31 de maio de 2010
A febre da bola!
26 de maio de 2010
Despedida.
”Apesar das ruínas e da morte,
Onde sempre acabou cada ilusão,
A Força dos teus sonhos é tão forte,
Que tudo renasce a exaltação E nunca as minhas mãos ficam vazias”.
Assim foi.
No teu visionário e intenso mundo, a voracidade de um cancro traiçoeiro não te consumiu a alegria, a coragem, a liberdade. Entraste pela morte dentro de olhos abertos. O mundo que habitavas era rico de ideias, de sonhos, de projectos, de honradez e carinho. Percebemos o que ia acontecer quando no fundo do teu olhar sorridente brilhava uma estrela de tristeza. Quando te deixava ao fim do dia na cama 56 e te trazia no coração enquanto descia a Alameda da Cidade Universitária a respirar o teu ar da Universidade, das aulas e dos alunos que adoravas, do futuro em que acreditavas sempre.
Foste intolerável com a corrupção, com os cobardes e oportunistas. Não suportavas facilidades. Resististe à sordidez, à subserviência, à canalhice disfarçada de respeitabilidade e morreste como sempre viveste - livre.
Uma palavra para aqueles que te acompanharam nesta última viagem: para os melhores médicos do mundo, para as melhores equipas de enfermagem e de apoio, num exemplo de inexcedível dedicação ao serviço médico público. Vivi com emoção diária o carinho com que te cuidaram.
Uma palavra de gratidão sentida para o Professor Luis Costa e para o Paulo Costa. E para um velho amigo de sempre o Miguel.
Também para Laura e para o Jorge e para a minha mãe e toda a família que nunca te deixou. Por fim uma palavra para aqueles amigos que inventaram uma barricada contra a morte no serviço de cirurgia 1, cama 56, e te ajudaram a escrever, a pensar, a continuar a trabalhar: o João Gama, o João Pereira e senhor Albuquerque, cada um à sua maneira.
Suspiraste nos meus braços pela última vez cerca da 1,15 da madrugada do dia 14 de Maio. Vai faltar-me a tua mão a agarrar na minha enquanto passeávamos e conversávamos.
Provavelmente uma saudade ridícula, perante a força do exemplo e da obra que nos deixaste e me foi trazido por todos aqueles que te homenagearam – a quem deixo a tua eterna gratidão.
Tenham a coragem de continuar.
[16.05.2010 - Maria José Morgado]
*O elogio fúnebre de Maria José Morgado a Saldanha Sanches.
25 de maio de 2010
A crise é portuguesa?
El ministro de Economía británico anuncia recortes de 7.260 millones de euros para reducir el déficit
El Gobierno restringe hasta 2012 el crédito a los ayuntamientos
YORGOS PAPANDREU, Primer ministro de Grecia: “Que nos den tiempo para realizar los cambios que tenemos que hacer”
19 de maio de 2010
Quinta-feira há cozido, sexta-feira há moção de censura.
No Aparelho de Estado.
Quero acreditar!
Os desempregados têm um rosto, um nome e família, são Portugueses e sofrem na pele a grave crise que atravessamos.
A tristeza com que fiquei ao ver aquele jovem casal, símbolo de um Portugal que não quero ver, deve-nos levar todos a meter a mão na consciência e a reflectir sobre o estado a que chegámos.
18 de maio de 2010
"Os dados estão lançados!"
A União Europeia tem neste (forte) embate uma dura prova a superar, ficaram bem patentes as fragilidades da U.E e do Euro que está a ser alvo de um feroz ataque especulativo dos “homens de fato negro” e das Agencias de Raiting.
O que está a ser proposto pela União Europeia aos seus Estados membros é uma gestão financeira da crise, quando ela deveria de ser resolvida ou gerida de forma económica e política, está estratégia ira trazer baixo crescimento económico, desemprego e um aumento dos impostos.
Estamos perante cenários que podem trazer dias muito complicados aos cidadãos Europeus, a contestação social e a perca do poder de compra são um forte combustível que pode ajudar a incendiar uma Europa fragilizada.
Tenhamos todos uma forte ambição em levar Portugal para a frente, cada um de nós pode e deve desempenhar um importante papel nestes dias que se avizinham!
“Os dados estão lançados!”
14 de maio de 2010
Tive medo, muito medo!!!!!
O TEMOR DE UM SIMPLES MORTAL
Quinta-feira, 13 Maio de 2010
A RTP 1 transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A SIC transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A TVI transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A RTP África transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A TSF transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A Rádio Renascença transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
Tive medo de ligar a torradeira...
12 de maio de 2010
Claro que Alegre não desertou
Ferreira Fernades DN
Portugal positivo!
PORTUGAL CRESCE 1% NO PRIMEIRO TRIMESTE
Melhor só no último trimestre de 2007, período em que a economia tinha progredido 1,8%.
10 de maio de 2010
Rastejantes!
— É muito simples – responde a cobra. – Rastejo e isso permite-me avançar.
— Ah... E como é que fazes para te reproduzir, se não tens tomates?
— Também é simples: ponho ovos.
— Ah... E como é que fazes para comer, se não tens mãos nem tromba? – insiste o elefante.
— Não preciso – explica a cobra. – Abro a boca assim, bem aberta, e engulo directamente a presa com a garganta.
— Ah... Ok, ok... Então, resumindo... Se rastejas, não tens tomates e só tens garganta... És chefe de quê?
5 de maio de 2010
A procissão
Alguém se recorda do desempenho de Cavaco Silva quando era ministro das Finanças? Não? Pois eu recordo-vos a medida mais importante que adoptou enquanto ministro das Finanças, revalorizou o escudo pondo de pantanas a competitividade da economia portuguesa.
Alguém se recorda do “brilhante” desempenho de Pina Moura quando foi ministro das Finanças? Não fez nada, junto este ministério ao da Economia de que já era ministro, durante muito tempo deixou o ministério das Finanças a navegar com piloto automático e acabou a inventar cinquenta medidas para reduzir a despesa pública. Foi ele um dos grandes responsáveis pela queda de Guterres, liberto do governo foi para a Iberdrola, uma empresa de um sector que tutelou enquanto ministro da Economia.
Alguém se recorda do desempenho de Luís Cunha enquanto ministro das Finanças? Ninguém se lembra porque não chegou a aquecer o lugar, abandonou-o perante a indignação dos portugueses por causa da pensão que recebe do Banco de Portugal que justificou como um “direito adquirido”. Alguém se recorda do desempenho de Miguel Beleza enquanto ministro das Finanças? Não, porque foi discreto, nem sempre um bom professor dá um bom ministro, Miguel Beleza foi um bom exemplo disso.
Se os portugueses soubessem quanto ganha cada um dos velhos do Restelo que vão ajudar Cavaco Silva na crise política que está a tentar promover duvido que algum deles desse a cara. Quanto ganha Medina Carreira em pensões, avenças e programas de televisão? Quanto ganha Pina Moura na Iberdrola, fora as competentes pensões, sem falar no que ganhou na Media Capital? Quanto ganha Ernâni Lopes na sua empresa? Quanto ganha Cavaco com as várias pensões mais a Presidência?
O que estes senhores ganham, muitos deles já debilitados física e mentalmente, é certamente uma ofensa para muitos portugueses. Mas como podem esconder o que ganham podem exibir o seu estatuto para se armarem em mais portugueses do que os outros e serem recebidos por Cavaco Silva como se fossem um grupo de sábios.
Na hora de escolher os culpados sobre a desgraça a que a economia portuguesa foi conduzida teremos que eleger em primeiro lugar precisamente os sucessivos ministros das Finanças. Foram eles que permitiram a transformação do Estado num monstro que absorve os recursos nacionais, foram eles que não controlaram a despesa pública, foram eles que ajudaram a multiplicar institutos e direcções-gerais, foram eles que nomearam os boys incompetentes para as empresas públicas.
A sua responsabilidade no estado do país é tal que deveriam ter vergonha de aparecer em público ou ir a programas de televisão dar lições aos outros. Mas neste país não há vergonha na cara e até vão em procissão a Belém convencidos de que com a crise política conseguirão melhores oportunidades de negócio.
No Jumento
AS MULHERES BONITAS FAZEM MAL À SAÚDE
Os investigadores testaram 84 homens. O que tinham de fazer era resolver um problema de Sudoku numa sala onde estavam dois estranhos, um homem e uma mulher. Quando a mulher abandonava a sala, os níveis de stress do indivíduo testado mantinham-se normais. Mas, quando a mulher entrava, os níveis de cortisol, a hormona do stress e da adrenalina, subiam.
“Este estudo prova que os níveis de cortisol masculino aumentam depois de um breve contacto social com uma mulher jovem e atraente”, concluíram os investigadores. O efeito pode ser ainda maior quando os sujeitos consideram que a mulher em questão pode estar fora do seu alcance.O cortisol é essencial à vida. Tem efeitos nomeadamente no bem-estar dos indivíduos, mas níveis elevados podem ter efeitos negativos na saúde, podendo provocar problemas de coração, hipertensão ou diabetes.» [i]
4 de maio de 2010
O Lixo!
O artigo de Paul Krugman, publicado no i:
«As mensagens de correio electrónico em que nos devemos deter são as dos funcionários das agências de avaliação do risco de crédito (credit rating agencies), que atribuíram uma classificação AAA a centenas de milhares de milhões de dólares de activos duvidosos que se viria a perceber mais tarde serem quase todos lixo tóxico. Não se pense que se trata de uma hipérbole. Longe disso: dos títulos hipotecários subprime classificados com AAA em 2006, 93% – 93 por cento! - foram agora considerados lixo.»
3 de maio de 2010
Da Freguesia de Mafra. "Mafra merece melhor"
Mais uma prova de que as coisas estão de facto a mudar no relacionamento entre eleitos e eleitores no Concelho de Mafra, o PS não se esgota aquando das eleições, e o respeito para com as pessoas é para levar a sério!
O Blog pode ser encontrado aqui!