11 de julho de 2006

1200



O GOVERNO irá processar a Opel pelo incumprimento do contrato estabelecido com o Estado português. Anunciado que foi o encerramento da unidade da Azambuja, já em Dezembro, fonte ligada ao processo garantiu ao EXPRESSO que «serão contratados os melhores advogados do país» no sentido de ressarcir o Estado dos danos resultantes do encerramento desta unidade industrial.
Segundo o vice-presidente da General Motors, Eric Steven, o encerramento desta fábrica faz parte de um plano mais vasto a nível europeu, que permitirá a reestruturação do grupo, uma vez que a GM tem registado fortes prejuízos.
A unidade da Azambuja registou em 2005 uma produção recorde de 73.711 unidades, dos quais 65% de veículos do tipo Combo Van (comerciais ligeiros) e 35% Combo Tour (ligeiros de passageiros).
Em Portugal, preve-se que cerca de 1.200 trabalhadores fiquem no desemprego e que o fecho da fábrica tenha um impacto negativo de 0,6% da riqueza produzida no país num ano.

Expresso

Mais 1200 trabalhadores para o desemprego, a GE é mais um claro exemplo do actual estado da chamada “Economia Liberal” ou como eu prefiro chamar de “Capitalismo Selvagem”.
A deslocalização desta fabrica para Espanha cheira a esturro , após tantas benesses e subsídios vão-se embora, está na hora de dizer basta , já chega que nos andem a tomar por parvos , que o Governo Português saiba fazer frente a este bando de vampiros e que os obrigue a entregar os milhões de Euros que todos nós colocamos nos bolsos de mais uma multi-nacional.
Que a oposição saiba estar à altura e que de facto fique ao lado dos trabalhadores e do Governo e não se aproveite deste triste episodio para fazer “jogo sujo”.

Sem comentários: