18 de junho de 2010

De Mafra para Saramago.

Morreu hoje Saramago, não vou aqui falar das suas obras das quais sou um fã incondicional, não vou aqui falar das suas ideias e ideais, vou aqui falar de um detalhe, importante para se perceberem algumas mentes.

Foi veiculado há pouco tempo atrás um abaixo-assinado que propunha que o nome deste escritor viesse a ser retirado da Escola Secundária de Mafra, este ímpeto de “limpeza” surge da franja mais conservadora da nossa sociedade que nunca viu com bons olhos a atribuição desta distinção ao único Premio Nobel da literatura em língua Portuguesa, claro está que para algumas pessoas este homem é um incomodo, é comunista, não é católico, pensa, tem ideias e ainda por cima é respeitado um pouco por todo o Mundo.

Mas em Mafra, terra que está para sempre ligada a umas das grandes obras da literatura Portuguesa do Sec. XX “engolir” Saramago foi sempre para alguns uma situação impensável, mesmo que a obra “Memorial do Convento” que todos os anos atrai milhares de turistas e escolas consiga fazer mais pela nossa promoção do que muitas Feiras de Turismo ou promoções lá fora ou cá dentro.

Este património que nos foi legado por Saramago é de uma forma patética ignorado em Mafra, o “romance” que foi a atribuição da medalha de honra do nosso Concelho foi um bom exemplo da (pouca) visão que por cá ainda subsiste.

A grande homenagem que em Mafra se poderá fazer é a de se respeitar a sua obra e de não lhe esquecer o nome.

Este Mafrense estará para sempre grato a José Saramago e orgulhoso por ter a grande referência literária da língua Portuguesa ligada a Mafra.
Até sempre Saramago!

2 comentários:

António Silva disse...

Amigo Pedro, também eu sou admirador da Obra que Saramago nos legou, em especial o "Memorial do Convento". Esse romance encanta qualquer pessoa que conhece o nosso Concelho. Para quem não conhece aconselho que leia a Obra e visite os locais sinuosos, por onde foram transportadas tamanhas pedras, sem as máquinas que temos hoje ao nosso dispor.

Anónimo disse...

Não sei se lembra dos despedimentos de jornalistas do DN no PREC em que Saramago esteve envolvido e que mereceram grandes manifestações de repúdio por parte do PS e seus apoiantes frente ao DN contra a actuação desse comustóide-fascistóide-leninista, ditador, etc., etc.
Muitos dos que agora falam não eram nascidos nesses tempos ou, então, eram crianças de fralda o que vem a dar no mesmo. Por exemplo, para mim, o tal Saramago não morreu agora morreu precisamente nessa altura em que contribuiu para esses despedimentos. Daí que nunca tenha lido qualquer livro de tal pessoa e espero no resto dos meus dias nunca ler. O meu voto é que a terra lhe seja leve como a serra da Estrela.
Costuma-se dizer só bem depois que sujeito morre. Os defeitos ficam guardados. Neste caso particular conscientemente não lhe posso desejar nada de bom.