12 de maio de 2010

Portugal positivo!

PORTUGAL CRESCE 1% NO PRIMEIRO TRIMESTE


Os números do INE superaram as estimativas e confirmam que Portugal escapou a uma nova recessão. Portugal teve mesmo o melhor desempenho em toda a União Europeia.


Nos primeiros três meses do ano, a economia portuguesa cresceu 1% face ao último trimestre do ano passado, indica a estimativa rápida do INE.No mesmo período, o PIB da zona euro avançou 0,2%.

Entre os 27 estados-membros da UE, Portugal foi o que mais cresceu nos primeiros três meses de 2010.Em termos homólogos (face a igual período de 2009), o PIB nacional avançou 1,7%.

Melhor só no último trimestre de 2007, período em que a economia tinha progredido 1,8%.

"O aumento do PIB em termos homólogos no primeiro trimestre esteve parcialmente associado a um efeito de base (o PIB no primeiro trimestre de 2009 diminuiu 3,7%), verificando-se uma melhoria dos contributos da Procura Interna e da Procura Externa Líquida, mais intensa no primeiro caso", refere o INE.

1 comentário:

PMatos disse...

Ainda que as medidas de austeridade possam, e vão com certeza, estar na origem de alguma contracção, correndo-se mesmo o risco de recessão, a crónica de Manuel Caldeira Cabral ontem (20.05.2010) no negócios pode também ser um bom indicador para o futuro:

"Crónica de uma competitividade anunciada"

Aqui:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=426595


e aqui:
http://politicaevida.blogspot.com/2010/05/o-relogio.html