5 de fevereiro de 2009

Verdades que não dão capa

A mãe do primeiro-ministro José Sócrates, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, comprou o apartamento onde reside na Rua Braamcamp, no centro de Lisboa, a uma sociedade “offshore” com sede nas ilhas Virgens Britânicas, e pagou-o a pronto num ano em que declarou menos de 250 euros de rendimentos, noticia hoje o jornal diário “Correio da Manhã”

Hoje, dia 5 de Fevereiro, depois de muita tinta, que permitia leituras dúbias em relação à família do Primeiro-Ministro, em nota editorial, com pouco destaque, o Correio da Manhã expressa:

Maria Adelaide de Carvalho Monteiro, mãe de José Sócrates, recebe uma pensão inferior a 250 euros por mês.
O CM escreveu que Maria Adelaide auferia 3000 euros/mês. Tal notícia baseou-se em documentos da Segurança Social nos quais constavam 11 registos, referentes a 2007, cada um no montante de 3222 euros. Estes registos tinham códigos de ficheiro e lotes diferentes. Antes da publicação da notícia, o gabinete do primeiro-ministro foi confrontado com os referidos dados, não tendo o CM obtido qualquer resposta.
No entanto, no seguimento da investigação, apurámos que esses registos correspondiam a repetições do rendimento total anual, o que significa que, em 2007, Maria Adelaide, recebeu, em cada uma das 14 prestações, 230,14 euros. Pelo erro, pedimos desculpa aos visados e aos leitores.

Pelos vistos, Maria Adelaide Carvalho Monteiro não mentiu, mas viu o seu nome ser manchado. E a correcção do erro foi tão pequena que provavelmente muitas pessoas nem se apercebem da correcção do erro que o Correio da Manhã provocou. Ora, não merecia um destaque de capa, ou a verdade pouco importa à primeira página do CM? E quanto ao Primeiro-Ministro, mais uma vez se prova que não foge à verdade.

Carlos Castro-Câmara dos Comuns

Sem comentários: