit e dar um sinal claro para o exterior de que as medidas do PEC são para cumprir.

Um destes sinais positivos foi a atitude do líder da oposição Pedro Passos Coelho que ao reunir-se com o Primeiro-ministro José Sócrates, mostra claramente a vontade de um consenso com o Governo e da necessidade de existir uma estreita cooperação que permita responder ao ataque especulativo sobre o Estado Português.

As agências de raiting estão a funcionar como os melhores cúmplices dos especuladores internacionais, o jogo continua impunemente e arrasta consigo Países e milhões de pessoas, até quando?

27 de abril de 2010

Da Ericeira um bom exemplo!

Na vila da Ericeira um grupo de comerciantes pôs mãos à obra e tomou a iniciativa de fazer uma série de actividades que visam não só promover o comércio local mas também desta forma colaborar com instituições de carácter social, primeiro foi para ajudar a Madeira e depois para arranjar fundos para a Associação Abraço.
Numa altura em que assistimos a discursos de “bota a baixo”, em que os ânimos andam em baixo, surge-nos este magnifico exemplo da forma como a Sociedade tem de actuar, a união de esforços e a vontade devem prevalecer.
Contra a passividade e paralisia este exemplo deve de nos motivar a também unirmos esforços e contribuirmos nem que seja um pouco para darmos a “Volta por cima”!

23 de abril de 2010

Comunicado do Gabinete Autarquico PS Mafra


Enquanto não se comemora a passagem de mais um Aniversário do 25 de Abril - Revolução dos Cravos, em Mafra Concelho este onde a atrofia democrática no exercício da liberdade representativa continua a ser uma prática – sumariamente exemplificada na aprovação da “Lei da Rolha” (para quem ousa pensar diferente, obviamente!) operada no Congresso do PSD aqui realizado (se não fosse aqui teria sido na Madeira!) – este Gabinete Autárquico do Partido Socialista, exorta os seus Eleitos, Militantes e Simpatizantes a comemorar este dia que deve ser, acima de tudo, uma festas do Povo ou, como se diz agora, das Pessoas.


O local de manifestação deve ser aquele que cada um entender. Sugerimos até, que a simples colocação de um cravo vermelho na lapela será, em si mesmo, um acto simbólico de enorme significado.


Sabemos que, na Venda do Pinheiro, os Eleitos locais do PS irão fazer uma visita de trabalho a locais da Freguesia. Cada qual optará pela forma que melhor entender e considere adequada ao Dia da Liberdade. São pequenos gestos, como estes, de liberdade individual, que distingue o PS de outros Partidos, em Portugal!


Por último deixamos algumas sugestões institucionais assim como se anexam – como recordação para quem foi contemporâneo e para informação para quem nasceu mais tarde - de 3 emblemáticos Cartazes do 25 de Abril e, ainda, a possibilidade de visualizarem alguns vídeos no “Youtube”, de momentos marcantes deste período.


No Museu da Presidência da República, no Palácio de Belém estarão abertas as suas portas ao público e à celebração da Democracia: concertos de música popular portuguesa, um espectáculo multimédia, intervenções plásticas, actividades pedagógicas e exposições sobre os Presidentes da Democracia, com destaque para o primeiro Presidente da República após o 25 de Abril.


Arraial 25 de Abril no Largo do Carmo, local emblemático e simbólico da adesão do povo ao Movimento dos Capitães. Além da sua natureza lúdica, esta é uma oportunidade de ensinar e aprender cidadania e de chamar a atenção das novas gerações para os ideais defendidos pela revolução de Abril. No dia 24 SÁBADO (das 14h00 às 02h00) há espaço para múltiplas manifestações culturais que vão desde a música, ao teatro, à dança e gastronomia, contando ainda com participação de artistas amadores e profissionais.


imagens do dia 25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos



É só fumaça (Pinheiro de Azevedo)



Durão Barroso a discursar, enquanto dirigente do MRPP



O Gabinete Autárquico do PS-Mafra

35 anos depois...

Faz hoje 35 anos que me dei a conhecer ao Mundo, da aventura da primeira golfada de ar até hoje já tenho algumas histórias para contar e um filho para criar.
Não gosto de fazer balanços de coisas que ainda não acabaram, disseram-me um dia que um homem só pode fazer o balanço da sua vida no exacto momento em que estiver para partir, e este não é o caso, mas, não deixa de ser um exercício positivo que quando celebro 35 anos olhar para trás e perceber o que por cá tenho andado a fazer.

Seria fastidioso estar a pesar todos os rumos que decidi tomar, alguns foram consequência dos acontecimentos, outros escolhas ponderadas, mas grande parte são escolhas feitas mais com o coração do que com a razão, e não me arrependo de quase nada, escolhi o meu caminho!

A família, os amigos, os bons momentos, a gargalhada dada com vontade, o beijo sentido, o choro arrependido, aquele pôr-do-sol e o primeiro olhar para o meu filho, momentos e minutos que me marcaram a vida.
Já estive doente, foi daqueles momentos em que sentimos a vida a escorregar como areia por entre os dedos, mas lutei e acreditei, não desisti, não me entreguei, amei e fui amado, desejei e fui desejado, chorei sozinho e sorri acompanhado.

A todos que me têm acompanhado nesta caminhada o meu mais profundo obrigado por acreditarem em mim e por fazerem da minha vida uma experiência fantástica!

20 de abril de 2010

Bruxos só quando lhes convém?


Prestigiados economistas insistem que Portugal está na boca dos lobos. Há dias, Simon Jonhson, ex-economista chefe do FMI, dizia que «o próximo grande problema global» seria Portugal. Hoje foi a vez de Joseph Stiglitz, professor na universidade de Colúmbia, dizer ao El País, que não exclui a hipótese de Portugal ou a Espanha acabarem por falir. Devemos estar muito atentos ao que estes prestigiados economistas dizem sobre Portugal. Mas, ao mesmo tempo, devemos pedir credenciais: qual deles previu a tempo o sub-prime e as suas consequências. E os dados da actividade financeiro, sobretudo em relação ao sector imobiliário e à transmissão de créditos de alto risco, estavam lançados desde meados da década de 90.

Vampiros!

Bruxelas acusa bancos de empurrar Portugal para a falência

Portugal e Grécia têm culpas directas na derrocada da confiança dos investidores nas respectivas dívidas nacionais, mas os grandes bancos de investimento mundiais e os fundos de alto risco (hedge funds), que especulam sobre o valor da dívida pública dos países e lucram com isso, também não saem bem na fotografia.
Segundo a Comissão Europeia, estas empresas estão a contribuir para o descarrilamento das taxas de juro, agravando a situação financeira já de si debilitada dos governos e respectivas economias.

Fonte oficial do comissário europeu dos Serviços Financeiros, Michel Barnier, explicou ao i que "não nos cabe a nós dizer quais as instituições envolvidas [de forma activa, nos negócios com a dívida pública e com derivados para cobertura do risco]", mas aponta o dedo aos "grandes bancos de investimento e hedge funds" que estão a alimentar a instabilidade dos mercados.

Segundo a sua porta-voz, Michel Barnier "acredita fortemente que precisamos de pôr um ponto final a anos de escuridão, opacidade e comportamento secreto" na área dos derivados.

Jornal i

A reter.


Para ler no Blogue da Vereação do Partido Socialista na Câmara Municipal de Mafra a entrevista ao Jornal Triângulo.

19 de abril de 2010

Faz hoje 37 anos!



O Partido Socialista faz hoje 37 anos, para todos os Socialistas em especial o meu grande abraço e a certeza que estamos prontos a dignificar e honrar este grande Partido da Esquerda Democratica!

Isto é pornográfico!

Não deixo de ver e ouvir certos especialistas e responsáveis da área económica como arautos cegos de uma realidade que nos pode conduzir para o abismo, a sua sapiência que agora é colocada como doutrina não conseguiu prever a “derrocada” que as mesmas “iluminadas” mentes durante anos defenderam como “as leis do mercado” (nome simples para economia de casino), os mesmos gestores e financeiros que na orgia de financiamentos do Estado souberam e sabem salvaguardar os seus pornográficos prémios sentem-se injustiçados quando confrontados com os seus elevados salários.

Não gosto de moralismos de pacotilha nem da ideia de que o mercado é mau, agora, não “engulo” o discurso da crise generalizada só para alguns, as nossas empresas publicas têm de dar o exemplo, a crise quando bate é para todos, é inadmissível vermos gestores ganharem verdadeiras fortunas enquanto os trabalhadores do Estado (e no privado) estão a ser fortemente penalizados na sua massa salarial e na progressão na carreira.

Um exemplo do que digo é o caso da GALP, os Administradores “comem” 3% dos lucros da empresa e acusam os trabalhadores de “falta de solidariedade com o futuro da empresa” por quererem um aumento de 1,5%!
Este tipo de comportamento é inaceitável, e roça o insulto à inteligência dos Portugueses, os Senhores Administradores recebem os seus prémios (6,2 milhões de euros, cerca de 2,9% dos lucros), mas para aumentos não pode ser porque estamos a atravessar uma grave crise!

A crise tem as “costas largas” e serve para muita coisa, que desta vez exista a coragem politica de se colocar um travão à imoral forma como a ganância de alguns está a dar cabo do que é de todos!

A reter.

Francisco Louçã bem pode ensaiar permanentemente a pose de quem veio directamente do 5º anel de saturno para a política portuguesa – é lisboeta, cresceu lisboeta e fala com precisão. Percebe-se perfeitamente que, como se exige a qualquer político, é capaz de desenvolver em simultâneo dois ou mais raciocínios: o do que está a dizer, e o do cálculo das suas interpretações, pelo público e pelos pares. Louçã sabe perfeitamente o que sempre foi, para qualquer português e para qualquer lisboeta, dizer de alguém que é manso, ou que está manso, ou cada vez mais manso. Na Lisboa grunha, homem que não desse uma tareia à mulher se ela viesse gira à rua, era um corno manso. Aquele? É boi manso! Como li aqui, é como Ana Drago a qualificar o governo de Barroso como docemente submisso. Discursos a um milímetro da fronteira da provocação explícita, mas guardando o milímetro que permite recuar para a igreja das virgens ofendidas e politicamente correctas. O que isto tem de irritante é vir de quem pretende sempre arrastar a luta política para o campo da moral e da ética, mas não hesita em usar no discurso a arte da dissimulação. De quem anda sempre a querer legalizar e normalizar a diferença mas que, depois, usa o significado reaccionário que essa diferença tem no simbólico colectivo para provocar o adversário. Como aprendi na escola, chama-se a isto ser sonso. E o pior lugar para a sonsice é a política.

Mário Rui (Palâtre)

13 de abril de 2010

A A8!

Subscrevo o pedido da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o que se passa com a A8 é vergonhoso e um insulto à nossa inteligência, já no dia 18 de Março em Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Mafra tinha feito a seguinte intervenção:

No período antes da ordem do dia o Sr. Vereador Pedro Tomás chamou a atenção para o perigo que representam as obras na A8 e para aquilo que considera ser um abuso, o pagamento de portagens naquelas condições deveria de merecer por parte do concessionário uma revisão, foi também solicitado que a CMM pudesse de alguma forma intervir mesmo não sendo da sua competência junto do concessionário para que as condições de segurança para os utilizadores daquela via sejam devidamente asseguradas.

A8: Comunidade Intermunicipal do Oeste exige suspensão das portagens entre Torres e Malveira

A assembleia Intermunicipal da OesteCIM vai enviar ao ministro das Obras Públicas, António Mendonça, uma moção a exigir a suspensão imediata das portagens no troço Malveira-Loures da Autoestrada 8 (A8) e a redução do preço em toda a região.A moção, proposta pela CDU e redigida em conjunto com o PSD, foi aprovada por dois terços dos votos, na reunião de segunda feira à noite, na sequência de uma intervenção do eleito Marco Claudino (PSD).“A A8 tem no troço entre Torres Vedras e Malveira uma situação caótica” sublinhou Marco Claudino, que pediu aos deputados para subscreverem o abaixo assinado promovido pelo PSD de Torres Vedras, exigindo a suspensão das portagens naquele troço enquanto se mantiverem as obras de alargamento da via.Além de todos os presidentes de câmara do PSD (Cadaval, Óbidos, Bombarral, Alcobaça, Nazaré e Arruda dos Vinhos) e da CDU (Sobral de Monte Agraço) terem subscrito o abaixo assinado, a assembleia deliberou aprovar a moção, reforçando essa exigência.O documento exige ainda que o valor das portagens no troço Torres Vedras-Malveira (17,9 cêntimos por quilómetro) seja reduzido “para o valor médio nacional” (11, 4 cêntimos por quilómetro) e que seja efetuada “uma rápida intervenção ao nível das medidas de segurança necessárias”.Com a subscrição do abaixo-assinado na assembleia da OesteCIM (comunidade intermunicipal que integra os concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) o PSD de Torres Vedras terminou a recolha presencial de assinaturas.“Não estando ainda contabilizadas todas as subscrições, já podemos afirmar, com segurança, de que nestas três semanas foram atingidas no mínimo 7000 assinaturas”, assegura Marco Claudino.A petição pode, no entanto, continuar a ser subscrita em www.peticaopublica.com enquanto os seus autores aguardam a marcação da reunião solicitada ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para entrega das assinaturas e discussão do futuro da A8, que liga Lisboa a Leiria.

8 de abril de 2010

Obrigado!

Segundo um telefonema recebido por mim pelas 15H o lixo que se encontrava por recolher na Quinta das Pevides já foi recolhido, quero agradecer a forma com o Presidente da Junta de Freguesia de Mafra, o Engº Ramalho Pereira, se mostrou disponivel para resolver esta situação.

7 de abril de 2010

Os filhos da Nação.

Não gostei de ver compatriotas meus desfilarem abanando bandeiras Espanholas, Valença, Cidade onde este (triste) episodio se passou tem historia, tem uma fortaleza ali encostada à fronteira e foi com sangue Português que ali se defendeu a nossa Pátria.
A afronta de ver Portugueses ali clamando por Espanha deve-nos fazer reflectir, que povo somos nós que no calor da revolta pomos bandeiras que não são nossas à janela, a sua revolta e protesto devia de levar na mão e encostada ao peito a nossa Bandeira, o símbolo de Portugal.

6 de abril de 2010

A "Limpar Portugal"

Na iniciativa "Limpar Portugal" com militantes da JS na Quinta das Pevides.


Vereação do PS em Mafra não pára! Requerimento para Reunião extraordinária de Executivo

A requerimento dos Vereadores do Partido Socialista, ao abrigo dos termos do Art.ª 63 da Lei nº 169/99 de 18 de Setembro, com a nova redacção introduzida pela Lei nº 5-A/2002, de 11 Janeiro, foi convocada uma reunião extraordinária, a realizar no dia 12 de Abril às 15 horas com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Discussão do Relatório do Tribunal de contas n.º 4/2010

"Limpar Portugal" Vergonha!!!











Fui por curiosidade ao local aonde à 15 dias andei com outros voluntários a "Limpar Portugal", o panorama que encontrei deixou-me estupefacto, as fotos falam por si.
Passados estes dias o lixo ainda está por recolher!!!
Local: Quinta das Pevides, Freguesia de Mafra
P.S: Falei com o Presidente da Junta de Freguesia de Mafra que se mostrou também indignado com a situação, garantiu-me que a recolha irá ser efectuada o mais rapidamente possível.
Quero agradecer a disponibilidade deste responsável Autárquico em resolver este assunto.

A reter.

Mário Soares, Novo modelo de desenvolvimento: precisa-se!:

'Em Portugal, a esquerda radical - Bloco de Esquerda e PCP - são partidos de mero protesto, que não se entendem entre si. Até aí, tudo bem. O pior é que elegeram o PS seu inimigo principal - mais talvez o Bloco de Esquerda do que o PCP - e querem derrubá-lo do poder, a qualquer preço, ignorando os resultados eleitorais das últimas eleições legislativas e autárquicas. Não recuam nesse objectivo e, quando necessário, aliam-se objectivamente com a direita, por mais calceteira que seja. Onde querem chegar? Têm alguma estratégia alternativa a apresentar? As respostas são difíceis.

O PCP é talvez um pouco mais moderado que o Bloco. Mas nunca fez a autocrítica dos longos anos de estalinismo militante - como se nada se tivesse passado no "paraíso vermelho" dos gulags... Álvaro Cunhal continua a ser a sua referência principal, embora tentem esquecer a sua flexibilidade táctica e estratégica. Contudo, os discípulos estão muito longe do mestre, não lhe chegam aos calcanhares e não passam de simples epígonos. Continuam no seu bunker, sem qualquer estratégia de poder, com a filosofia de que "atrás do tempo, tempo vem". Por agora parece que o protesto é tudo quanto desejam…

E o Bloco que parecia ser um partido com a ambição de ser a esquerda do PS...
Paulatinamente, tem vindo a tornar-se, com a sua agressividade verbal, num partido também de mero protesto, sem alternativa de poder a oferecer aos portugueses e com laivos suspeitos de trotskismo. Parece ter querido roubar uma fatia do eleitorado ao PS - uma ilusão que está a desfazer-se, como as últimas eleições demonstraram - e que, se continuar com a agressividade que nos últimos tempos tem demonstrado, pode vir a ser o contrário que suceda. Não deixa de ser irónico. Talvez se lembrem os mais velhos que o PS gritava nas ruas, no tempo do PREC: "Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS…" Pensem nisso. Os portugueses - e o povo de esquerda, em especial - não costumam deixar-se enganar nos momentos cruciais.'

Só falta esta...

1 de abril de 2010

Mentiritas de primeiro de Abril

É mentira que o empenho dos sindicalistas do Ministério Público só se faz ouvir quando estão em causa processos que podem ser usados para atingir o Partido Socialista, quando estão em causa processos como o BPN, os submarinos, a Operação Furacão ou o financimanto da Somague ao PSD ninguém ouve estes sindicalistas fazerem exigências.

É mentira que no negócios dos submarinos os nossos governantes, designadamente, Paulo Portas e Durão Barroso, comportaram-se de forma exemplar, a haver corrupção tal só sucedeu na Alemanha ou, na pior das hipóteses, apenas envolveu militares da Armada. O cônsul de Portugal em Munique terá recebido um milhão e meio de euros só por ter promovido uma reunião entre o primeiro-ministro português e a empresa alemã, mas a partir daí o negócio fez-se e mais ninguém recebeu luvas.

É mentira que a graças a uma fuga de informação relativa à intenção da PT de comprar a TVI alguém matou três coelhos com uma cajadada, inviabilizou o negócio favorecendo uma concorrente (que acabou por ser impedida de concretizar o negócio porque este violava as regras da concorrência), salvou a SIC de um poderoso concorrente que seria a TVI associada à PT e lançou a suspeita sobre Sócrates. Agora o Parlamento vai investigar o menos interessante, se Sócrates sabia do negócio!

É mentira que Cavaco Silva fez um excelente negócio com acções da SLN cujos preços, de compra e de venda, foram fixados arbitrariamente por Oliveira e Costa, que esta valorização exponencial das acções detidas por Cavaco Silva ocorreu num momento em que o grupo já estava falido e que este como muitos outros negócios desastrosos do BPN acabaram por levar a um buraco financeiro de mais de três mil milhões, por outras palavras, foi o dinheiro dos contribuintes que acabou por financiar os negócios ruinosos do BPN, incluindo as vendas de acções acima do preço de mercado.

É mentira que a Fomentivest, uma empresa presidida por Ângelo Correia de cuja administração Passos Coelho é vogal (digamos que é a versão empresarial da actual liderança do PSD) esteve envolvida num negócio estranho em que a serviu de testa de ferra da Carlyle numa tentativa de compra da Galp ao preço da uva mijona com dinheiro gentilmente a cedido pela CGD.

O dia das mentiras é como o Carnaval, neste país todos os dias são dias das mentiras.

No Jumento