12 de maio de 2009

Agrupamento de Bombeiros do Concelho de Mafra

Mafra
Criado primeiro agrupamento de bombeiros do país para formar força única de resposta às situações de socorro


As associações de bombeiros do concelho de Mafra vão constituir-se terça-feira no primeiro agrupamento de bombeiros do país, que vai funcionar enquanto dispositivo operacional único para melhorar a resposta às situações de socorro no concelho.


«A ideia é criar uma força conjunta operacional municipal que tenha um comandante único a nível municipal para que as respostas às situações de emergência sejam centralizadas», disse à Lusa o vereador da protecção civil da autarquia, Hélder Silva.
Segundo o autarca, a criação do Agrupamento de Associações Humanitárias do Concelho de Mafra marca o «início da municipalização do socorro», uma vez que a estrutura vai estar sediada no Centro Municipal de Operações de Socorro, um edifício inaugurado há um ano e que a partir de agora passa a centralizar todas as chamadas oriundas do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
«Queremos evitar que não haja associações em colapso financeiro e com problemas de socorro», adiantou.

No concelho, existem os corpos de bombeiros de Ericeira, Mafra e Malveira, mas apenas os dois últimos integram na primeira fase o agrupamento.

Sem comentários: