Mafra
Criado primeiro agrupamento de bombeiros do país para formar força única de resposta às situações de socorro
As associações de bombeiros do concelho de Mafra vão constituir-se terça-feira no primeiro agrupamento de bombeiros do país, que vai funcionar enquanto dispositivo operacional único para melhorar a resposta às situações de socorro no concelho.
«A ideia é criar uma força conjunta operacional municipal que tenha um comandante único a nível municipal para que as respostas às situações de emergência sejam centralizadas», disse à Lusa o vereador da protecção civil da autarquia, Hélder Silva.
Segundo o autarca, a criação do Agrupamento de Associações Humanitárias do Concelho de Mafra marca o «início da municipalização do socorro», uma vez que a estrutura vai estar sediada no Centro Municipal de Operações de Socorro, um edifício inaugurado há um ano e que a partir de agora passa a centralizar todas as chamadas oriundas do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
«Queremos evitar que não haja associações em colapso financeiro e com problemas de socorro», adiantou.
No concelho, existem os corpos de bombeiros de Ericeira, Mafra e Malveira, mas apenas os dois últimos integram na primeira fase o agrupamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário