29 de março de 2009

Crianças transportadas sem condições em Mafra!!!

Uma operação de fiscalização de carrinhas de transporte de crianças, realizada quinta-feira à tarde pelo Destacamento de Trânsito da GNR nas principais vias de acesso a Mafra, detectou várias irregularidades, entre as quais a falta do sistema de retenção (cadeirinhas) e do licenciamento da actividade por parte da empresa em causa.
Segundo informações do Comando Territorial de Lisboa da GNR, dos oito veículos fiscalizados, cinco apresentavam problemas e um deles ficou mesmo impedido de voltar a transportar crianças, até que seja sujeito a uma inspecção "mais rigorosa".


De acordo com informações do major Delgado, porta-voz do Comando Territorial da GNR de Lisboa, os cinco veículos em causa pertenciam à mesma empresa (cujo nome se escusou a revelar) e prestavam serviço para a Câmara Municipal de Mafra, que contratou a empresa para fazer o transporte dos alunos das escolas do 1º ciclo do concelho.

(...)

Contactada pelo JN, a Câmara Municipal de Mafra disse ser "alheia" a estas infracções e remeteu todas as responsabilidade para as empresas transportadoras. Contudo, em comunicado, garantiu que "as condições de segurança dos alunos são, desde sempre, uma forte preocupação" da autarquia que "desenvolve uma intervenção regular de monitorização do serviço prestado pelas empresas", contratadas por concurso público.

Fica aqui a questão, não deveria a Câmara Municipal de Mafra antes de contratar os serviços desta empresa para transportar crianças saber se ela compria com todas as normas, e se como diz a Câmara é efectuado um controlo regular destes serviços como foi possivel existir uma empresa que transporta crianças contratada pela Autarquia que pelos vistos nem tem licença para tal?

Acredito que a situação vai ser corrigida rapidamente, mas convem que se olhe mais para estes detalhes, porque tal com diz o ditado "O diabo esconde-se nos pormenores"!

Sem comentários: