28 de dezembro de 2005


JTE sem dinheiro para festa de fim-de-ano .

A passagem de ano na Ericeira não terá o brilho de outros anos.A Junta de Turismo não dispõe de os cinco mil euros necessários para os espectáculos musical e pirotécnico.O presidente do organismo, empossado no final do Verão, lamenta que a festa de fim-de-ano fique, assim, sem efeito, esclarecendo que tal acontece, apesar de os esforços que envidou.“Nós e outras entidades tivemos uma reunião com a câmara municipal em que falámos de as festividades de fim-de-ano, mas como estamos todos em fase de contenção, não foi possível programar nada de relevante”, confirma.A Junta de Turismo da Ericeira não está em condições de suportar as despesas com a passagem de ano, dispondo de orçamento apenas para a gestão corrente, que, revela Pires Soares, “tem vindo a ser financiada pela câmara municipal”.“Quando entrei em funções, não havia plano de actividades, nem orçamento para 2005 na Junta de Turismo. Não havia qualquer dotação para o fim-de-ano e quando foi pedida uma dotação extraordinária, já não foi aceite”, precisa.Artur Pires Soares lamenta, mas desdramatiza: “Seria interessante fazer alguma coisa, mas não é fundamental que esses espectáculos se realizem”, especificando: “A nossa intenção era mais conter as pessoas e evitar excessos, através de um elemento polarizador como são os espectáculos num único espaço, do que propriamente para as animar”.“Animação, ela existe espotaneamente”, reforça o presidente da Junta de Turismo da Ericeira.

RCM

Esta noticia revela vários pormenores interessantes :

-A Junta de Turismo da Ericeira não tem disponíveis 5.000€ para a realização de um espectáculo na noite de fim-de-ano , foi referido pelo seu presidente que foram efectuados esforços para que fossem disponibilizadas verbas para esse fim , essas verbas não chegaram por se estar em fase de contenção !!!
Fica a pergunta , para que serve Junta de Turismo , a sua dependência face á CMM tornam aquele organismo num “peso”, das duas uma ou se reformula ou se extingue.

- É urgente tomarem-se medidas para que o turismo na Ericeira não caia ainda mais numa crise que já se sente , as entidades responsáveis (CMM,JTE,JFE e ACISM) devem juntas desenvolver um plano para devolver á Ericeira o “brilho” que a distinguia de outros destinos turísticos.

- A animação espontânea sempre existiu na noite de fim de ano , mas será que em termos de atracção turística a “espontaneidade” é aquilo que a Ericeira deveria oferecer?

- Desculpem-me os meus amigos “Jagozes” mas onde estão as forças vivas da Ericeira , sempre tão criticas e atentas a tudo , que tal começar a agir e a fazer …

2 comentários:

Anónimo disse...

Este problema da JTE já é antigo e agora veio o Sr. Casado como salvador da pátria para a festa de fim de ano.Os Jagozes vão pagar caro toda esta boa vontade do presidente da JFE.

Anónimo disse...

Nada mais certo que o comentario anterior. A Camara em vez de tentar acabar com a JTE e gastar milhares, a promover o nome de Mafra como destino turistico, devia era delegar o pelouro do turismo municipal na JTE e promover o seu nome, como marca turistica de referencia do Concelho.
Mafra estará sempre destinada a um turismo de passagem. Poucos seram os interessados em vir uma semana/mês/verão de férias para Mafra.
Promovam o destino turistico de eleição, que é e será sempre a Ericeira e depois tentem reter os turistas no Concelho.
Deixem de gastar dinheiro a promover as praias de Mafra e lembrem-se que o Oceano começa na Ericeira, que tem nome e pertence ao Concelho, caso contrário só dão razão aos jagozes independentistas. Pois a Ericeira precisa de um Municipio que a saiba governar.

P.S.: Os largos milhares de pessoas, que encheram as ruas da Ericeira na noite da Passagem do Ano, mostram que essa terra e esse nome merecem um tratamento Municipal mais cuidado.