13 de outubro de 2005

Alguns já se devem ter questionado porque razão ainda não escrevi neste meu espaço sobre o resultado das eleições autarquicas no nosso Concelho , a razão é simples , não quis escrever sobre este assunto ainda com a cabeça "quente" , por vezes quando falamos em cima dos acontecimentos dizemos coisas que mais tarde verificamos serem erradas , após analisar os numeros e os factos aqui vai a minha reflexão pessoal sobre a noite de 9 de Outubro de 2005.

Os resultados não mentem e são bem claros , com 56,47% dos votos o PSD é o claro vencedor remetendo o PS para uns escaços 27,75% , se somarmos a isto a conquista de todas as Juntas de Freguesia pelo PSD (duas são independentes é certo , mas de independência muito duvidosa) o resultado para o PS é de hecatombe e para o PSD uma vitoria a toda a linha , de salientar tambem o aumento de votos na coligação PCP-PEV que vê crescer a sua representação na Assembleia Municipal (de um deputado passa para dois) e em várias Assembleias de Freguesia.
Verificamos que o PS perde votos quer para a direita , quer para a esquerda , e que o principal beneficiado com a perda de votos no PS foi a coligação PCP-PEV .
Os restantes partidos não conseguem obter resultados que lhes permitam sequer "sonhar" com algum tipo de representação.
As contas estão feitas o PSD passa a governar Mafra com uma confortavel maioria na Câmara (5 Vereadores , contra 2 do PS) e com grande vantagem na Assembleia Municipal .

O grande derrotado da noite foi o PS , perde em toda a linha , é preciso recuar a 1985 para vermos um resultado pior ( 21,9%) , a perda das quatro Juntas ( Mafra,Malveira,Igreja Nova e Sobral da Abelheira) foi um duro golpe para a hostes Socialista, a sua representação em Mafra fica reduzida a nada , os dois Vereadores eleitos pouco ou nada podem fazer e na Assembleia Municipal a minoria Socialista terá de gritar bem alto para se fazer ouvir.

O panorama é desolador , os proximos quatro anos não vão ser nada faceis para os Socialistas Mafrenses , é urgente refundar o PS , aqueles que falharam têm de assumir as suas responsabilidades e dár lugar a outros , gente nova com capacidade de chamar até ao PS "sangue novo".
Basta do discurso recorrente de que no nosso Concelho não existem pessoas para trabalhar com o PS , o PS tem de sair das suas quatro paredes e procurar lá fora as pessoas, o PS tem de ser a voz da oposição durante os quatro anos e não durante os ultimos seis meses antes das eleições , ser oposição não é denegrir o adversário , é antes saber propor e dár ao eleitor uma alternativa credivel e de confiança em quem votar.

O PS vai recuperar e vai voltar a ocupar o seu lugar , para isso á que ter coragem de mudar de protagonistas , eu por mim estou pronto.

Vamos a isto Juntos!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

resta referir que cerca de 1.500 pessoas foram votar e manifestaram o seu descontentamento com a classe política votando em branco ou anulando o seu voto. dá que pensar...

Anónimo disse...

Bem, quem lê as diversas mensagens que coloca sobre a campanha e os candidatos, fica realmente atónito...
Tanta incoerência faz perceber que quem os conhece (a si e aos amigos políticos) realmente não vota em vós...
Passa da força da campanha, para a crítica parva, para a euforia da possível vitória na Ericeira, para agora vir dizer que o PS precisa de renovação... de gente nova... Então esta não foi uma renovação? esta gente não era nova? Diz que a oposição não deve ser destrutiva... então o que fizeram nesta campanha, se não tentar destruir os opositores e apresentar ideias parvas como o metro até à Ericeira... Bom, o povo percebeu a vossa anedota.

Anónimo disse...

O que dá que pensar é que o dobro das pessoas que votou PS votou PSD. Esmagadoramente cerca de 15.000 pessoas escolheram um líder, isto sim... dá que pensar...

Anónimo disse...

Meus amigos , é certo que sou do PS,mas,não sofro de "Partidarite",o PS falhou e há que saber retirar deste resultado as devidas consequências politicas.
Quanto á minha "Euforia" para a Ericeira era real e não retiro uma virgula ao que escrevi,quanto ás caras novas refiro-me á estrutura interna do PS Mafra,é urgente uma renovação desde as bases até aos corpos "directivos".
Os posts que coloquei durante a pré-campanha e campanha só deixam atonitos aqueles que só vêm uma "cor" á frente,enquanto eu poder e quiser vou manter esta postura de analise , doa a quem doer.
Acredito que para alguns a minha critica é "parva" , sem sentido , mas esses são os conformados com tudo e todos , do inconformismo nascem novas ideias e alternativas , e é isto no fundo que continua a incomodar muita gente, o meu inconformismo.
Viva a Democracia!!!

CMC disse...

Referes, e muito bem Pedro, que um rumo político com efectiva mudança, mobilizador, dinamizador e promotor da participação de diversas pessoas interessadas, tendo ou não militância partidária, com o objectivo de apresentar às pessoas um projecto vencedor e com a orientação de querer mudar, para melhor, o concelho em que vivem, só se faz com tempo.
Não é a meia-dúzia de dias que se pretende conquistar e fazer algo. Este é chão que já deu uvas.

Anónimo disse...

O caminho faz-se caminhando , é com tempo e dedicação que surgem projectos crediveis , um PS aberto a todos que queiram participar na mudança de rumo do Concelho de Mafra , eis um dos pontos do caminho.

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »