24 de agosto de 2010

Renováveis já representam 66% da produção de electricidade

O peso das energias renováveis na produção de electricidade tem vindo a aumentar e já representa mais de metade do total consumido. Uma ambição do Governo que tem sido seguida à risca pelas empresas. A produção de energia eólica cresceu 49% no primeiro semestre deste ano em relação a 2009, atingindo uma potência instalada de 3.802 megawatts (MW) até Junho de 2010.

2 comentários:

Anónimo disse...

O licenciamento de parques eólicos em Portugal sopra agora com menos força que no passado. No primeiro semestre deste ano foram licenciados 162 megawatts (MW) de nova potência eólica, de acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O valor não só é mais baixo que o da primeira metade de 2009, como também revela ser o menor volume licenciado num primeiro semestre dos últimos oito anos.

O presidente da Apren, a associação das energias renováveis, António Sá da Costa, admite que esta redução da potência licenciada, semestre a semestre, "é normal" atendendo aos valores que já foram licenciados. Mas o mesmo responsável também referiu ao Negócios que a dificuldade de licenciamento ambiental de vários promotores "inevitavelmente atrasa os parques". É que para obter a sua licença de operação, um parque eólico precisa primeiro de ter a autorização do Ministério do Ambiente.

Anónimo disse...

Radares. Governo falha criaçãç de rede nacional A revisão do Código da Estrada e a reforma do ensino de condução são outras acções da Estratégia de Segurança que estão atrasadas. A criação de uma rede com 100 radares, prometida desde 2007 e apontada na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária como acção prioritária, está atrasada e vai ser apenas parcialmente concretizada. A revisão do Código da Estrada e a reforma do ensino de condução são outras acções inscritas na Estratégia (ENSR) que já falharam os prazos previstos...... In "I" Informação