24 de agosto de 2010

Monopólio das Farmacias em Mafra.


Em Mafra existem apenas duas Farmácias, este cenário que até à algum tempo atrás dava perfeitamente para as “encomendas” está a tornar-se insustentável. O número de habitantes abrangido por estes dois espaços comerciais manteve-se praticamente inalterado até meados da década de 2000, a partir daí quando a área urbana de Mafra começa a crescer e o número de habitantes a aumentar as coisas começam a complicar-se. Hoje a Vila de Mafra não se cinge apenas ao seu centro, o crescimento/surgimento de zonas como a Quinta das Pevides ou a Quinta de Sta. Barbara veio trazer um grande afluxo de gente para esta nova zona de Mafra, aqui são poucos os espaços para o comércio dito tradicional e proliferam as grandes superfícies.
Esta falta de planeamento urbanístico, aliado à falta de respeito de quem detém a licença para a abertura de uma nova Farmácia faz com que grande parte das vezes e a qualquer hora do dia seja uma aventura ir a algum destes espaços, gente até à porta, estacionamento difícil e um longo tempo de espera!

Não sei quem detém a nova licença, mas faço o apelo público que de uma forma séria seja equacionado a abertura de uma nova Farmácia, é que os serviços de saúde não são só os Hospitais e Centros de Saude, as Farmácias também fazem parte de um sistema que todos queremos a funcionar bem e correctamente!

2 comentários:

PMatos disse...

aqui: http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/B7A88044-4FAD-4527-A323-8E05E98421EA/0/1430.pdf
(nº 2 do artº 3)


e aqui: http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16800/0608306091.pdf

abraço
PM

Pipinha disse...

Em Mafra a situação é má, obrigando a deslocações ao Sobreiro a quem resida na Malveira, por exemplo.
Isot porque na malveira acontece a maior das aberrações: os mesmos donos têm apenas 1 farmácia com porta aberta para duas ruas distintas, "comendo" assim as duas licenças disponíveis e não fazem serviço nocturno.
Como eu gostava de saber como isto é possível...