20 de março de 2009

Discutir o Concelho de Mafra.


Estamos a entrar no que diz respeito à Politica Concelhia em mais um período eleitoral, vamos ter Eleições Autárquicas e desta forma escolher entre os homens e mulheres que através dos Partidos se vão apresentar ao eleitorado.
É costume dizer-se que nas Autarquias locais os eleitores votam acima de tudo nas pessoas e que de certa forma os Partidos pouca relevância têm, existem muitos casos por este País fora que correspondem na integra a esta ideia, Concelhos onde para as Legislativas se vota em maioria num Partido e nas Autárquicas o sentido de voto muda, e muda porque o Autarca consegue estar acima do “emblema” que representa e que personifica a liderança que as pessoas querem e vêm melhor colocada para defender o seu Concelho/Freguesia.
Temos no nosso Concelho alguns exemplos do que atrás referi, Autarcas que ao longo dos anos se têm vindo a confundir com o cargo que ocupam e que estão de tal forma “enraizados” que aquando das eleições já não se coloca em questão se vão ganhar mas sim por quantos votos de diferença o vão fazer!
Esta situação não é nova para quem vive e vota no Concelho de Mafra, o panorama Politico Concelhio é conhecido, mas relembro, todos os órgãos Autárquicos são do PSD, 17 Juntas, Assembleia Municipal e Executivo Municipal são do mesmo Partido!
A questão de fundo que se coloca é de que com este panorama e sem entraves Políticos saberão os Eleitores identificar qual é afinal o rumo que o Concelho de Mafra vai seguir no futuro, quais são as linhas orientadoras do desenvolvimento do Concelho de Mafra no contexto da Área Metropolitana de Lisboa?
Com as novas vias de acesso muita coisa vai mudar, um novo Concelho esta a emergir, são necessárias também novas ideias e novos protagonistas.
Este é o principal desafio das próximas Autárquicas, discutir ideias, colocar as questões e obter as respostas, tudo isto não pode nem deve de ser esquecido por aqueles que há tantos anos têm estado à frente dos rumos do Concelho.

Sem comentários: