15 de fevereiro de 2006



Numa acção inédita em muitos anos, Junta de Turismo e Junta de Freguesia da Ericeira sentaram-se à mesma mesa, segunda-feira, para debater com os empresários locais medidas para dar um novo fôlego à vila, em especial, na época baixa.
RCM

Boa iniciativa esta da Junta de Turismo da Ericeira.
De facto a vida nocturna naquela Vila já viu melhores dias, ao longo dos anos temos vindo a assistir a uma quebra quer da qualidade, quer da capacidade de captar clientes dos estabelecimentos virados para a noite.
A existência de apenas uma discoteca (com pouca capacidade) torna a oferta muito reduzida, logo os potenciais clientes rumam a outros locais onde para alem da oferta a qualidade é maior.
A Ericeira precisa com urgência de um “choque” e de uma mudança nas mentalidades de alguns Empresários, hoje em dia a animação nocturna passa por um conjunto de actividades e de condições que neste momento não existem.
Lembro-me quando a Ericeira era a “Rainha” da noite, milhares de pessoas rumavam então para aquela zona, a existência na Altura da Discoteca SA era um pólo de atracção muito importante, hoje (como atrás referi) temos uma Discoteca (Ouriço) que em termos de lotação fica muito aquém do que seria o necessário.

O que fazer então?
Alargar a área da noite da Ericeira, fazendo com que os locais mais distantes daquela Vila possam eles também fazer parte de um “Roteiro da Noite”.
Vou dar um exemplo, o Bar Van Grogue no Sobreiro é um caso de enorme sucesso, casa sempre cheia, gente simpática a servir, convívio de gerações e um ambiente de paz sem violência;
Ribamar/Ribeira D’ilhas, zona onde já existem alguns bares/Restaurantes que consegue captar muitas centenas de pessoas por fim-de-semana.
Mafra, Bar Insólito/La Casa Longe, também aqui podemos encontrar um pólo importante de atracção.

Vemos então que a noite está polarizada, já não é só a Ericeira a captar os clientes, temos então de fazer com que a noite seja entendida como um circuito, onde em vários locais distintos entre si podemos encontrar um denominador comum: Qualidade.

Quero anunciar aqui que a ACISM em colaboração com outras entidades pretende colocar um Autocarro a circular entre Mafra e Ericeira passando por Ribamar para que quem assim quiser tenha de uma forma gratuita e segura uma forma de passar por vários locais. Dentro desta iniciativa podem caber muitas mais, ainda não posso revelar tudo mas que vai acontecer vai.

P.S: Porque razão não foi a ACISM convidada para esta reunião?
Continua a existir em algumas pessoas da Ericeira um estúpido preconceito que tem levado as coisas para o caminho a que estamos a ver.

1 comentário:

Anónimo disse...

Convém ver O JORNAL O ERICEIRA que faz um ponto da situação real e efectivo sobretudo das ausências importantes daquela reunião.