16 de setembro de 2008

O jogo acabou mal!


Bancos centrais unem esforços
BCE disponibiliza 100 mil milhões aos bancos em dois dias
Os principais bancos centrais mundiais continuam a injectar fortes volumes de liquidez no sistema financeiro, para limitarem o impacto negativo da crise que se está a viver em Wall Street. O BCE, que ontem disponibilizou 30 mil milhões, já injectou hoje mais 70 mil milhões.


Jornal de Negocios


Lehman Bros: O pior está para vir em Wall Street
«A incerteza dos mercados significa que não atingimos o fundo do ciclo»


IOL


Uma falência que ameaça a economia global
Crise. O colapso do quarto maior banco de investimento dos EUA vai criar uma reacção em cadeia com efeitos imprevisíveis na economia mundial. A dúvida reside, neste momento, na amplitude dos efeitos de um buraco financeiro que tinha vindo a ser evitado pela autoridades norte-americanas.


DN



Estamos a assistir a uma viragem histórica na Economia Mundial.
Anos e anos de desregulamentação e de ganhos baseados na especulação teriam de acabar nisto, dizem os “entendidos” que o pior ainda está para vir, os mesmos “entendidos” que durante anos vibraram e exultaram com esta economia de casino, que durante este período de tempo eram os paladinos do mercado livre são aqueles que agora apontam para novas soluções. Pelos vistos os cenários económicos são sempre previsíveis depois de acontecerem!

Fica obvio para todos que o mercado não tem capacidade de se auto regular, é urgente serem tomadas medidas para prevenir uma crise global de consequências nefastas, mas no meio de tudo isto podemos ter a certeza que das cinzas desta crise irá surgir um sistema mais regulado.
O capitalismo não morre este ano, mas como sistema económico/financeiro sofre uma mudança que embora ainda não saibamos qual vai ser nos deixa com a certeza que estamos a viver dias que vão ficar para a história!

Sem comentários: