30 de junho de 2005

100 Dias qual balanço?

Qual o balanço de 100 dias de Governo PS , qual a vossa opinião,vamos abrir a discusão?

Ao rubro

Começa a aquecer a pré-campanha em Mafra , o Grupo Parlamentar Municipal do Partido Socialista de Mafra enviou ao Presidente da Câmara Municipal de Mafra um requerimento que pode ser lido em: www.partidosocialistamafra.blogspot.com .
Neste requerimento o PS Mafra solicita que sejam esclarecidas as denúncias de irregularidades ou ilegalidades que " segundo os denunciantes se estão a praticar no concelho" , são ao todo oito pontos , de uma forma resumida aqui vão eles:

1- Donativos de promotores imobiliários á C.M.M ?
2- Algumas obras de iniciativa Municipal ou de empresas Municipais estarão construidas em terrenos que não serão propriedade da C.M.M , mas privados ?
3- Violação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de um conjunto de casas junto ao parque de Campismo da Ericeira
4- Empreitadas por parte da empresa "Terrum"
5- Armazem em Cheleiros em zona de reserva Nacional
6- Demolição de um edificio classificado Municipal na Ericeira
7-Casa na Murgeira em reserva Nacional
8-Quinta das Pevides

Ficamos todos a aguardar o desenvolvimento , será que vai existir alguma resposta , aceito apostas...

27 de junho de 2005

Juventude Socialista de Mafra

Quero mandar um forte abraço para o Samuel que é o coordenador da J.S de Mafra , alem de candidato a Presidente de junta é ainda um estudante de Direito , jovem empenhado e interessado que tem feito um excelente trabalho na estrutura local quer da jota quer do P.S,com jovens assim é facil acreditar que o PS tem futuro em Mafra.

Sintra.

Estive ontem no almoço de apresentação do meu camarada João Soares á Câmara de Sintra , gostei de ver tanta gente a apoiar a sua candidatura que espero possa sair vencedora em Outubro, força camarada...

23 de junho de 2005

Ministra da Educação !!!

Na quarta-feira á noite na SIC Noticias ao tentar justificar as dicisões diferentes dos tribunais do Continente e dos Açores perante as providências cautelares apresentadas pelos Sindicatos dos professores , Maria de Lurdes Rodrigues , falou em sistemas diferentes.
A Sra. Ministra está desorientada ou não sabe que os Açores são Portugal, este tipo de afirmações demonstram alguma leviandade , pensar antes de falar é facil e não custa nada...

Teoria da conspiração

Na Visão de hoje faz capa em exclusivo a " História de uma conspiração " , de como um grupo liderado pelo ex-chefe de gabinete de Santana Lopes terá usado informação privilegiada sobre a legalização do Freeport de Alcochete e manipulado uma investigação policial para atingir José Sócrates em vésperas de eleições, para ler e acompanhar com atenção.

21 de junho de 2005

Corajosos

" A única coragem é falarmos na primeira pessoa"
Adamov

Em primeiro lugar agradeço as mensagens só é pena serem todas da mesma pessoa , este anónimo tá em todas.
Apesar destes "ataques" vou continuar a escrever com erros e sem eles , eu pelo menos não temo dar a cara e o nome , voces que me conhecem , sabem quem sou , continuem a esconder os vossos nomes , este Blog tambem é vosso a liberdade tambem é isto , mas muito honestamente tenho pena que não possa saber quem de facto se dá ao trabalho de ler esta pagina e de me responder.

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

É a vida...

Pois foi , pelos vistos toquei na ferida , respeito as opiniões de todos , mesmo aquelas que ao invés de responderem de uma forma concreta sobre os temas em questão me atacam pessoalmente , mas sobre isso já estou habituado.
Não tenho este Blog para ser popular , estou e estarei naquilo que faço de corpo e alma ,quer os senhores gostem ou não , olhem é a vida...

