29 de março de 2010

A Igreja por estes dias.

A Igreja Católica vive por estes dias uma grave crise, a enxurrada de casos de pedofilia e a forma (desastrosa) como esta instituição tem lidado com estes casos têm arrastado a Igreja Católica para um ponto em que é urgente efectuar uma profunda reflexão sobre aquilo que tem sido a sua postura e a forma de estar neste princípio do Sec. XXI.

Sem querer de forma alguma colocar no mesmo saco toda a instituição tenho de afirmar que a atitude de encobrimento e de silenciamento por parte do Clero destes crimes é no mínimo repugnante, e parece-me claro que durante décadas existiu um clima de cumplicidade envergonhada por parte do Vaticano sobre os criminosos que praticavam estes abusos de batina!

A Igreja Católica tem sobre si o peso de quase dois mil anos de história, durante muitos e longos Séculos foi esta instituição que travou o desenvolvimento da Humanidade, felizmente não estamos numa fase em que a Igreja consegue calar ou mande perseguir os “infiéis”, os tempos são outros e é claro para quase toda a gente que estamos a assistir a uma perigosa deriva desta secular instituição.

A Igreja tem necessariamente de se abrir à mudança, não abdicando obviamente dos seus princípios e bases orientadoras mas perceber que mais uma vez o Mundo está a avançar mais depressa do que esta instituição.
Os dogmas e bases de uma Fé não as discuto, agora a falta de credibilidade e hipocrisia são assunto que todo e qualquer mortal pode e deve discutir.
Vamos a ver se o Vaticano consegue descer à terra e operar o milagre da mudança e recuperar a credibilidade perdida com estes casos.

Sem comentários: