8 de novembro de 2005

A ferro e fogo...














Estão quentes as noites em França , a revolta a que assistimos pelas televisões é o resultado de uma série de más politicas de integração social que , não só a França , mas toda a Europa tem vindo a fazer ao longo dos anos.
A criação de guetos , bairros onde estão amontoados os imigrantes , onde gangs organizados fazem a lei e onde as politicas sociais são uma miragem , tornaram estes locais nas periferias das grandes cidades da Europa locais inseguros e perigosos.
A revolta destes grupos de jovens , com grande violência é um forte alerta , temos hoje entre nós uma nova geração de Europeus que não se identifica com o Pais que acolheu os seus progenitores, não são Europeus nem Africanos , onde estão as suas raizes culturais?

É preciso lembrar que em Portugal corremos tambem o risco de virem a acontecer situações como as de França , são milhares de jovens , filhos de imigrantes que vivem não só á margem das Cidades mas tambem da Sociedade , saber integrar não é moldar os imigrantes á nossa imagem , é antes criar as condições para que enquanto cidadãos tenham possibilidades de ter direitos e deveres como qualquer outro cidadão , e ao mesmo tempo manter a sua identidade social e cultural.
Escolas , centros de dia , empregos , centros sociais e cuturais , é por aqui que se faz uma integração , é nos bairros que devemos começar a "atacar" este problema , é com a 2º geração que temos que trabalhar , temos de integrar para não ter-mos de mais tarde que passar a atacar .

1 comentário:

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »