17 de junho de 2010

O Mundo nos pés!


Tenho acompanhado este Mundial com a paixão de quem gosta de futebol e de quem não tem qualquer tipo de problemas de se confessar um adepto deste desporto que tal como outras paixões não se explica mas se sente.


O futebol não é só o simples desporto jogado num campo, quando hoje assistimos a um jogo deste Campeonato do Mundo jogado pela nossa selecção colocamos naqueles jogadores o peso de uma nação.


Para quem não gosta ou não entende de futebol isto soa a patético, como é possível tantos milhões de pessoas colocarem o seu orgulho patriótico, a honra nacional e a auto-estima enquanto povo neste desporto?


A forma como o apoio à selecção é vivido diz também muito da forma como cada povo se comporta e até como está o estado de alma de um País, nós Portugueses passamos de um entusiasmo electrizante para uma depressão doentia no espaço de 90 minutos, quando as coisas dentro do relvado não correm como ambicionamos corremos a encontrar culpados, surgem logo os “entendidos” no assunto dissertando sobre tácticas, e a lógica do “eu já sabia” vem ao de cima.

Todo este estado de espírito depressivo é sanado com uma vitória no jogo a seguir, mesmo se por 1 a 0 e o golo a ser marcado aos 93 minutos do prolongamento com a mão, aí que se lixe a crise vimos para a rua, enchemos o peito e somos Portugueses!

Os resultados que até agora temos visto neste Mundial valorizam o empate obtido contra a Costa do Marfim que é neste momento (só) a melhor equipa Africana.

Tenhamos pensamento positivo e deixemos de lado este derrotismo patológico que afecta em vários quadrantes o nosso País, vamos acreditar e desfrutar deste Mundial!

Sem comentários: