13 de junho de 2008

Europa.


Hoje é dia 13 de Junho, dia de S. António e é dia onde ao que tudo indica o Tratado de Lisboa vai ser chumbado pelos Irlandeses, tenho lido pela Blogosfera vários comentários, partilho com eles da preocupação pelo futuro da União Europeia, mas é certo que este resultado vem demonstrar que para grande parte dos Europeus a União não passa afinal de uma ilusão que se limita a colocar na conta dos Estados mais desfavorecidos avultadas somas em dinheiro e que tem um Banco central que mexe nas taxas de juro.
A união Politica e dos povos está por fazer, o sentimento de desanimo que atravessa o Velho Continente pode produzir a médio prazo uma catadupa de políticos de vertente popular com Politicas marcadamente extremistas.
A actual crise dos combustíveis e a inadequada forma como a União Europeia tem lidado com ela é um sinal de que tem de existir uma profunda reflexão sobre a forma como esta a ser efectuada a construção Europeia.
É fácil vir agora culpar os Irlandeses pelo fracasso da aprovação do Tratado, mas se o Referendo tivesse sido feito em todos os Países da União em quantos teria ele sido Aprovado?

Sem comentários: