6 de abril de 2009

A novela do Ericeirense

Tenho acompanhado a “novela” em torno do Grupo Desportivo União Ericeirense (G.D.U.E), é uma história triste em que nenhum dos protagonistas sai bem e que não dignifica de forma alguma a Vila da Ericeira e as suas gentes.
É sabido que quando alguém cai em desgraça são muitos aqueles que se apressam a colocar “um pé na garganta” de quem já se encontra em difícil situação, isto acontece quer com pessoas, quer com as instituições, ao invés de se buscarem soluções buscam-se antes “bodes expiatórios” e muitos que se mantiveram calados e inactivos surgem nestes casos como paladinos da verdade e das soluções milagrosas!

O caso do G.D.U.E é uma pequena amostra do que não pode e não deve de ser feito, politica e futebol formam em conjunto um perigoso cocktail que por norma se torna explosivo e quando juntamos a esta equação o levantar de suspeições contra a Câmara Municipal de Mafra e contra a Junta de Freguesia da Ericeira colocamos sobre estas duas instituições o peso do descalabro de uma gestão que colocou em maus lençóis uma instituição com muitos anos de história.
Não quero fazer aqui qualquer juízo de valores sobre o Presidente do Ericeirense o Sr. Mano Silva, para isso chegam aqueles que têm feito ao coberto do anonimato graves e cobardes acusações na pagina da Internet do Jornal O Ericeira, é importante nestes casos saber estar à altura dos acontecimentos, pensar as soluções e agir, não de forma isolada mas procurando na Ericeira as pessoas e as soluções para esta situação.
Disparar em todas as direcções como parece estar a fazer agora o Presidente do G.D.U.E só pode tornar a situação pior, à que de uma forma clara e directa esclarecer todo o processo, tornar este caso uma fonte nublada de suspeições piora quer a situação do Clube quer a situação do seu Presidente.

Cheguei no O Ericeira a escrever que “(…)noto com frequência que muitos movimentos que surgem desaparecem rapidamente muito por culpa de uma fraca união e de existirem “mais galos que poleiros”, a consequência pratica desta forma de alguns agirem é que a Ericeira continua a colocar as culpas de alguns erros nos outros que não são da Vila, mas não percebe que a principal falha está naqueles que ao longo dos anos têm feito da luta pelo Concelho da Ericeira a sua luta e não a luta de todos.”, reitero o que escrevi, a solução para este problema esta na união de todos os Ericeirenses e na reconhecida capacidade de liderança e de inovação que ao longo dos tempos têm vindo desta Vila piscatória, a historia irá saber julgar no seu devido tempo aqueles que no momento certo souberam estar à altura das dificuldades.

10 comentários:

João pedro disse...

Triste espetaculo que está a ser dado pela malta da Ericeira, tenham juizo!!!

Zé jagoz disse...

Á que esclarecer bem qual o papel da Câmara de Mafra em todo este caso, existe aqui algo que não cheira bem!!!!

Hass disse...

Mas isso desde do principio que não cheira bem, senão vejam lá isto neste prisma, o ericeirense quando fez a obra estava onde está a nivel futebolistico, mas na altura preparava-se já o famoso Europeu cá neste nosso país, do kual apenas restou uma quantidade de estadios às moscas e um 2º lugar da nossa seleção, mas cm dizia falava-se já na altura do famosa A21 e de cm Mafra e Ericeira podiam concorrer a "receber" varias seleções pra estagiarem e treinarem cá, na realidade na Ericeira ainda foram feitos contactos (a seleção francesa), mas em nada deu, visto a distancia de tempo e as estrada existentes não serem as melhores.
Na mesma altura ouvi que também aquele edifcio do marqueses n~
ao sei bem de onde, lá em baixo na vila velha estaria para ser recuperado e transformado em qualquer coisa de hotelaria, mas a inviabilização da A21 deitou tudo por terra, menos as infraestruras do Ericeirense que já estavam de pé!!
Nesta altura o saco é tão grande que nem sei bem como se poderá resolver ou se tem solução, mas como escrevi no site www.ericeira.com, não acredito que tudo tenha sido feito apenas pela "cabeça" do presidente, daí achar que todos os intervenientes se deviam de responsabilizar por arranjar uma solução!!
Até doi saber que tudo aquilo poderá um dia ser deitado abaixo para dar origem a mais uns predios, pois sabemos o que acontece por norma a quem não pagas as suas dividas, são levadas a hasta publica.
por fim peço desculpa pelo testamento, e parabénsao autor deste blog, não sabis da sua existencia, mas ja está incluido nos favoritos para regularmente o vir ler!!

Pedro Tomás disse...

Caro Hass, obrigado pelo comentário bem pertinente.
Continue a aparecer!

Anónimo disse...

Sr Pedro, é muito triste que para armar-se em figura publica, escreva tão grande chorrilho de disparates aqui no seu blog. Quando não se sabe, nem se sente a causa de que se está a falar, o aconselhavel é não dizer (escrever) nada.

Pedro Tomás disse...

Por norma não respondo a comentários anónimos, mas neste caso vou abrir uma excepção, a questão da figura publica não me merece comentário por ser um perfeito disparate, quanto ao não sentir a causa de que escrevo e como tal não poder escrever sobre ela é uma aberração que é fácil de perceber, sendo eu de Mafra não tenho que estar a opinar sobre um assunto que só diz respeito à Ericeira, perfeito, com esta afirmação chega a confirmação daquilo que ao longo do tempo tenho escrito!

Se não gostas do que escrevo, chamando “disparates” tem paciência, vais começar por não visitar este blog, este espaço é meu e aqui como em outros locais a liberdade de expressão prevalece sobre aqueles que como tu têm dificuldades em digerir a palavra livre.

P.S: Já esperava este tipo de comentário, só não esperava que demorasse tanto tempo, há coisas mesmo previsíveis e os “anónimos” do costume aparecem sempre, aliás os “anónimos” são uma parte importante da Blogosfera, sem eles isto já nem tinha piada! ;)

Anónimo disse...

Só chamei disparates ao chorrilho de asneiras que o sr pedro escreveu, por simpatia, porque na verdade penso que a palavra mais adequada para tanta palermice era outra. Também lhe gostava de dizer que só lhe respondi, porque penso que com sua autorização e certamente porque gosta de dar nas vistas, ouve um jornal local que publicou as sua triste opiniões sobre os Ericeirenses. Gostaria que meditasse no seguinte: Talvez o que assuste alguns mafarricos como você é a grande união dos Ericeirenses. Talvez seja essa força, uma das razões que tanto faz a camara prejudicar as Colectividades, Movimentos e Associações da Ericeira. Tudo o que cá nasce tem de ser visto como contra-poder a mafra e por isso abatido por mafarricos mal formados, que se julgam donos daquilo que não é vosso. A luta pelo concelho da Ericeira irá perpetuar-se no tempo até esse erro ser reparado, iniciou-se antes mesmo da sua extinsão e acabará decerto com o justo reconhecimento de que a região da Ericeira só é "pobre" porque ainda não conseguiu tirar a "canga mafarrica" de cima.
Quanto ao anónimato, isso é tudo tretas... uma opinião vale por aquilo que vale e não pelo nome de quem a diz. Aliás era fácil dizer que me chamava "Antony Queen".

Pedro Silva disse...

Ó anonimo, deve ser por isso que o PSD tem ganho nos ultimos anos na Ericeira a votação para a Camara!!!

Pedro Tomás disse...

Anónimo, para acabar de vez com este tema que em meu entender não faz qualquer sentido só lhe posso dizer que as suas afirmações destilam uma raiva que muito francamente travam e dificultam qualquer tipo de dialogo.

Olhe para esse peditorio já dei, basta, já chega, não tenho paciencia para este tipo de coisas.
Saudações

Luis Moisão disse...

Quero aproveitar para dar os parabéns ao meu companheiro de escola e da associação de estudantes da altura Pedro Tomás pelo excelente trabalho que tem desempenhado em prol do concelho de Mafra, não ligues ao comentário de pessoas que nem coragem têm de se identificar.

Esse Anonimo já parece o alberto joão jardim quando vive á conta do continente e pede a independencia da Madeira, tenha juizo e não se esqueça vote novamente no PSD para a Camara e Para a Junta da Ericeira depois venha queixar-se !

Com tudo isto quero também deixar uma palavra de apreço e solidariedade para o Sr. Presidente do G.D.U.Ericeirense Sr. Mano Silva