P.S: Eviar correcção do texto para o meu mail.Obrigado ;)

20 de junho de 2005

"Mudámos para melhor"

Para os pessimistas , convém olhar para a floresta e não a árvore.
Entre 1974 e 1986 , a inflação em Portugal ultrapassou os 30%,as taxas de juro andavam nos dois dígitos , o escudo foi desvalorizado várias vezes , o rendimento "per capita" era metade da média europeia e o país esteve duas vezes à beira da ruptura dos pagamentos externos , sendo obrigado a amargar dois acordos com o Fundo Monetário Internacional , em 1977 e 1983.
Pelo caminho ,tínhamos estado à beira de uma guerra civil,oscilando entre cair numa ditadura comunista ou seguir a via da democracia parlamentar.Por isso ,quando a 12 de Junho de 1985 , Mário Alberto Nobre Soares assinou no Mosteiro dos Jerónimos a adesão á CEE,muita coisa mudou para melhor.Convém lembrar isso quando a Europa passa por tempos dificeís.E agradecer a visão e a persistência de Soares.

Nicolau Santos
Expresso 18-06-2005

Carta aberta ao Helder Franco/Cem dias

Já passaram cem dias desde que o Partido Socialista tomou posse , muito se tem dito e escrito , alias tive a opurtunidade de hoje ler na pagina da RCM o editorial do Hélder Franco (http://www.rcmafra.net) e não posso deixar de verificar que as suas maiores criticas são contra a reforma da administração publica e contra o fim de privilégios inaceitáveis que muitos funcionários publicos têm , quando fala do aumento da reforma para os 65 anos como" não dando motivos para sorrir" , eu pergunto , qual o motivo para que quem trabalha no sector publico ter este privilégio e os do sector privado não ?
O governo não está a fazer nenhuma guerra aberta com os professores , está sim a mexer com uma serie de grupos de interesse e loby's ( Juizes,Medicos,Professores,Politicos,Gestores Publicos,Farmacias etc...) que durante muito tempo se julgaram com direito a ter regalias acima dos outros , a Função Publica tem de deixar de ser o "El Dourado" dos beneficios , tem de estar ao serviço de Portugal e não ao contrario.
O caso do IVA e da sua subida para os 21% tambem me deixa preocupado , e não , não concordo com a sua subida porque vai afectar toda a economia nacional, mas concordo que algo tinha de ser feito para aumentar a entrada de dinheiro (para quando o fim das SCUTS no Algarve?).
Quanto aos "Boys" caro Helder deixa-me que te diga que existem casos em que é uma vergonha , mas existem outros em que é necessário colocar gente de confiança politica , sim , gente do PS , porque muitos Ministérios estavam minados de gente do PSD ou do PP, já agora , que falas em "corrida aos tachos" e em "Boys" nunca li ou ouvi na RCM o mesmo tipo de referências ao que se passa na CMM , ou nunca ouve "favores de campanha" a pagar em Mafra?
Quanto a Politicas Sociais o Partido Socialista tem sido quem mais se tem batido por politicas justas e concretas ao longo destes anos , não consigo ver aonde é que este governo tem agido como se fosse de direita , só se for no fim das regalias de alguns...
Focas tambem o facto de o PS poder vir a perder votos nas proximas eleições autárquicas com este tipo de medidas menos populares , mas uma grande diferença nestes primeiros cem dias de Governo tem sido mesmo essa , é que Portugal não pode esperar,e neste momento é urgente agir sem estar a olhar para futuros resultados eleitorais.
Quanto á xenofobia já no dia 16 de junho já aqui tinha falado sobre este assunto e concordo a 100% contigo, bom quanto á ida para Espanha , não vás, gente como tu faz falta , porque nos dias de hoje saber ter ideias e participar na vida social como tu fazes é um bem comum que enriquece a vida de quem tem o prazer de te conhecer, ouvir ou lêr .
Força RCM , continuem com o vosso bom trabalho .
Um abraço amigo
Pedro Tomás

17 de junho de 2005

Tema.

Por aquilo que nos é dado a conhecer o principal tema da campanha eleitoral para as autarquicas em Mafra vai ser a contrução,espera-se que da discussão que vai surgir possa existir algum esclarecimento efectivo .
É bom que de uma vez por todas todos nós possamos saber de facto qual o rumo traçado pela CMM no que diz respeito ao acentuado crescimento urbanistico e se possivel acabar com uma serie de insinuações que afectam a credibilidade do executivo Municipal e que mesmo eu não sendo do mesmo partido me incomodam por poderem estar a ser mais umas calunias e mentiras sobre um orgão de poder que deve ser por todos respeitado.

P.S: Com o calor que hoje está escrever este pequeno texto depois de vir de Lisboa onde a temperatura rondava os 36º não foi facil, ainda por cima o meu carro tem o ar condicionado á antiga , janelas abertas e mais nada, não haverá por ai uma piscina que me possam emprestar!!! :)

16 de junho de 2005

A ter atenção...

Cuidado com o discurso xenófobo e racista que começa a surgir , não podemos nem devemos cair nessas armadilhas , não são só os "pretos" e imigrantes que andam ao " gamanço" , muito Português branco tambem gosta de fazer das suas...

Exemplo: No dia 13 de Junho , passada 2ª Feira na Malveira aconteceu um assalto na Caixa Geral de Depositos , um individuo tirou do balcão á volta de 4.000.00 € e fugiu para a rua onde foi apanhado pela população, a versão que foi posta a circular foi de que ele era Ucraniano , é claro que as conversas passavam logo pelo "Estes gajos deviam era de ir para a terra deles...",bom no fim de tudo o homem afinal era Português e tinha fugido de um centro de reabilitação de toxicodependentes, pois é , pois é...

A lembrar...

As imagens que ontem tivemos a oportunidade de ver pelas TV's do funeral de Alvaro Cunhal foram mesmo para quem não é do PCP marcantes.
É reconhecido aos militantes Comunistas uma forte entrega ao partido, mas ontem em Lisboa aquela massa humana não eram só Comunistas,foi no fundo uma amostra de uma boa parte do povo Português que tem memória e não esquece , Cunhal foi acima de tudo um homem que lutou contra o Fascismo e contra um Estado repressivo,e não, o povo não esquece , ao contrário do que muita gente ainda pensa...

A ver...

Recomendo vivamente dois Blogs de dois amigos e Camaradas:

http://tugir.blogspot.com
Do meu colega de curso de Ciência Politica Carlos Castro

http://descredito.blogspot.com
Do meu amigo e Camarada Pedro Sá

A reter...

" Os três velhos ( Alvaro Cunhal,Vasco Gonçalves e Eugénio de Andrade ) já não faziam nada . Mas era bom sabê-los vivos. Percebemos melhor para que servem os velhos. A verdade é que sem eles nos sentimos mais pobres."
Joaquim Letria
24 Horas , 15-06-05

14 de junho de 2005

Hoje deu-me para isto...

"Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro"
Napoleão Bonaparte

"Quem nada faz está prestes a fazer o mal"
Benjamim franklin

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros"
Confucio

"Um banco é um lugar que te empresta dinheiro se conseguires provar que não necessitas dele"
Bob Hope

Será?

Estou curioso,será que a Camara Municipal de Mafra vai colocar as suas bandeiras a meia haste devido ao luto nacional em memoria de Alvaro Cunhal?
A ver vamos.

13 de junho de 2005

"Até amanha Camarada"

Portugal está hoje mais pobre,com o desaparecimento de Alvaro Cunhal uma parte da história recente do nosso pais desaparece, o Sec.XX Portugues terá sempre que contar com este homem e a sua luta.
Não partilho com muito do que ele defendia , mas não posso deixar de admirar um homem que tanto deu da sua vida na luta contra a ditadura , a sua história pessoal mistura-se com a do seu partido, os anos de cadeia,a sua fuga do forte de Peniche onde estava preso e onde tantas vezes foi torturado pela odiosa PIDE e os anos de clandestinidade nunca vão ser esquecidos ,fica tambem o homem de Cultura e a sua forte imagem (tive a oportunidade de estar ao pé dele por duas vezes e era uma sensação que estavamos ao pé de história viva).
Cunhal sempre acreditou nos ideais Comunistas , quando por toda a Europa os partidos comunistas optaram por rever os seus programas o PCP manteve-se fiel á doutrina Marxista Leninista , a influência de Cunhal nesta opção foi notória , o lider continuava a exercer uma forte influência na linha progamatica do PCP não dando espaço de manobra a eventuais linhas reformadoras no interior do Partido,muitos adivinhavam o fim do partido , mas o que é certo é que o PCP tem mantido ao longo destes anos o seu eleitorado mesmo com a concorrência do Bloco .


P.S:Será interessante acompanhar as ondas de choque que se vão seguir no interior do PCP agora que Cunhal morreu,mas isso fica para outro Post.

