12 de julho de 2007


Negrão disputa terceiro lugar com Helena Roseta


António Costa ganha destacado, com cerca do dobro da percentagem obtida por Carmona Rodrigues, o segundo melhor classificado. Fernando Negrão não descola, mantendo o virtual empate técnico com a independente Helena Roseta, embora esteja mais próximo de eleger o terceiro vereador do que a arquitecta. Ruben de Carvalho conserva uma reduzida vantagem em relação ao bloquista José Sá Fernandes. E o candidato do CDS, Telmo Correia, está longe de poder vir a ser eleito.

DN

Se estes resultados se confirmarem estamos perante uma derrota em toda a linha para o PSD.
Com Negrão a disputar o terceiro lugar com Roseta e Carmona em segundo os Sociais-democratas vêm em Lisboa o pesadelo tornado realidade, a liderança de Marques Mendes vai estar ameaçada e as directas parecem ser o cenário mais que provável.

O CDS vê-se confinado ao grupo dos pequenos partidos não conseguindo ser eleito, o que a acontecer é um duro revés para a liderança de Paulo Portas, que não deixará de saber retirar deste resultado as devidas elações.

Interessante de seguir é também a luta entre CDU e Bloco de Esquerda, já que a diferença de votos entre os dois Partidos mais à esquerda é bastante reduzida, uma descida da CDU, com a consequente ultrapassagem do Bloco deixaria os Comunistas numa situação complicada não só em Lisboa, mas também veria a sua imagem a nível nacional afectada por um Bloco que ao contrário do que alguns vaticinaram continua a consolidar o seu eleitorado.

O Partido Socialista vê confirmada a aposta em António Costa, a maioria absoluta parece ser um cenário difícil, mas a vitória é um dado adquirido, sendo certo que terá que existir um compromisso após as eleições que permita governar a Câmara com estabilidade.

Estas Eleições trazem consigo a presença de dois Candidatos independentes (Carmona e Roseta) que conseguem “baralhar” por completo o cenário de distribuição de votos a que os Partidos estavam habituados, são de entre estes dois Candidatos que Costa vai escolher a “muleta” que lhe permita governar a Capital.

Vamos então aguardar pelos resultados de Domingo, sendo certo que estes mesmos terão sem duvida impacto na Politica Nacional.


1 comentário:

Anónimo disse...

"Estas Eleições trazem consigo a presença de dois Candidatos independentes (Carmona e Roseta) que conseguem “baralhar” por completo o cenário de distribuição de votos a que os Partidos estavam habituados"

Na sequência da candidatura de Manuel Alegre às Presidenciais e com os resultados que se conhecem. Se estes "prognósticos" se confirmarem, creio que sejam a confirmação que está em curso uma mudança na mentalidade da nossa sociedade, abrindo-se assim à intervênção politica o que é sempre salutar!