14 de novembro de 2008

Entrámos na fase dois


Várias escolas fechadas a cadeado

"Um pouco por todo o país decorrem manifestações de alunos nas ruas contra as políticas educativas do Governo. Várias escolas básicas e secundárias estão fechadas a cadeado como forma de protesto ao Estatuto do Aluno, em particular ao novo regime de faltas.
O regime de faltas criado pelo estatuto do aluno obriga à realização de uma prova no caso de ser excedido o limite de ausências, independentemente do motivo ou natureza das faltas.
O diploma de gestão escolar prevê a substituição dos actuais conselhos executivos pela figura do director.De acordo com informações dadas à TSF encontram-se encerradas as escolas secundárias de S. João do Estoril, Camarate, Chamusca e Alvaiázere."



Lisboa, Almada, Barreiro e Seixal encabeçam as localidades onde os protestos foram mais significativos. «Nós tivemos uma grande preparação para esta manifestação. Estivemos três ou quatro semanas a distribuir documentos nas escolas. Os estudantes saem daqui com uma percepção maior do que é a luta e porque é que estão a lutar», disse, ao Avante!, João Martins, da José Afonso, no Seixal.



Parece que passamos à segunda fase da operação, depois dos Sindicatos é a vez da malta da JCP começar a espalhar a confusão nas Escolas. A estratégia é conhecida e vem nos livros, atenção aos próximos capítulos, eu já aqui tinha avisado, as coisas podem a qualquer momento sair do controlo dos Professores.
À que estar atento e perceber que este tipo de acções tem uma marca, a mesma marca daquelas manifestações “espontâneas” que surgiam à porta de algumas reuniões do PS, lembram-se?

1 comentário:

Elisiário Figueiredo disse...

Tudo isto é lamentável e ninguém se deve congratular com tais atitudes, venham elas do PCP da JCP ou de qualquer outra associação partidária, no entanto há que dizer que o Governo esticou a corda, todas estas medidas reformistas em catadupa deram nisto, as reformas têm que ser efectuadas mas não desta forma massiva.