27 de novembro de 2009

O PS na Venda do Pinheiro.

O Partido Socialista Concelhio de Mafra está a mexer-se e a dar provas de uma vitalidade que já está a dar que falar, depois de aqui ter referido a Freguesia de Mafra tenho o prazer de vos dar a conhecer o que se está a passar também na Freguesia da Venda do Pinheiro onde o Cabeça de Lista do PS aquela Junta (José Graça) continua a efectuar um excelente trabalho e que teve a amabilidade de me enviar o “ponto de situação”.


No dia 6 de Novembro (ultimo dia possível) foi dada posse aos novos eleitos. A proposta do PSD, e única, apresentada a sufrágio para a composição do executivo recebeu 9 votos a favor e 4 abstenções (do PS).

Para a composição da Mesa da AF o PS apresentou uma proposta para cada um dos respectivos cargos, em alternativa à do PSD.

Na votação para o Presidente da Mesa o PS propôs o camarada Alexandre Seixas. Seguiram-se duas votações em que os resultados foram sempre os mesmos; 6 votos a favor do candidato do PSD e 6 votos a favor do candidato do PS. De acordo com o ponto 4 do artº 9º da Lei 169/99 foi declarado eleito o candidato apresentado pelo PS.

Na eleição do 1º Secretário e após a primeira votação com o mesmo resultado de 6 = 6 procedeu-se a uma 2ª votação tendo então o candidato do PSD obtido 7 votos a favor e o do PS 5 + 1 abstenção.

Na eleição do 2º Secretário foi eleita a candidata do PS Célia Simões com o mesmo resultado de 6 a favor 5 contra e 2 abstenções.

O Órgão deliberativo ficou assim com a Presidência do PS + o 2º Secretário e, pensamos, ter sido feita justiça aos resultados eleitorais que deram a vitória tangencial ao PSD mas onde – claramente – perdeu na composição da Assembleia de Freguesia. Esta é, aliás, a única Freguesia do Concelho, para além da Ericeira (onde o PS ganhou a própria Freguesia) em que se conseguiu obter a Presidência da AF. Todo este acto da tomada de posse decorreu num ambiente de uma sala completamente cheia e com muitas pessoas de pé. Esperamos ser um sinal de que a população desperte e participe mais activamente na vida comunitária. Só uma participação mais crítica, sugestiva e, até, mordaz acicatará os Eleitos a uma mais profícua acção!

Este último dia 20 realizou-se a 1ª AF extraordinária com um único ponto: o da eleição dos membros da Comissão de revisão do Regimento.

Foram apresentadas 2 propostas de composição. O PS propôs a composição com um representante de cada partido, atendendo o tornar prático o desenrolar dos trabalhos, porque o voto em Comissão não é vinculativo mas sim só a deliberação da própria AF e porque, assim, estaremos todos em pé de igualdade. O PSD propôs a composição com 3 representantes seus + 2 para o PS + 1 p/CDU + 1 p/CDS.Passando à votação houve dois actos com o mesmo resultado: 6 votos na proposta do psd (votos da sua bancada) 6 votos para a proposta do PS (votos da sua bancada + o CDS) e sempre 1 abstenção, da CDU. À segunda votação o Presidente da mesa usou o seu voto de qualidade, preferindo a proposta apresentada pelo PS.

Neste momento aguarda-se a marcação de uma AF ordinária para a apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2010

Sem comentários: