18 de dezembro de 2008

A essência é outra…


Tenho com o Natal uma relação de amor ódio, se por um lado esta época me trás recordações de infância recheadas de emoção, família e é claro os brinquedos, por outro lado agora que já sou crescido (ás vezes parece que tenho 6 anos, mas isso é outra historia) olho para o Natal como a altura do ano mais hipócrita, são os votos de boas festas, a invocação de paz e amor por quem andou o resto do ano a entalar as pessoas e o consumismo idiota de quem tem de comprar umas prendas para não ficar mal.

Agora temos a Popota, figura da Sonae e ainda o Pai Natal, mas afinal onde anda o Menino Jesus, deve ter ido ás compras, só pode, é que tudo isto tresanda a falso, e numa altura em que muita gente coloca em causa tanta coisa que tal repensar também o Natal. Se quisermos de facto valorizar esta época no espírito e na sua essência vamos ser solidários todo o ano, porque não tenhamos dúvidas nos tempos que por ai vão vir vamos de ter de ser acima de tudo solidários.

Para mim que não sou Católico, mas que como quase toda a gente em Portugal foi educado nesta cultura o Natal é acima de tudo Família e uma óptima oportunidade de passar um serão em união.
É neste espírito que estou, claro que comprei prendas, o meu filho não me iria perdoar se tal não acontecesse, mas acima de tudo quero que ele entenda que por detrás das prendas estão outras coisas, a essência é outra…

3 comentários:

Elisiário Figueiredo disse...

Pedro Tomás

Recebi educação católica, fiz a crisma mais uma série de rituais católicos, hoje não professo a religião, no entanto em minha casa monta-se pelo Natal o presépio, este para mim simboliza a família, todos os outros rituais Natalícios são, o fim e o cabo, aquilo que une as famílias, e que tenho o maior gosto em preservar.

Anónimo disse...

Eu tal como o Elisiário continuo a cultivar o mesmo tipo de tradições e a valorizar a reunião familiar.
Já agora um feliz Natal!

Don Cassola ™ disse...

Amigo Pedro, concordo tanto com as tuas palavras que até sinto que fui eu que as escrevi!
Pronto, menos a parte do filho porque ainda não os tenho... acho eu!
Mas ao ler a parte final do teu post, lembrei-me de te deixar aqui um link para algo que me parece irás gostar!
Lê este post do Markl e depois clica no link do post dele para escutares:
http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/412423.html