26 de outubro de 2010

Esta não é notícia em Mafra!

Fundo Florestal Permanente apoia Rota da Biodiversidade 

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural vai estar presente em mais uma acção do projecto Rota da Biodiversidade, uma iniciativa da Tapada Nacional de Mafra cujo financiamento em 50 000 euros foi assegurado pelo Fundo Florestal Permanente do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.


Com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da Biodiversidade em todo o Mundo, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB). Dando seguimento a esta iniciativa, a Comissão Nacional da UNESCO criou, sob a sua égide, o Comité Português para a Biodiversidade com o objectivo de dinamizar iniciativas relacionadas com as comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, enquadradas no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

O papel de relevo que a Tapada Nacional de Mafra já desempenha nas acções de educação ambiental junto da população escolar, levou-os a desenvolver uma acção específica no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, a designada Rota da Biodiversidade, que tem como objectivo específico sensibilizar para a importância da Biodiversidade, desenvolver a capacidade de compreensão dos diversos parâmetros que influenciam o aumento ou perda desta.

Esta nova actividade da Tapada Nacional de Mafra é composta por duas partes; uma vertente mais prática de observação no campo e no laboratório e outra vertente mais teórica onde terão acesso à exposição sobre a temática no núcleo de interpretação para a biodiversidade.

A Rota da Biodiversidade da Tapada Nacional de Mafra abriu ao público no dia 1 de Agosto e volta a sensibilizar para a importância da biodiversidade com diversas figuras públicas, artistas, cientistas e jornalistas, dia 26 de Outubro, convidando para uma visão nocturna da floresta.

Sem comentários: