28 de junho de 2007
Ser do P.S hoje.
O que hoje assistimos é a uma série de reformas que estão ou vão mexer na base do Estado Social tal como o conhecemos, é certo e sabido que tal como as coisas estavam o Pais não teria condições para suportar esta situação por muito mais tempo, mas o que está aqui de facto em causa é a manutenção dos sistemas públicos sociais, que têm como obrigação servir as pessoas e pelas pessoas manterem-se em funcionamento dentro de parâmetros de qualidade que assegurem a igualdade de oportunidades de acesso a todos.
Falo da Educação, da Saúde, Justiça e do trabalho com direitos, estes pilares não podem nem devem ser postos em causa, se tal acontecer estamos perante um erro que desvirtua por completo aquilo que são os princípios do Partido Socialista.
Depois de termos ouvido que a Europa defende a Flexisegurança ficamos a saber que o Governo encomendou um estudo que agora divulgou onde as medidas protagonizadas vão no sentido oposto, o que nesse estudo se defende é a transformação dos trabalhadores em embalagens descartáveis de mão-de-obra. Começa a ser evidente que a solução que muitos protagonizam para a nossa economia assenta na exclusão dos trabalhadores dos benefícios do desenvolvimento económico.
Sei que no interior do P.S muitas vozes se têm levantado, sei que existem muitos Camaradas que olham para algumas opções deste Governo de uma forma incrédula, sei que se de facto forem para a frente as medidas mais “liberais” o P.S abdica da sua herança Socialista/Social-Democrata.
Sou e continuarei a ser Socialista, continuo a acreditar que este Governo tem “nas mãos” uma oportunidade de mudar Portugal de uma forma equilibrada, mas vou continuar atento, porque sei qual o meu lugar e sei qual o lugar do Partido Socialista.
27 de junho de 2007
Já agora trabalhar de graça...
A comissão para o livro branco das relações laborais apresenta hoje o seu primeiro relatório aos parceiros sociais, onde defende a redução das férias de 25 para 23 dias úteis e a simplificação dos despedimentos, avança o "Diário Económico.
26 de junho de 2007
25 de junho de 2007
Desculpa lá mano !
Filhos mais velhos são os mais inteligentes
Um estudo realizado por cientistas noruegueses indica que os filhos mais velhos têm mais hipóteses de ter QIs mais altos do que seus irmãos mais novos. As causas serão sociais.
Um doente paga por uma consulta num hospital distrital uma taxa moderadora de 2,75 euros; o preço real suportado pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS) pela mesma consulta é de 30 euros. A comissão técnica que estudou as várias medidas que poderão garantir a sustentabilidade do sistema público propõe que quem usa excessivamente e sem justificação clínica os serviços públicos de saúde possa ser obrigado a pagar um valor mais próximo do preço real.
Esta do “uso excessivo” é fantástica, se este conceito for aplicado a todo o sistema público vai ser bonito.
O que dizer do “uso excessivo” que certos Senhores fazem do Estado, dos anos em que de forma sistemática usam e abusam dos seus poderes em beneficio próprio?
Andam a brincar com isto tudo…
«Dois anos e meio depois da entrada em vigor, na Irlanda, da lei que instituiu a proibição total de fumar em todos os locais públicos, os consumos de tabaco estão a atingir os níveis que se verificavam antes da discussão da lei: um em cada quatro irlandeses são fumadores. Mas, entre a camada mais jovem - entre os 15 e os 18 anos -, verificou-se mesmo um boom de fumadores no segundo semestre de 2006, passando de 18 para 21 por cento, o que preocupa as autoridades.»
22 de junho de 2007
Grande Comendador Berardo são homens como tu que vão fazer de Portugal e do seu futebol lideres no mundo!!!
Estou mesmo curioso para ver como vai acabar esta história.
21 de junho de 2007
A redacção final da regulamentação da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, que entra em vigor a 15 de Julho, não faz referência à recomendação do Presidente da República para que as mulheres que pretendam abortar recebam informação sobre a possibilidade de adopção, entre outras sugestões que ficaram de fora.
20 de junho de 2007
Vale tudo! Gritam…
Vale tudo para lá chegar
Abeis criaturas, que das trevas
Se alimentam.
Buscam nos restos dos outros
o prazer de lá chegar.
Vale tudo!
Tudo ou nada,
A bolsa ou a vida
perdida a vida, vidinha
vivida na fé…
de lá chegar
dinheiro no bolso
carro para acelerar.
Vale tudo!
Pequena gente
que não entende
que nunca compreende
que alguns se limitam a
sonhar…
Vale tudo!
Pedro Tomás
7 de Maio de 2004
-Escolho o mar, as serras e as planícies.
-Pois, e os Monumentos?
-Para mim são os Portugueses.
-Os Portugueses!!!
-Sim os Portugueses, foram eles que edificaram os Monumentos, foram e são eles que aguentam as tormentas, foram eles que em 900 anos de História levaram ás costas uma Nação. Conheces Monumento mais robusto?
19 de junho de 2007
Respeito.
Fico espantado, não pelo teor destas afirmações, mas por este Autarca se mostrar só agora “apoquentado” com este tipo de actuação por parte da C.M.M , mas mais vale tarde do que nunca, e posso afirmar que mesmo sendo as 17 Freguesias do PSD o ambiente geral não é de muita tranquilidade, é que o executivo Camarário continua a olhar para as Juntas de Freguesia como um “apêndice” incomodo perfeitamente dispensável a quem a Câmara faz o favor de receber quando “tem tempo”.
O respeito e a dignidade que as Juntas e os seus membros executivos merecem por parte da Câmara Municipal nunca deve ser posto em causa, a arrogância em Politica mais tarde ou mais cedo paga-se caro.
Os membros dos executivos das Juntas de Freguesia são em grande parte Mulheres e Homens que abdicam de grande parte da sua vida privada para dedicar tempo às suas populações e problemas das Freguesias.
Estes Políticos não têm motorista, nem ordenados fartos, não podem nem devem ser desrespeitados por quem do alto da cadeira os olha de cima para baixo!
PSD de Beja quer estudar ampliação do aeroporto alentejano
O PSD de Beja anunciou que vai propor ao Governo para considerar a opção de reestruturação do futuro aeroporto da cidade nos estudos alternativos à construção do novo aeroporto.
Com tanta “poeira” lançada para o ar a decisão do futuro Aeroporto de Lisboa é cada vez mais Politica, aliás basta ver quem são em grande parte os autores ou patrocinadores dos novos estudos para perceber que se está perante uma “jogada” para criar a maior confusão e com isto tudo protelar qualquer tipo de decisão.
Vamos poder dar agora o merecido destaque que aquele espaço merece, só falta depois requalificar toda a zona onde se realiza a (vergonhosa) feira mensal, penso que este deverá ser o primeiro e decisivo passo para a concretização dessa importante obra.
Haja coragem, força!
O presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, aproveitou ontem a brecha aberta pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, para anunciar que já encetou contactos, junto da universidade e de empresas da região, para pôr em marcha um estudo alternativo à Ota e a Alcochete do novo aeroporto de Lisboa, que passa pela solução Portela+1.
Ao ler esta notícia não posso deixar de me questionar o que terá o Presidente da Associação Comercial do Porto a haver com o futuro Aeroporto de Lisboa?
Já imaginaram se fosse ao contrário, se a Associação Comercial de Lisboa tivesse encomendado estudos sobre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ou sobre o Metro do Porto.
P.S: Não acham de um mau gosto colocar o nome de um Aeroporto o de um Primeiro-ministro que morreu num acidente de avião !!!
15 de junho de 2007
Fazer Cidadania.
Gostaria de ver a sala cheia, sei que não existe no Concelho de Mafra o hábito do debate e da troca de ideias, mas estou certo que esta primeira experiência vai ser o inicio de uma série de iniciativas que visam promover o dialogo e o “livre pensar”.
Da Direita à Esquerda a todos os Cidadãos faço o apelo: aproveitem este “Fórum”, vamos juntos fazer CIDADANIA!
14 de junho de 2007
Chuva!!!
Isto assim está mal, quero sol e calor.
Será pedir de mais?
13 de junho de 2007
Convite.
O Movimento Mafra XXI é um grupo informal e cidadãos residentes no Concelho de Mafra que tem por objectivo reflectir sobre o futuro da terra e sobre as possíveis vias para o seu desenvolvimento social e económico.
Dando seguimento ao programa de actividades do Movimento Mafra XXI, vimos convidar V. Exas. para estarem presentes no debate-tertúlia subordinado ao tema “Desenvolvimento Sustentado no Concelho de Mafra”, que vamos realizar no próximo dia 15 de Junho, entre as 21h30 e as 24h00.
O debate realizar-se-á nas instalações da Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Mafra (ACISM) e terá como oradores convidados especialistas sobre o tema a nível nacional e concelhio.
Ficaríamos muito contentes de poder contar com a vossa presença e participação neste nosso evento!
Com os nossos melhores cumprimentos,
O Coordenador do Movimento Mafra XXI,
Miguel Pereira Lopes
Seria interessante saber a versão dos factos por parte da Câmara Municipal de Mafra, se foram dadas mais condições logísticas em Cascais porque razão Mafra não fez o mesmo?
11 de junho de 2007
As descrições que faz levam-nos até um Concelho de Mafra que continua a existir no seu melhor.
Obrigado Sónia!
É preciso saber desembrulhar as ofertas e de uma forma cuidada recusar certas armadilhas, ou como diz o ditado: “ Quando a esmola é grande o pobre desconfia”.
Vitória!!!
Depressa verificamos que afinal somos mortais, encarar a morte de frente e regressar deixa-te mais forte, respiras a vida de outra forma.
Nunca mais vou esquecer as palavras e sensações que vivi naqueles dias de Fevereiro, pensar que tudo vai acabar e ter o prazer de “regressar” com vontade e alegria de viver é para mim (simples mortal) uma grande vitória!
6 de junho de 2007
Hipócritas.
O comunicado final da cimeira do G8 não deverá conter a declaração com vista a um objectivo global para a redução da emissão de gases com efeito de estufa, contrariando a vontade da Alemanha, disse à AFP um responsável da delegação norte-americana.
5 de junho de 2007
Europa.
P.S: Começo a ter muitas saudades do nosso Escudo!!!
Saloios.
Não sou “bairrista” , mas penso que é normal gostarmos e defendermos a nossa terra e por ela termos uma paixão, sempre me lembro de ter com a malta da Ericeira e da Malveira uma saudável “picardia”.
O que nos distingue na Região onde estamos é exactamente o sermos Saloios, com orgulho das nossas raízes e do nosso passado. Cabe-nos a nós saber preservar esta herança e saber dizer quando for preciso “ SOU SALOIO, MAS NÃO SOU ESTUPIDO”.