15 de julho de 2008

Crise.


Nos dias que correm a palavra crise é a que mais se ouve, agastados e cansados os Portugueses olham para o futuro com pouca ou nenhuma confiança.
O discurso Politico também não ajuda a este clima, uma oposição que não se consegue impor e um Governo que se viu surpreendido por uma tempestade económica de proporções globais são componentes que trazem consigo ainda mais ingredientes para um pessimismo cada vez maior.

Combater este estado de coisas não é tarefa fácil, aliás, torna-se um espectáculo doloroso ver e ouvir tanto economista encartado dar receitas e tecer conjunturas sobre a actual situação quando todos sabemos das responsabilidades que muitos têm na actual crise e já agora convém não esquecer que muitos paladinos defensores de um sistema económico super liberal onde vale tudo urram hoje por alterações no sistema!

O Mundo tal como o conhecemos está a mudar, não estou a profetizar aqui nenhuma hecatombe de proporções bíblicas mas antes uma alteração dos sistemas económicos onde o factor energético desempenha aqui o ponto principal, sendo que aqueles que se melhor adaptarem e prepararem para o que por ai vem serão aqueles que mais rapidamente irão sair do buraco desta crise global.

Perceber que a crise que nos afecta também afecta todo o planeta é necessário, não para “desculpar” o Governo Socialista, mas para que tenhamos a noção de que nos tempos que estão a chegar estamos entregues a nós mesmos.
Cabe aos Portugueses desta vez encontrar soluções, e não é gritando aos quatro ventos que estamos perdidos que vamos levar por vencida a crise, é antes arregaçando as mangas, colocar as pessoas certas nos lugares certos e acreditar nas nossas capacidades.

Sem comentários: