18 de agosto de 2008

Desafio.

Hoje convido o leitor a fazer um exercício, que tal se assim de repente conseguisse dizer qual foi a ultima iniciativa que um Partido Politico tomou no nosso Concelho?
Não é fácil pois não?
Esta dificuldade que o leitor tem em se recordar de algo que os Partidos Concelhios tenham feito fora do seu interior fechado não é grave porque muito simplesmente esta actividade não existe, assistimos em Mafra aquilo que já chamei o “Grau zero da Politica”, nenhuma discussão, rara informação e um afastamento grave entre os Cidadãos e os Partidos que podiam e deveriam de representa-los.
É certo que o esvaziamento e o silencio dos Partidos só serve aqueles que têm o poder, ao não existirem vozes contrárias e debate o caminho para a reconquista e manutenção desse mesmo poder torna-se muito mais fácil.
Há quem argumente que o debate Politico está a ser feito por exemplo na Assembleia Municipal ou nas Assembleias de Freguesia, não o nego, mas ao confinarmos de forma hermética estas discussões estamos a afastar aqueles a quem elas de facto interessam.
Não existem soluções milagrosas, chamar as pessoas á Politica e á participação cívica não é tarefa fácil, é um facto que existe um descontentamento e insatisfação crescentes das pessoas perante a Politica e a tudo o que lhe diz respeito, este estado de alma deve de ser combatido por aqueles que têm responsabilidades e a quem também interessa que exista mais debate.
Fica o desafio!

Sem comentários: