25 de junho de 2009

Nem tudo é qualidade de vida

Vigília Dia 26 de Junho- Freguesia do Sobral da Abelheira

O Movimento de Cidadãos da Freguesia do Sobral da Abelheira e dos Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e da EB1 do Sobral da Abelheira, Concelho de Mafra, pretendem denunciar a situação da construção da nova EB1/JI, prevista em Carta Educativa e prometida pelo presidente da câmara em sede de campanha eleitoral, há 4 anos atrás e que neste momento se encontra completamente ignorada pela autarquia.


Os cidadãos do Sobral da Abelheira foram informados de que as escolas iriam ser construídas fora dos limites da freguesia. Descontentes com a decisão do executivo, os cidadãos resolveram perguntar porque é que houve esta decisão e a quem é que ela interessa?
Acto contínuo, questionamos o executivo da Junta de Freguesia que confirmou a informação, a 28 de Outubro de 2008. Desde aí e até à presente data o Movimento de Cidadãos levou a cabo diversas diligências, como a de enviar toda a informação compilada neste e-mail para o Exmo. Sr. Secretário de Estado Adjunto da Administração Local, para o Governo Civil de Lisboa, para a CDTR LVT, e de que resultaram diversas trocas de correspondência com as entidades contactadas mas sem qualquer resposta conclusiva por parte da Câmara de Mafra. Até à presente data, continuamos a aguardar respostas da DREL e da Sra. Ministra da Educação, a mesma que aprovou e assinou a Carta Educativa que prevê uma escola nova na Freguesia do Sobral da Abelheira.
Estamos em fase de inscrições para o pré-escolar e a única certeza que os pais e encarregados de educação da freguesia do Sobral da Abelheira têm é que os seus educandos vão, mais um ano, continuar a sua aprendizagem sem ginásio, sem biblioteca, sem refeitório, sem ATL e sem todas as infra-estruturas básicas que estão previstas em Carta Educativa para esta e nesta freguesia.”

“E porque já fizemos 3 intervenções na Assembleia Municipal. E porque já, inclusivamente, termos tido legalizado uma manifestação pacífica, que não se chegou a realizar por intervenção do Sr. Presidente da Assembleia Municipal que “sugeriu” que nos abstivéssemos de o fazer por a decisão ainda não estar tomada. E porque desde sempre nos mantivemos com uma postura responsável e dialogante, chegou a hora de demonstrar a nossa indignação e de dar conta ao país que no início do século XXI ainda existe quem faça tábua rasa das promessas eleitorais e dos anseios das populações que foram responsáveis pela sua eleição, vamos realizar, no próximo dia 26 de Junho, pelas 21:00 uma vigília à porta da Junta de freguesia, dando conta do nosso desagrado ao ostracismo a que fomos votados.”

Sem comentários: