2 de outubro de 2007

Cheguei aquele ponto em que começo mesmo a ter vontade de deixar de fumar, temos a exacta noção de que nos faz mal e que sai caro!
Alguém me dá uma dica, se possível alguém que já tenha fumado, é que estar a ouvir dicas e truques de quem nunca fumou é como receber lições de moral do diabo…

6 comentários:

Anónimo disse...

Posso dizer-lhe que amanhã faz um ano que deixei de fumar.
Fumei durante 9 anos. Quase 2 maços por dia. Deixei de fumar à 00:00 de 3 de Outubro de 2006, depois de navegar sites que supostamente davam "dicas" de como largar o cigarro. Desisti de conversa fiada. Fechei os browsers, apaguei o cigarro a meio, deitei-me. O dia a seguir foi sem truques, apenas resistência, como todos os outros que se seguiram durante mais ou menos 3 meses. Faz amanhã 1 ano que não fumo, é o resultado do meu esforço. Sinto-me muito bem e vou festejar o dia sem nicotina ;) Boa sorte!

P.S.: A pastilha elástica às vezes (só às vezes) ajuda :-)

Anónimo disse...

Eu também deixei de fumar há pouco mais de um ano. Fiz uma terapia (gratuita) de 5 dias para deixar de fumar e foi de tal maneira elucidativa sobre o mal que nos provoca o fumo que não me custou muito deixar. (A parte negativa e secante foi estar a ouvir pessoas que nunca fumaram a dar lições de moral...bah!). Enfim, nos primeiros dias foi-me aconselhado beber muita água e fruta para ajudar a tirar a nicotina do organismo. E cada vez que tinha vontade de fumar...bebia água. Apenas temos que perceber que também se consegue viver sem tabaco. Aconselho também a, nos primeiros dias, evitar todas aquelas situações em que nos apetece fumar (estar com amigos fumadores, copos, conversa...fazer uma espécie de limpeza e fortalecimento interiores).
Uns meses depois, como toda a gente diz, não notei grande diferença na respiração, menos cansaço, etc. Senti foi que estava mais 'limpa' e nem a roupa cheirava a tabaco.

CULPADA: Sim...de vez em quando fumo umas cigarrilhas...mas nunca mais toquei em cigarros.

Uma coisa é certa: Tem que se mentalizar que quer deixar de fumar mas...não leve isso muito a sério porque, se tiver uma recaída, vai sentir-se a pessoa mais miserável do mundo. Descontracção, 'muita tranquilidade' e boa sorte!

Anónimo disse...

Eu deixei de fumar há mais de um ano e meio. Certo domingo enquanto fumava um cigarro olhei para o maço de tabaco e decidi: quando isto acabar não volto a fumar. 6 cigarros deram-me para 2 ou 3 dias e depois disso só precisei de um bocadinho de força de vontade, a mim até nem me custou muito, acho que me mentalizei que não queria fumar e só mesmo nas saídas à noite é que ficava com um bocadinho de vontade.
Depois disso já fumei numa ou outra situação, sobretudo cigarrilhas, mas já não me sinto atraído pelo cigarro.

A dica da água é boa, lembro-me que quando deixei de fumar passei a beber muita água enquanto estava no trabalho.

Artur Coelho disse...

Deixei de fumar há cerca de ano e meio. Simplesmente, decidi parar. Durante algumas semanas andei com o maço no bolso, como uma muleta psicológica: sempre que me dava vontade de fumar, sabia que o podia fazer - não entrava em desespero, mas dizia para mim próprio "será que preciso mesmo? vou esperar mais um bocado. se sentir mesmo necessidade, tenho-os aqui". Nunca mais toquei no maço.

A força de vontade é essencial.

Anónimo disse...

Determinação!

Graza disse...

Fumei durante 25 anos. Quando deixei de fumar já estava quase a fumar dois maços por dia. O primeiro sintoma que tive que queria mesmo deixar foi quando comecei a sentir vergonha de puxar de um cigarro ao pé dos amigos que não fumavam. Decidi de um dia para o outro, depois de ter agarrado toda a minha força psicológica e convicção, porque sabia que de outra forma era enganar-me. O primeiro desafio foi ir beber café ao local habitual, vício de que não iria prescindir. No caminho ía chupando pequenos rebuçados e pastilhas com o pensamento de que se não o fizesse era a minha saúde que estava em causa. Sabia que iríam ser sete a quinze dias difíceis e preparei-me para isso. A surpresa que descobri por mim, não era o perigo do café ou ver alguém fumar, mas as bebidas alcoólicas. Curiosamente não vejo ninguém referir isso quando se aborda esta matéria. Mas tem uma enorme razão de ser, é que as nossas convicções são mais abaladas quando perdemos o controlo do nosso ego do que quando nos sujeitamos à tentação de outro vício. Depois de um jantar, normalmente com vinho ou cerveja, ou a seguir a um simples wisky era uma verdadeira luta. Qual cafeina qual quê! É na forma da nossa convicção que está o perigo e o álcool manda tuda às urtigas. É aliás ele o maior responsável pelos disparates que todos fazemos de tal forma nos prepara para o disparate. Sobretudo pensa: é possível viver sem fumar que era uma coisa que eu perguntava com frequência. Depois de passares esses 15 dias mais difíceis, estás ainda em risco durante cerca de três meses, em que não deves tocar num copo e resguardares-te de ambientes propícios. A partir daí podes considerar que começas a ganhar a batalha. Boa sorte.