4 de agosto de 2008

Mafra.


As obras de requalificação do centro da Vila de Mafra estão a decorrer, saúdo esta iniciativa da Câmara Municipal de Mafra mas também a ACISM que teve um papel importante em trazer o URBCOM para a sede do Concelho.
Enquanto fui Presidente da Associação bati-me para que o URBCOM trouxe-se para o centro da Vila uma nova vida, uma forma de o comercio ganhar clientes e que o coração de Mafra fosse um centro comercial ao ar livre com animação própria que envolvesse as forças vivas da Vila e a população.

O desafio que a Vila de Mafra vai enfrentar num futuro próximo é o de se destacar enquanto espaço social activo, a cultura, o património e o comércio tradicional desempenham neste contexto um papel primordial.
A Vila de Mafra neste princípio do século XXI tem de encontrar o seu rumo no espaço da área metropolitana de Lisboa, sendo que na actual via de desenvolvimento que a Autarquia pretende seguir corremos o sério risco de nos tornarmos um dormitório da Cidade de Lisboa.

O tempo já não corre a nosso favor, a politica de construção de novas vias e a construção de enormes zonas habitacionais vai ter consequências que não, são difíceis de adivinhar.
Já aqui o disse e volto a repetir, quando a “bebedeira” do alcatrão e cimento passar e nos dermos conta do que ficou vamos ter em mãos um problema sério de ordenamento e de cariz social que vamos ter de resolver.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também louvo as obras a de embelezamento, agora é preciso trazer vida, ou seja moradores. Já viram quantas pessoas habitam na praça da República? Comércio é bom , mas precisa de pessoas. Penso que os comerciantes dão um tiro no próprio pé quando desertificam os centros de moradores.