25 de novembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira por terras do Memorial do Convento.

Existem situações na Politica do Concelho de Mafra que demonstram uma enorme falta de respeito por quem em primeiro plano deveria de ser respeitado, falo dos obviamente dos Eleitores.
Durante as campanhas eleitorais são distribuídas promessas e criadas expectativas perante as populações que de uma forma clara são colocadas de parte durante os quatro anos de mandato, nos últimos tempos cá pelo Concelho de Mafra tem estado em destaque uma das mais pequenas Freguesias das 17 que compõem este Concelho, falo da Freguesia do Sobral da Abelheira.

Durante a campanha foi prometida pelo PSD a construção de uma Escola do Primeiro Ciclo naquela Freguesia, a população votou e escolheu a lista Social-Democrata para gerir os destinos da Freguesia e da Câmara, ate aqui tudo bem, ora acontece que passados três anos a Câmara Municipal de Mafra decide construir a Escola fora da Freguesia, mais concretamente na Freguesia de Mafra mesmo junto à “fronteira” com o Sobral da Abelheira. Neste local desemboca a nova via de acesso que vem de Mafra permitindo assim que aquela nova Escola sirva um maior número de alunos e seja desta forma rentabilizada.

A população do Sobral mostra-se (e com razão) descontente, afinal a Escola fica fora da sua Freguesia e a principal promessa eleitoral cai por terra. A Câmara Municipal de Mafra já tentou fazer passar a mensagem de que estando a Escola junto ao limite da Freguesia não existe problema de maior, é aqui que erra a Câmara, ao não perceber que para os Fregueses do Sobral a Escola nunca será “sua”, que esta Escola está fora da Freguesia e que afinal o voto de confiança dado pelos Eleitores não foi respeitado.

Escrevi aqui à pouco tempo da diferença entre Munícipes urbanos e da zona mais rural, o respeito por ambos e o equilíbrio nas Politicas não deve ser descorado, não perceber isto é estar longe de perceber o nosso novo Concelho.

Sem comentários: