31 de março de 2009

Sócrates em Mafra

Ministros visitamprimeira de 50 escolas a recuperar
Sócrates e ministra da Educação em Mafra

O primeiro-ministro e a ministra da Educação visitam hoje, em Mafra, a primeira das 50 escolas básicas dos 2º e 3º ciclos a serem recuperadas até 2010 ao abrigo de um programa de 175 milhões de euros.


José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues visitam ainda, no concelho de Mafra, a Escola Básica 1 da Ericeira, inaugurada em Setembro, e a Escola Básica 1/Jardim-de-Infância de Mafra, em construção.

O chefe do Governo e a titular da pasta da Educação presidem também, em Mafra, à assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério e a autarquia com vista à recuperação da Escola Básica 2+3 de Mafra, um investimento de cinco milhões de euros.
Este estabelecimento, com capacidade para mil alunos, é um dos 50 degradados a recuperar, no prazo de um ano, em 41 concelhos, no quadro do programa de investimento estatal e comunitário de 175 milhões de euros, indicou o Ministério da Educação.


José Sócrates acompanhado pela Ministra da Educação esteve hoje em Mafra, tive a oportunidade de acompanhar esta visita e de ver quer na Ericeira quer nos Salgados (Freguesia de Mafra) duas das novas Escolas do ensino básico feitas pela Câmara Municipal de Mafra, sou da opinião do Primeiro-Ministro, este tipo de investimento é preponderante e essencial para o desenvolvimento sustentado e para dotar o País e neste caso o nosso Concelho de um ensino de qualidade.

A aposta da Câmara Municipal de Mafra foi elogiada por Sócrates como exemplo a nível nacional, mas os elogios não ficaram por aqui, também o Presidente da Câmara de Mafra José Ministro dos Santos fez rasgados elogios à Ministra da Educação e ao Governo Socialista na pessoa do primeiro-ministro, chegando mesmo a afirmar que se o Governo mantiver esta postura os eleitores saberão recompensar em votos este Governo.

Durante a sessão de assinatura do protocolo entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Mafra para a recuperação da Escola E B 2 3 de Mafra no valor de 5 Milhões de euros foi passada uma apresentação que mostrava um panorama do investimento do Município na área da Educação e posso dizer de uma forma insuspeita que nesta questão a Câmara Municipal de Mafra está de parabéns.
Julgo que ao invés das vias de comunicação o que marca de facto estes últimos quatro anos de mandato do executivo social-democrata neste Concelho é sem duvida a aposta na educação.

Podem alguns achar estranho este elogio à Câmara PSD por parte de um Militante Socialista ainda por mais em ano de eleições autárquicas, pois não estranhem, aqueles que me conhecem sabem que na altura de dar os parabéns e felicitar o bom trabalho sou o primeiro a faze-lo, mas também sabem que quando as coisas merecem reparo ou reprovação não me inibo de o fazer, porque em Democracia temos de ter a humildade de reconhecer nos nossos adversários algumas qualidades e isto caros leitores não está ao alcance de muitos.

Sem comentários: