23 de novembro de 2006


Uma das questões que tenho visto ser colocada em alguns fóruns Concelhios é o do “Desenvolvimento Sustentado” do nosso Concelho, este tipo de discussão é sem duvida saudável e traz com ele a demonstração que existe de facto uma série de cidadãos que procura entender quais são de facto as “pedras basilares” a médio e longo prazo do desenvolvimento de Mafra.

Numa rápida analise daquilo que neste momento se passa torna-se notório a aposta clara no desenvolvimento das vias viárias , esta aposta na construção de estradas, assente num aumento da construção e consequentemente no aumento de habitantes pode, se não for bem planeado, ter consequências negativas num futuro próximo.
Existem já hoje casos bem claros que mostram que a estrutura de apoio social Concelhio ainda não está preparada para receber os novos habitantes, é irresponsável e imoral “aliciar” a vinda de pessoas para cá, vendendo “ praia e campo”, quando o resto fica para traz, e atenção, não resolvemos estes problemas com a autorização de instalação de grandes espaços comerciais “a torto e a direito”!

A construção deve de ser vista como parte da resolução do problema e não como “alvo a abater”, cabe a quem a regula colocar um travão a algum tipo de empresários deste sector que actuam como “abutres”. Construção com qualidade e que respeite as características arquitectónicas da nossa zona é bem vinda.

É necessário que todos tenhamos a noção que vivemos em Mafra um período em que todos os passos que são dados vão ter no futuro um forte impacto, encarar esta situação de uma forma construtiva, onde cada um de nós enquanto cidadãos saiba assumir as suas responsabilidades é imprescindível.

Não quero Mafra ou a Malveira e a Ericeira transformadas em novo Cacem, e o mais desconcertante é que estamos a assistir a isto mesmo como um facto consumado, será mesmo assim?

Sem comentários: