6 de abril de 2010

A reter.

Mário Soares, Novo modelo de desenvolvimento: precisa-se!:

'Em Portugal, a esquerda radical - Bloco de Esquerda e PCP - são partidos de mero protesto, que não se entendem entre si. Até aí, tudo bem. O pior é que elegeram o PS seu inimigo principal - mais talvez o Bloco de Esquerda do que o PCP - e querem derrubá-lo do poder, a qualquer preço, ignorando os resultados eleitorais das últimas eleições legislativas e autárquicas. Não recuam nesse objectivo e, quando necessário, aliam-se objectivamente com a direita, por mais calceteira que seja. Onde querem chegar? Têm alguma estratégia alternativa a apresentar? As respostas são difíceis.

O PCP é talvez um pouco mais moderado que o Bloco. Mas nunca fez a autocrítica dos longos anos de estalinismo militante - como se nada se tivesse passado no "paraíso vermelho" dos gulags... Álvaro Cunhal continua a ser a sua referência principal, embora tentem esquecer a sua flexibilidade táctica e estratégica. Contudo, os discípulos estão muito longe do mestre, não lhe chegam aos calcanhares e não passam de simples epígonos. Continuam no seu bunker, sem qualquer estratégia de poder, com a filosofia de que "atrás do tempo, tempo vem". Por agora parece que o protesto é tudo quanto desejam…

E o Bloco que parecia ser um partido com a ambição de ser a esquerda do PS...
Paulatinamente, tem vindo a tornar-se, com a sua agressividade verbal, num partido também de mero protesto, sem alternativa de poder a oferecer aos portugueses e com laivos suspeitos de trotskismo. Parece ter querido roubar uma fatia do eleitorado ao PS - uma ilusão que está a desfazer-se, como as últimas eleições demonstraram - e que, se continuar com a agressividade que nos últimos tempos tem demonstrado, pode vir a ser o contrário que suceda. Não deixa de ser irónico. Talvez se lembrem os mais velhos que o PS gritava nas ruas, no tempo do PREC: "Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS…" Pensem nisso. Os portugueses - e o povo de esquerda, em especial - não costumam deixar-se enganar nos momentos cruciais.'

Sem comentários: