8 de outubro de 2007

Pão de Mafra no Luxemburgo.

Segundo notícia do Jornal Expresso no seu caderno de Economia da ultima sexta-feira dia 5 de Outubro o grupo Auchan vai levar o “Pão de Mafra” para o Luxemburgo, “Até tivemos de ensinar a produzir pão de Mafra com chouriço lá no Luxemburgo”, diz o responsável pela distribuição deste grupo.

Pois é a noticia até nos podia deixar contentes, mas a mim não me deixa, é triste ver um produto marcadamente regional ser aproveitado por todos menos por aqueles a quem o pão de Mafra diz realmente respeito, parece-me a mim que por cá ainda não se percebeu que para proteger a qualidade deste produto teremos de passar a ter uma região demarcada do pão de Mafra, sendo que o pão feito fora desta região seria apelidado de pão tipo Mafra.

Tenho vindo a defender esta ideia à já algum tempo, mas por falta de meios não me foi possível enquanto Presidente da ACISM levar por diante a concretização deste projecto.
É que nem só de projectos de betão e alcatrão se faz obra, por vezes é em pequenas coisas que temos a oportunidade de marcar a diferença.

Se nos não protegemos e acarinhamos o que é nosso não podemos esperar que outros o venham a fazer por nós.

Sem comentários: