28 de junho de 2007


A política económica portuguesa lembra-me a uma velha história em que um lavrador decidiu habituar poupar na alimentação do burro e tentou habituá-lo a não comer. Passou a reduzir progressivamente na quantidade da ração mas teve azar, quando já estava a atingir o seu objectivo o burro morreu.
Por cá também se está a tentar habituar o burro a viver sem comer, há vários anos que a única receita para o bicho é reduzir-lhe a dieta, vai-se cortando um pouco por todo o lado na esperança de o bicho não só sobreviver como reanimar.
Aumentam-se todos os impostos, desde os impostos sobre o rendimento aos impostos sobre o consumo, passando pelos impostos especiais sobre o consumo. Apenas os benefícios fiscais sobre os produtos financeiros escaparam ao aumento da carga fiscal.
Um dia destes ou o burro morre ou se lembra de dar uns coices e gente como o ministro Manuel Pinho e outros neo-socialistas que à falta de inteligência e competência não encontram melhores soluções para os problemas da economia do que fazer desde Salazar se faz, compensar a incompetência das elites políticas e económicas com baixos salários.

Sem comentários: