3 de fevereiro de 2006

Respeito.


Milhares de palestinianos apelaram a resposta «pelo fogo»
Milhares de fiéis muçulmanos manifestaram-se hoje na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, contra as caricaturas de Maomé publicadas na Europa e denunciadas como «uma agressão» ao Islão.
A manifestação começou logo após a grande oração de sexta-feira. Os manifestantes gritaram «as condenações não bastam, é preciso responder pelo fogo» e palavras de ordem contra a Dinamarca, a França e a Noruega.
Segundo testemunhas, fiéis palestinianos envolveram-se em confrontos com forças policiais israelitas, à saída da mesquita, mas não houve feridos.
Antes da oração, o pregador Moahmmad Hussein tinha denunciado as caricaturas do profeta, qualificando-as de «agressão flagrante contra o Islão e expressão de desprezo pela nação muçulmana».
EXPRESSO
Respeito, é a palavra que me ocorre quando olho para esta polémica.

Respeito por parte de nós Europeus pela cultura Islâmica, respeito dos Árabes pela nossa cultura de liberdade de expressão.
Mais uma vez fica claro que existe entre estas duas culturas ,diferentes formas de estar. Quando é que todos entendemos que temos de forçosamente de conviver neste Mundo.

P.S: Tenho de lembrar a polémica que existiu quando o Expresso publicou uma caricatura do Papa com um preservativo no nariz, lembram-se da reacção de alguns?