8 de junho de 2005

Incendios

Todos os anos a história se volta a repetir , chega o calor e com ele os habituais incendios nas nossas florestas , as queixas essas são tambem se repetem , a falta de meios e de coordenação,entidades que não se entendem , guerras que se arrastam á já muitos anos.
Mas e a limpeza das matas , é um escandalo o que se passa , é assustador em muitos casos verificar a quantidade de materia combustivel existente nas mata e florestas,ainda á pouco passei pela estrada do Gradil e não é preciso ser um iluminado para se chegar á conclusão que podemos estar á beira de outro desastre com aconteceu em 2003 no Concelho de Mafra.
Tirando o exemplo da Tapada de Mafra muito pouco ou nada foi feito , estarão as entidades competentes a aguardar que começe tudo a arder para vir então "chorar sobre o leite derramado"...

6 de junho de 2005

E eles!!!

Jorge Coelho ontem á noite em Evora veio pôr o dedo na ferida, então os bancos e as seguradoras não deveriam tambem contribuir como de resto todos os Portugueses para o controlo do defice das contas do Estado , não deveriam ver eles tambem aumentados os seus impostos ?
A resposta não se fez esperar e os "monos" dos bancos e das seguradoras começaram logo a rosnar , ameaçaram logo com a subida das taxas , ou com o impacto que isso teria no mercado,tenham juizo meus senhores , voces são uma vergonha .Quando todo o Pais é obrigado a esforços , quando a banca soma lucros cada vez maiores estes senhores dizem: "o resto da malta que se desenrasque que nós , malta do graveto vemos a banda passar" dizem eles , vão á merda dizemos nós!!!

1 de junho de 2005

Faz Falta...

Faz falta no Concelho de Mafra orgãos de Comunicação Social mais activos , ficavamos todos a ganhar com isso , sou um ouvinte da RCM , gosto da "nossa" estação e das pessoas que lá trabalham, aliás tive hoje a oportunidade de ler na sua pagina na Net ( www.rcmafra.net) o excelente Editorial do Jorge Carnaxide que já nos habituou a ser uma palavra a ouvir com atenção no panorama Concelhio.
Porque razão então não existirá um espaço de debate politico , este tipo de espaço julgo eu tinha toda a razão de existir , a politica Concelhia está confinada e reservada aos seus intervenientes , como é que de facto as pessoas conseguem saber alguma coisa , como é que os Partidos fazem chegar a informação.
Ao não existir debate muito dificilmente poderá existir esclarecimento.

Crianças

Hoje é dia mundial da Criança,para todas elas e em especial para o meu filho um grande beijo...

Não porque sim!!!

Pois é , após a derrota do Sim em França no referendo da Constituição Europeia muitos têm sido aqueles que se têm esforçado por encontrar respostas para a "Catastrofe" que ai vem , a isto temos de juntar o resultado do Referendo na Holanda que tudo indica dará a vitoria ao Não, a resposta está em meu entender no facto dos Europeus terem atingingido um ponto de saturação com tudo o que são as medidas tomadas pelos seus/nossos politicos , este voto no não é mais um voto de protesto contra o estado das coisas do que propriamente um voto contra a Constituição Europeia.
Os cidadãos Europeus estão fartos de uma Europa onde o que conta de facto são as questões economicas , onde o neo-libralismo ( capitalismo selvagem) , o vale tudo estao a ter consequências desastrosas na vida das pessoas, a entrada do Euro veio trazer consigo um aumento do custo de vida (não foi só em Portugal) , a crise economica está instalada , os governos só vêm os defices , e o resto, as pessoas , onde ficam elas no meio disto tudo...
Ouvi ainda apouco que na Holanda 85% do seus politicos iriam votar Sim, mas as sondagens dávam uma vítória clara do não , isto quer dizer que cada vez mais os politicos andam em sentido contrário dos anseios das pessoas, com isto ficam a ganhar os partidos mais radicais de esquerda e de direita .
Os tempos que ai vêm não vão ser nada faceis , ficamos á espera que após estes resultados os Lideres da Europa unida tomem as medidas certas , para o bem de todos ...

P.S: Para que não restem duvidas eu irei votar Sim,para mais informações consultar Link http://europa.eu.int/constitution