25 de setembro de 2008

Utópicos Socialistas!


Bush alerta
"Economia norte-americana está em risco"
Barack Obama e John McCain reúnem-se hoje com George W. Bush na Casa Branca para discutir a crise. Para o presidente norte-americano "o mercado não está a funcionar correctamente".


E eis que eles acordaram, segundo Bush “o mercado não está a funcionar correctamente”, algo que tantos (apelidados de perigosos esquerdistas ou utópicos socialistas) andam a dizer à muito tempo.
A proposta do Presidente Norte-americano em injectar 700 mil milhões de dólares no mercado monetário é o sinal claro de que a época da desregulamentação do sector económico chegou ao fim. A intervenção do Estado (com dinheiro dos contribuintes) que foi tão criticada por tantos economistas defensores da auto regulação dos mercados é hoje uma inevitabilidade que visa defender e proteger os Estados e as pessoas de uma queda vertiginosa do sistema financeiro.
O impacto desta mudança ainda é difícil de prever, é certo que a especulação a que assistimos nos últimos 25 anos muito dificilmente voltara a acontecer, a regulação dos mercados é neste momento um dado com que vamos poder começar a contar.
Para aqueles que até à pouco tempo exultavam com o “jogo da bolsa” e na aposta em aplicações financeiras “lá fora” são tempos complicados, mas como diria o outro: “É a economia estúpido!”

Sem comentários: