11 de dezembro de 2008

Memorial do Convento.


Passou ontem à noite na RTP1 um programa sobre a vida e obra de José Saramago passados que são 10 anos sobre o Nobel da literatura recebido por este Escritor Português.
Gostei do que vi, e acima de tudo a forte referência a Mafra e como o seu Convento marcou a obra de Saramago no seu romance “Memorial do Convento”, este destaque a Mafra é muito importante e já foi aqui por diversas vezes referido a forma como o turismo Concelhio não sabe capitalizar esta obra literária para Mafra.
São muitos aqueles que rumam a esta Vila tendo como referência o livro e serão muitos certamente que se sentem desiludidos por não encontrarem uma única chamada sobre a obra ou o seu autor, o autismo desta situação é confrangedor e deixa muita gente perplexa.
Temos um valor imenso que não está a ser aproveitado unicamente por capricho de quem muito certamente nunca leu a obra “Memorial do Convento” e que sempre viu em Saramago um “comuna” que “escreve mal”, podemos pintar o Convento, pôr-lhe luzes pelo Natal e embelezar a sua envolvente, mas nunca o termos aproveitado na plenitude se não soubermos que a sua beleza vai muito alem da sua arquitectura!

Sem comentários: