31 de outubro de 2007

"A Desilusão de Deus" de Richard Dawkins

Um livro que estou a ler e que recomendo, fica aqui um breve resumo desta obra.
A reter.

"Dawkins actualiza a reflexão científica sobre a existência de Deus ao longo de dois capítulos sucessivos onde analisa a hipótese e os argumentos para a existência de Deus. A tendência dos humanos para acreditar em entidades transcendentes ou espirituais é desenvolvida do ponto de vista da evolução da nossa espécie num capítulo dedicado às raízes da religião. Dawkins desmonta a ideia que a moral só pode existir associada à religião. Através de múltiplos exemplos, Dawkins recorda-nos que há mais de dois mil anos que as maiores atrocidades da nossa história têm sido perpetradas em nome de uma miríade de deuses. Dawkins analisa o papel dos regimes laicos na pacificação da sociedade, sem deixar de caracterizar devidamente o estalinismo e o nazismo. Recorda-se o papel da formação seminarista de Estaline e a espiritualidade maniqueísta de Hitler, bem como a sua cumplicidade com o Vaticano. A intolerância religiosa é analisada por Dawkins, referindo-se este em particular à hostilidade das religiões do livro à homossexualidade, ao modo de vida das sociedades mais abertas, à ciência e às religiões minoritárias.
Dawkins oferece-nos ainda uma reflexão brilhante dedicada às dificuldades do cidadão comum em compreender os problemas cuja escala o ultrapassa do ponto de vista espacial e temporal. O muito grande ou muito pequeno, o Universo ou um quark não são conceitos intuitivos tendo em conta as nossas dimensões naturais e o alcance do nosso campo de visão. Um tempo de vida média de um positrão inferior ao nanossegundo ou os milhares de milhões anos da vida de uma estrela dificilmente são assimilados pela maioria dos cidadãos. A incompreensão da base científica associada a fenómenos cuja escala nos transcende é uma recorrente fonte de espiritualismo e de sentimentos religiosos.
Outras passagens interessantes desta obra são o desmontar do Desenho Inteligente, a análise ao niilismo militante contra o darwinismo e a ciência moderna, bem como a descrição de variadíssimas passagens insólitas da Bíblia onde se relatam genocídios, homicídios e abuso de mulheres e crianças em nome de Deus. Dawkins relata com humor os evangelhos de conteúdo mais embaraçoso, aqueles que foram estrategicamente deixados fora da Bíblia pelos últimos compiladores das escrituras, em que se descreve Jesus Cristo em criança a abusar dos seus poderes divinos como se fosse um mágico, ora transformando os seus colegas em cabras ora ajudando o seu pai nos trabalhos de carpintaria aumentando miraculosamente as dimensões das peças de madeira. "

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande livro.

Felizmente li a versão inglesa porque a tradução para "A Desilusão de deus" não augura nada de bom.

Delusion e' quanto muito "ilusão".

Anónimo disse...

Como já se diz por aí "Este livro é uma lufada de ar fresco".
E não é o único do seu género. Recentemente foram publicados uns 6 ou 7 livros acerca deste mesmo assunto de Deus. E foram todos Best-Sellers.
Será que esses também são traduzidos para português?

Anónimo disse...

Este livro é para todos aqueles que pensam que têm que ter uma religião ou que julgam que têm que ter uma denominação por tradição.

Anónimo disse...

Li apenas um bocadinho na livraria para o avaliar, e desse bocado que li, pareceu-me que o autor se limita a fazer afirmações consecutivas, frontais é certo, mas para as quais acaba por não apresentar qualquer fundamento.

Anónimo disse...

Já vi que tu, tal como o autor, aprovam o homosexualidade. Daí infiro que aprovem igualmente a pedofilia.
Vocês que se dizem que não acreditam ou não gostam de Deus, são é uns leais servos de Satanás, e embora talvez inconscientemente, fazem tudo o que ele deseja para ofenderem o vosso Pai que vos criou.
Tenham juízo e não ataquem o Criador levianamente, nem colaborem com ele sendo ocasião de escândalo para o mais pequenino do s seus filhos.
Mais respeitinho, sff.

Anónimo disse...

É incrível que este tipo de discurso ainda exista no século XXI.
De facto perturba-me que ainda haja pessoas por aí a pensar que satanás existe e os anjos andam por aí e a falar do criador pai nosso jesus cristo.
Este tipo de discurso está tão ultrapassada. Especialmente na geração mais nova.
As pessoas simplesmente não pensam nestes assuntos. Não percisam de deus para nada. E levam vidas bastante honestas, sem problemas nenhuns. Talvez as religiões os façam pensar que tenham problemas, mas isso é simplesmente imoral.
O que lhes acontece pela vida não é nada que não aconteça aos outros e não possa ser resolvido com um pouco de mentalidade de grupo, de nos apercebermos que não estamos sozinhos neste planeta.
O problemas que enfrentamos não são nada que só um deus possa resolver.
Uma pessoa sem deus não se torna automaticamente um robô de uma força maligna.
Este tipo de pensamento sem fundamentos nenhuns gera conflicto e prejudicio desnecessário.


O respeito obtém-se.
O que o senhor está a pedir, para os meus ouvidos é o mesmo que me pedir "Tenham mais respeito pelos duendes porque eles podem fazer-vos mal. Estão sob o controlo de um Geppetto maléfico."
Simplesmente não vale a pena estar a trazer para aqui satanás e conversas do género, porque isso não ajuda nada.

O facto de que a única coisa que impede muita gente de fazer coisas maldosas é uma ilusão vaporosa asusta-me.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Silva disse...

Acabei de ler o livro...(vim aqui casualmente)
E gostei!...

Ainda que tenha nascido num meio religioso... tal nunca me impediu de usar a mente e sobretudo pensar...

Antes de mais nada só dois comentários breves a propósito dos comentários:


1º O respeito é uma falsa questão.
2º a mim quem me criou foram os meus pais!... sem eles não estaria aqui a escrever!

Aqui ficam algumas palavras minhas:

Porque sinto que a cegueira religiosa prejudica gravemente a inteligência?!... mais ainda… porque o dito “milagre” é ainda hoje uma verdade adquirida?!...
Porque sinto agora que “religião” é das mais fidedignas personificações do Absurdo destes últimos vinte séculos... e os seus rituais religiosos as suas disparatadas expressões mais ancestrais?!...

Porque sinto agora que Religião é ilusão e o ser religioso, mais do que um ilusionista é um ilusionado, um estulto aculturado, só comparável a uma criança adulta cuja percepção da realidade se assemelha não ao que realmente é mas ao que desejaria ser.

Olho e constato que Religião, é hoje, ilusão de perfeição...
Olho e constato que Religião, é hoje, sobretudo pobreza de espírito...
Basta olhar para o Médio Oriente e observar o sangue derramado, o sofrimento desalmado, o ódio secular!...
Basta olhar para quase toda a América Latina e observar a pobreza levada a práticas de crueldade sobre o próprio homem como as crucificações e mutilações aberrantes!... Porque se mantêm ainda hoje algumas destas práticas?!... Talvez porque se enraizaram milenarmente na cultura e estão associadas ao ideal de Bem; à eterna aspiração humana de Imortalidade e Libertação; à resposta para a sua desgraça, à sua constante necessidade e aspiração de perfeição... de Deusificação...