29 de agosto de 2008

A Day for the History Books


Barack Obama's nomination is the social equivalent of landing a man on the moon.

"If you know American history, you know that Obama's nomination is the social equivalent of landing a man on the moon. And for that accomplishment all of us—but especially African-Americans—have every right to a teary, mile-high celebration."
Howard Fineman- Newsweek

"As mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas."
Oscar Wilde, A Esfinge sem Segredo

O sonho prevalece.

Ouvi ontem de madrugada em directo na CNN o discurso de Obama perante mais de 75 mil pessoas foi um momento para mais tarde recordar.
O primeiro candidato Afro-Americano à Casa Branca fez um ataque serrado à administração Bush, não deixando qualquer tipo de dúvidas acerca das muitas coisas que o separam do candidato Republicano.
A sua proposta de acabar com a dependência Norte Americana do petróleo do Médio Oriente no espaço de 10 anos é uma fantástica notícia, trás consigo um novo mundo de oportunidades que a consumar-se vai ter influência a nível global.
A baixa de impostos a 95% das famílias trabalhadoras para não penalizar mais a já debilitada classe media, o reforço e incremento das políticas sociais, o maior apoio ás pequenas empresas em detrimento das grandes multinacionais e dos poderosos “lobbys”.
É a voz da esperança que vem dos Estados Unidos, é a possibilidade de uma mudança que a concretizar-se (como espero) traz ao Mundo um futuro com mais esperança.
Afinal o sonho prevalece.

AC/DC with Rolling Stones

28 de agosto de 2008

A miudagem tá doida!


Mais um congresso do PSD no horizonte


Movimentações. Nos bastidores do PSD há informações que dão conta da possibilidade de um grupo de militantes obter assinaturas necessárias para marcar um congresso anti-Ferreira Leite
Um grupo de militantes do PSD está a ponderar a apresentação de 2500 assinaturas para a realização de um congresso, sabe o DN. A informação surgiu esta semana, após a polémica à volta da estratégia do silêncio que tem sido seguida por Manuela Ferreira Leite e que já lhe valeu críticas de vários sectores do partido e de figuras como Pedro Passos Coelho, Pedro Santana Lopes, Ângelo Correia e do ex-líder do PSD, Luís Filipe Menezes.


DN


Bom, vamos lá ver se nos entendemos, então ainda agora a Srª. Dra. Manuela Ferreira Leite começou a aquecer o lugar e já uma data de companheiros se preparam para lhe “fazer a cama”, isto não se faz, vamos lá a ter juízo, senão o Professor Cavaco zanga-se e depois é que são elas!
Estes meninos andam tão tensos, bolas, ó Manela diz qualquer coisa, do tipo “Ainda respiro” ou “Tou com a minha netinha e agora não posso”!

É de Homem!

Culpado.

Descobri o gajo que está por detrás desta onda de crimes!
Digam lá se a carinha dele não engana?

27 de agosto de 2008

O Urso acordou!


Por muito que custe a alguns a “Velha Rússia” acordou, depois de ter engolido vários sapos (independência do Kosovo; mísseis à porta), o Urso que muitos julgavam moribundo decidiu de uma vez por todas mostrar que ainda tem as garras bastante afiadas.
Toda esta história faz-nos lembrar acontecimentos passados, aliás, o assustador é isso mesmo, já vimos este tipo de acontecimentos na Europa acabarem em conflito.
A hipocrisia e a falta de moralidade de quem hoje faz exigências à Rússia é gritante!

SAVE MIGUEL

25 de agosto de 2008


O segredo do xadrez está no deixar comer .

Mulheres, como todas deveriam ser!

A não perder.

Fui ver o filme wall-e, posso-vos dizer que é do melhor que já vi em termos de animação. Avançamos 700 anos e encontramos WALL-E, o único robot ainda funcional dos que ficaram a limpar os detritos acumulados durante anos pelos humanos, que entretanto se viram obrigados a abandonar o inóspito lugar em que a Terra se transformou. WALL-E passa os dias a empilhar o lixo em cargas da dimensão de arranha-céus e tem como única companhia uma pequena barata. O problema é que um dia surge EVE, uma robot de prospecção enviada pelos humanos entretanto refugiados na estação espacial Axiom, e WALL-E apaixona-se, embarcando numa missão ao espaço para conquistar a sua alma gémea. Os primeiros 40 minutos de filme são uma experiência arrebatadora. Os detalhes de animação são exímios com uma consistência que quase rasga a linha entre a animação e a realidade palpável. Os planos da cidade de entulho parecem quase os de uma cidade real, a expressividade de WALL-E transmite automaticamente uma sintonia que nos faz acreditar estarmos perante uma personagem real (um robot “de carne e osso”), e até a barata consegue ser tudo menos repugnante.
Mais um filme em que a Pixar não desilude e mostra uma maturidade capaz de agradar a todas as idades

Férias.


É impressão minha ou parece que o mês de Agosto foi de férias?

Orgulhosamente sós!

Projectos da Junta da Ericeira

A Junta de Freguesia da Ericeira, isoladamente, como autarquia local, apresentou Seis candidaturas a Projectos associados ao Ambiente.
Ericeira.com

Eis que a Ericeira pela mão do seu Presidente volta à carga no que se refere a Politicas ambientais, saúdo esta iniciativa que coloca esta Autarquia do Concelho de Mafra na vanguarda a nível nacional no que diz respeito ao ambiente.

Torna-se claro que a Ericeira segue um rumo cada vez mais independente do resto do Concelho, esta estratégia que toma claramente forma na recusa da Autarquia da Ericeira em fazer parte da recém criada Associação de Freguesias do Concelho de Mafra só pode ter em meu entender como consequência a candidatura de uma lista independente à Junta de Freguesia e até como forma de o seu Presidente ser coerente
com aquilo que tem afirmado e pela sua forma de actuar ao longo do seu mandato.

O isolamento auto infligido a que a Ericeira se tem colocado pode neste momento dar a sensação de que aquela Vila é uma espécie de “Aldeia Gaulesa” que resiste heroicamente, mas é falso que tal suceda já que o investimento da Câmara Municipal de Mafra naquela Freguesia neste últimos 4 anos tem sido elevado, e se olharmos de uma forma desapaixonado para aquilo que tem sido investimento da Junta verificamos que tirando o “Ambiente” e uma aposta na decoração da sede de Freguesia o resto das localidades continua na mesma.

É recorrente surgir na Ericeira de tempos em tempos um movimento de independência face a Mafra, sentimento este que está bastante enraizado em algumas pessoas e que coloca tudo o que vem de Mafra como potencial gesto “colonizador” e de afronta à população “Jagoza”, noto com frequência que muitos movimentos que surgem desaparecem rapidamente muito por culpa de uma fraca união e de existirem “mais galos que poleiros”, a consequência pratica desta forma de alguns agirem é que a Ericeira continua a colocar as culpas de alguns erros nos outros que não são da Vila, mas não percebe que a principal falha está naqueles que ao longo dos anos têm feito da luta pelo Concelho da Ericeira a sua luta e não a luta de todos.

Enquanto Mafrense olho para a Ericeira como a minha segunda terra, com gente que gosto e de uma beleza quer arquitectónica quer natural impressionantes, é esta Ericeira que considero a Pérola do Concelho de Mafra.

22 de agosto de 2008

A minha banda sonora.


«No meio da tanta conversa sobre os Jogos de Pequim, quase não se falou dos Jogos de Pequim. Primeiro, da cerimónia inaugural (que vi em repetição), que lembrava irresistivelmente o congresso de Nürnberg de 1934, na versão de Leni Riefenstahl. A coreografia militar daquela massa indistinta e obediente não celebrava qualquer espécie de acontecimento desportivo, celebrava o novo poder da China e prometia o "triunfo" de uma nova "vontade".»

Vasco Pulido Valente, Público

SE CAVACO QUERIA CONFRONTO VAI TÊ-LO

«O PS não vai recuar na intenção de pôr fim ao conceito de culpa no divórcio litigioso. Os socialistas admitem alguns reajustamentos à lei - que foi ontem vetada pelo Presidente da República - mas recusam mexer naquela que é a principal inovação do diploma. De acordo com fonte socialista, a maioria parlamentar será "inflexível" nesta matéria. O PS prepara-se assim para contrariar a sugestão deixada por Cavaco Silva na mensagem dirigida à Assembleia da República. Na argumentação que justifica o veto, o Presidente é claro: "O legislador deveria ponderar em que medida não será preferível manter-se, ainda que como alternativa residual, o regime do divórcio culposo."» [Diário de Notícias]

21 de agosto de 2008

Vamos ficar sem Tribunal?


Presidente da República promulga “super-comarca” judicial de Sintra
Cavaco Silva promulgou, na semana passada, no novo mapa judiciário. Reformulação de comarcas em tribunais regionais arranca com experiência-piloto em Lisboa-Sintra, baixo Vouga e Alentejo Litoral. Sintra vai ser a sede da “supercomarca” Grande Lisboa III, que reúne os tribunais de Sintra, Mafra e Amadora.
Alvor de Sintra

A MENINA MAIS GORDA DO MUNDO JÁ NÃO O É

Para o PCP se há desemprego é Sócrates o culpado, se é criado emprego é porque é mau emprego e se a PT instala um Call Center é porque vai haver uma deslocação de funcionários e Sócrates está a enganar o país. Para o PCP bom, bom seria um aumento do desemprego para que assim pudesse ganhar vais uns votos, elegendo um deputado mudo que antes de ocupar a cadeira assina uma carta de renúncia sem data. É um bom exemplo da postura de um mau cagador a quem até as calças empata:

«De acordo com um comunicado publicado no “site” do PCP, a iniciativa anunciada por Sócrates corresponde a “uma redistribuição de postos de trabalho dentro do Grupo PT”, em que se dá “a substituição de vínculos de trabalho permanentes por trabalho precário com menos direitos e mais baixos salários”.
Assim, para os comunistas, este anúncio foi “construído na base de uma falsa ideia de promoção” das chamadas tecnologias de informação e comunicação e “em nada contraria a continuada destruição do aparelho produtivo nacional, nem contribui para necessária modernização do país”.» [Público]

O Jumento

Parabéns, Nélson


20 de agosto de 2008

A Manuela cala e o Cavaco veta.


Cavaco Silva veta nova lei do divórcio
O Presidente da República decidiu hoje não promulgar o novo regime jurídico do divórcio, pelo que o projecto terá de voltar à Assembleia da República.


Expresso


"O Presidente chama ainda a atenção para o facto da nova lei poder forçar a uma "visão contabilística do matrimónio", em que cada um dos cônjuges "é estimulado a manter uma conta corrente das suas contribuições para os encargos da vida conjugal e familiar".
Cavaco Silva contesta também que a nova lei pretenda impor na partilha de bens em caso de divórcio um regime diferente daquele que foi escolhido por ambos os nubentes no momento do casamento.
O novo regime jurídico do divórcio, agora vetado, pretende pôr fim ao conceito de divórcio litigioso e acabar com a noção de violação culposa dos deveres conjugais.
De acordo com as mudanças, o divórcio "sem o consentimento de um dos cônjuges" pode ser requerido com base na "separação de facto por um ano consecutivo", na "alteração das faculdades mentais do outro cônjuge, quando dure há mais de um ano e, pela sua gravidade, comprometa a vida em comum".



São ainda fundamentos "a ausência, sem que do ausente haja notícias, por tempo não inferior a um ano" e "quaisquer outros factores que, independentemente da culpa dos cônjuges, mostrem a ruptura definitiva do casamento".


Mais um veto, isto está a tornar-se um hábito.
É de lembrar que a proposta mereceu os votos favoráveis do PS, PCP, BE e de seis deputados do PSD. CDS-PP e restantes parlamentares do PSD votaram contra, ou seja uma lei claramente reformista vê o Presidente da Republica ir buscar a sua vertente conservadora para vetar esta alteração, que como é óbvio a Igreja Católica aplaude.
Mais um puxão de orelhas ao Parlamento e um aviso de que “os meninos podem voar, mas voem baixinho”.

A minha banda sonora.



We have both been here before
Knockin upon loves door
Begging for someone to let us in
Knowing this we can agree to keep each other company
Never to go down that road again

My beloved one, my beloved one

Your eyes shine through me
You are so divine to me
Your heart has a home in mine
We wont have to say a word
With a touch all shall be heard
When I search my heart its you I find

My beloved one, my beloved one, my beloved one

You were meant for me, I believe you were sent to me from a dream straight into
To my *arms*
Hold your body* *close to me
You mean the most to me
We will keep each other safe from harm

My beloved one, my beloved one, my beloved one

Bandeira Azul: Praia da Baleia (Mafra) perde definitivamente o galardão.


É sem duvida uma má notícia, ainda por cima em plena época balnear.
Era importante saber o que se passou para que isto acontecesse, mesmo que a Autarquia Mafrense garanta que as aguas estão em condições.
Deve ter sido um dia de má maré!

18 de agosto de 2008

A não perder.

No espaço de Elsa Martinho “Cores de Mafra” temos a oportunidade de ver um Blog bem estruturado e onde de uma forma simples e bem bonita podemos “viajar” por este belo Concelho de Mafra.
A não perder!

A liga dos últimos.

Pequim2008: Vanessa Fernandes acusa atletas de desconhecerem significado de alta competição.
"A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais", criticou.


Fez bem a Vanessa Fernandes em colocar o “dedo na ferida”, falta brio, qualidade e ambição a muitos dos nossos atletas nestes Olímpicos, chega a ser angustiante ver a classificação de alguns deles!

Desafio.

Hoje convido o leitor a fazer um exercício, que tal se assim de repente conseguisse dizer qual foi a ultima iniciativa que um Partido Politico tomou no nosso Concelho?
Não é fácil pois não?
Esta dificuldade que o leitor tem em se recordar de algo que os Partidos Concelhios tenham feito fora do seu interior fechado não é grave porque muito simplesmente esta actividade não existe, assistimos em Mafra aquilo que já chamei o “Grau zero da Politica”, nenhuma discussão, rara informação e um afastamento grave entre os Cidadãos e os Partidos que podiam e deveriam de representa-los.
É certo que o esvaziamento e o silencio dos Partidos só serve aqueles que têm o poder, ao não existirem vozes contrárias e debate o caminho para a reconquista e manutenção desse mesmo poder torna-se muito mais fácil.
Há quem argumente que o debate Politico está a ser feito por exemplo na Assembleia Municipal ou nas Assembleias de Freguesia, não o nego, mas ao confinarmos de forma hermética estas discussões estamos a afastar aqueles a quem elas de facto interessam.
Não existem soluções milagrosas, chamar as pessoas á Politica e á participação cívica não é tarefa fácil, é um facto que existe um descontentamento e insatisfação crescentes das pessoas perante a Politica e a tudo o que lhe diz respeito, este estado de alma deve de ser combatido por aqueles que têm responsabilidades e a quem também interessa que exista mais debate.
Fica o desafio!

Comercio local.

8 de agosto de 2008

Isto de escrever um post por telemovel á beira do Mediterraneo com temperaturas a rondar os 40 graus tem uma "magia" especial! Bom, vou ficar por aqui,só na agua é que se está bem e eu já não aguento mais tempo a teclar nestas teclas miniatura!

5 de agosto de 2008

Até já!

E eis que chegam mais umas ferias de Verão, vão ser dias passados de papo para o ar a apanhar um belo sol e a desfrutar do mar quente do Mediterrâneo.
Se conseguir coloco aqui uns posts durante as ferias, se tal não acontecer vemo-nos para a semana, até lá tentem ser felizes!

4 de agosto de 2008

Mafra.


As obras de requalificação do centro da Vila de Mafra estão a decorrer, saúdo esta iniciativa da Câmara Municipal de Mafra mas também a ACISM que teve um papel importante em trazer o URBCOM para a sede do Concelho.
Enquanto fui Presidente da Associação bati-me para que o URBCOM trouxe-se para o centro da Vila uma nova vida, uma forma de o comercio ganhar clientes e que o coração de Mafra fosse um centro comercial ao ar livre com animação própria que envolvesse as forças vivas da Vila e a população.

O desafio que a Vila de Mafra vai enfrentar num futuro próximo é o de se destacar enquanto espaço social activo, a cultura, o património e o comércio tradicional desempenham neste contexto um papel primordial.
A Vila de Mafra neste princípio do século XXI tem de encontrar o seu rumo no espaço da área metropolitana de Lisboa, sendo que na actual via de desenvolvimento que a Autarquia pretende seguir corremos o sério risco de nos tornarmos um dormitório da Cidade de Lisboa.

O tempo já não corre a nosso favor, a politica de construção de novas vias e a construção de enormes zonas habitacionais vai ter consequências que não, são difíceis de adivinhar.
Já aqui o disse e volto a repetir, quando a “bebedeira” do alcatrão e cimento passar e nos dermos conta do que ficou vamos ter em mãos um problema sério de ordenamento e de cariz social que vamos ter de resolver.

Feira de Artesanato.

Parece que a Feira de Artesanato realizada no CMEFD foi um sucesso, sendo assim vai voltar a repetir-se já nos dias 30 e 31 de Agosto.
Quem quiser participar como expositor pode inscrever-se por este mail: feirartesanatomafra@gmail.com

Faço votos que tudo corra pelo melhor e volto a saudar esta iniciativa.

Recados.


«Porque somos homens, seres inteligentes e livres chamados a lutar pela realização desses dons na vida, formamos a nossa opinião e exprimimos as nossas ideias, pelo menos no círculo de pessoas que nos cercam. Mas se nos limitarmos a isso, se nos demitimos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café». Discurso de Francisco Sá Carneiro em Matosinhos, 12.10.1969
Clicar na imagem para aumentar.

1 de agosto de 2008

O comité está de parabéns.


Ó pra mim com o Rei.

Pronto, eu sei que sou Republicano, mas foi engraçado ter conhecido o D. Duarte aquando do almoço e entrega de diplomas do curso do IDP.
Bom conversador e simpático, mas não me conseguiu convencer a aderir à causa Monárquica, viva a Republica!

O JORNALISMO DE JPP

Pergunta: "Escreve num jornal onde há uma cruzada declarada contra José Sócrates?" Resposta: "Sim, com que eu na maioria dos casos estou de acordo." As frases entre aspas fazem parte de uma entrevista a José Pacheco Pereira conduzida por João Céu e Silva e publicada esta semana no DN.
Para ler o resto aqui.

O Rato pariu um Rato!

O Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, rejeitado na terça-feira pelo Tribunal Constitucional, motivou a comunicação ao país do Presidente da República, que hoje anunciou que vai devolver o diploma à Assembleia da República para emendar as inconstitucionalidades ou confirmar a lei.

A comunicação ao País feita ontem pelo Presidente da Republica foi no mínimo um mau momento, a iniciativa de fazer desta comunicação um momento drama Nacional foi ridículo.
Não houve nenhum tipo de reflexão sobre a actual situação do País, ao falar sobre o estatuto dos Açores que foi aprovado por maioria na Assembleia da Republica Cavaco deixou aqueles que esperavam uma intervenção “séria” um amargo de boca.
Cavaco não costuma dar “ponto sem nó”, e a sua comunicação de ontem é um sinal Político a ter em conta!