23 de abril de 2010

Comunicado do Gabinete Autarquico PS Mafra


Enquanto não se comemora a passagem de mais um Aniversário do 25 de Abril - Revolução dos Cravos, em Mafra Concelho este onde a atrofia democrática no exercício da liberdade representativa continua a ser uma prática – sumariamente exemplificada na aprovação da “Lei da Rolha” (para quem ousa pensar diferente, obviamente!) operada no Congresso do PSD aqui realizado (se não fosse aqui teria sido na Madeira!) – este Gabinete Autárquico do Partido Socialista, exorta os seus Eleitos, Militantes e Simpatizantes a comemorar este dia que deve ser, acima de tudo, uma festas do Povo ou, como se diz agora, das Pessoas.


O local de manifestação deve ser aquele que cada um entender. Sugerimos até, que a simples colocação de um cravo vermelho na lapela será, em si mesmo, um acto simbólico de enorme significado.


Sabemos que, na Venda do Pinheiro, os Eleitos locais do PS irão fazer uma visita de trabalho a locais da Freguesia. Cada qual optará pela forma que melhor entender e considere adequada ao Dia da Liberdade. São pequenos gestos, como estes, de liberdade individual, que distingue o PS de outros Partidos, em Portugal!


Por último deixamos algumas sugestões institucionais assim como se anexam – como recordação para quem foi contemporâneo e para informação para quem nasceu mais tarde - de 3 emblemáticos Cartazes do 25 de Abril e, ainda, a possibilidade de visualizarem alguns vídeos no “Youtube”, de momentos marcantes deste período.


No Museu da Presidência da República, no Palácio de Belém estarão abertas as suas portas ao público e à celebração da Democracia: concertos de música popular portuguesa, um espectáculo multimédia, intervenções plásticas, actividades pedagógicas e exposições sobre os Presidentes da Democracia, com destaque para o primeiro Presidente da República após o 25 de Abril.


Arraial 25 de Abril no Largo do Carmo, local emblemático e simbólico da adesão do povo ao Movimento dos Capitães. Além da sua natureza lúdica, esta é uma oportunidade de ensinar e aprender cidadania e de chamar a atenção das novas gerações para os ideais defendidos pela revolução de Abril. No dia 24 SÁBADO (das 14h00 às 02h00) há espaço para múltiplas manifestações culturais que vão desde a música, ao teatro, à dança e gastronomia, contando ainda com participação de artistas amadores e profissionais.


imagens do dia 25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos



É só fumaça (Pinheiro de Azevedo)



Durão Barroso a discursar, enquanto dirigente do MRPP



O Gabinete Autárquico do PS-Mafra

Sem comentários: