13 de dezembro de 2005


Digestor Anaeróbio em contagem decrescente.

"Terminou na segunda-feira, ao fim da tarde, o prazo para a entrega de propostas para o concurso publico internacional, com vista à concepção e construção da Central de Digestão Anaeróbia na Abrunheira, no concelho de Mafra.

Num comunicado enviado à Comunicação Social, a empresa Tratolixo diz esperar “mais de uma dezena de grandes empresas nacionais e estrangeiras” a concurso.
Ainda segundo a Tratolixo, “o prazo de execução da obra é de 660 dias”.De acordo com a mesma empresa, em causa está uma unidade de valorização de resíduos urbanos biodegradáveis, “uma das maiores infra-estruturas do género em Portugal, com capacidade para 125 mil toneladas de lixo/ano, incluindo recepção, triagem, digestão anaeróbia, cogeração, estabilização por compostagem e edifícios associados”.Esta unidade será co-financiada pelo Fundo de Coesão. "
13-12-2005 RCM

Pois é , e agora que o concurso está lançado para a construção da Central Anaeróbia o que vão fazer aqueles que tanto protestaram contra esta situação e que usaram este assunto como "arma" politica durante as ultimas eleições Autarquicas ?
Se de facto esta central não acarreta nenhum tipo de perigo ambiental o Partido Socialista deve de estar ao lado deste investimento , mas se for provado que podem existir riscos graves então deve o PS Mafra partir para a luta e opor-se a este projecto.

Custa-me a crer que um projecto deste tipo com um financiamento do Fundo de Coesão possa a vir a causar problemas ambientais , julgo que este tipo de financiamento só foi possivel após a apresentação de um estudo de impacto ambiental que demonstrava a viabilidade desta Central .
Tenho pena que um projecto desta natureza não tenha tido a discussão publica que merecia , em qualquer outro local de Portugal a Câmara Municipal seria obrigada pelos Cidadãos a prestar os devidos esclarecimentos , infelizmente para todos vivemos num Concelho onde o simples facto de se pedirem esclarecimentos pode ser interpretado como um acto de insubordinação.

Fica aqui um desafio , uma sessão publica de esclarecimento para acabar com os possiveis medos,ou então a tratolixo pode fazer uma série de comunicados a esclarecer toda a situação , mas espera a Tratolixo já o fez no dia 7 de Outubro não foi , dois dias antes das eleições ...

Sem comentários: