11 de maio de 2009

Borges de olhos fechados ou a insistência no erro.

Já quando toda a gente deitava as mãos à cabeça por causa das consequências das contínuas (re)vendas, até se perder o rasto, dos créditos de altíssimo risco (os créditos NINJA, ou seja, No Income No Job or Assets), o imperturbável António Borges não vergava: o subprime é “uma das melhores inovações dos últimos anos”.

É o mesmo António Borges que, indiferente ao caos financeiro mundial, continua a defender a privatização total da segurança social

SIC — Acha que as propostas feitas em 2005 de se privatizar toda a segurança social portuguesa ainda são válidas?

Borges — Claro que são.

Há dois aspectos em que o vice-presidente da Dr.ª Manuela é muito coerente, nem que para isso tenha que meter os pés pelas mãos: afastar o Estado dos mercados financeiros e alijar as responsabilidades dos gestores pela crise financeira internacional.Veja-se a seguinte passagem de um artigo de Borges no Expresso [11 de Outubro de 2008, suplemento de Economia, pp. 22-23], em que faz a defesa da opacidade dos produtos financeiros:

“É absolutamente verdade que muitos produtos financeiros são tão complexos que só os grandes especialistas os compreendem. Mesmo os reguladores estão com frequência muito atrás da inovação no sector financeiro e não percebem o que se passa. O problema é que, sem inovação e sem sofisticação crescente dos produtos, o sector não pode responder às necessidades de uma economia cada vez mais complexa e incerta. O regresso a produtos simples e compreensíveis implicaria um retrocesso gigantesco na capacidade de gestão do risco”.

“Os gestores têm uma responsabilidade marginal. (…) A versão politicamente correcta é dizer que foram os gestores dos bancos e a sua ganância a causar este problema. Isso é completamente falso”. E como Borges justifica a sua pirueta? Contradizendo o que havia escrito no Expresso: “Se o regulador, que tem uma visão completa do sistema não percebeu o problema, porque é que os gestores dos bancos que têm uma visão parcial que é a da sua instituição tinham obrigação de perceber?”

A Goldman Sachs agradece!

Sem comentários: