29 de agosto de 2005

"Postal da Ericeira"



Quem teve a oportunidade de ler o Expresso do sábado passado , mais concretamente a revista Única , deparou-se com a crónica de Inês Pedrosa com o titulo "Postal da Ericeira" , convido quem poder a ler .
Transcrevo algumas partes para que possamos neste espaço "debitar" algumas opiniões:

" Mas aquilo que de ano para ano , faz crescer o brilho azul do mar , é o grandioso cimento. As encostas da Ericeira vão desaparecendo , vergadas por uma loucura urbanísticas autenticamente orgíaca. Num pequeno vale que , há uma década , a autarquia jurava eternamente destinado à nidificação do melro , nidificou um alvo bloco de apartamentos , encimado por outro , de formas esdrúxulas , em amarelo-torrado e castanho-tropa."

" A pessoa chega a um ponto em que suspira por um arremendo de senso estético , uma só lágrima de gosto caindo sobre um papel de lei , que pelo menos obrigasse os elefantes da arquitetura local ao uniforme do branco debruado a azul."

" Não fossem as lojas de chineses , até se diria que já tínhamos chegado à Madeira. "

" (...) estas colinas de casas encavalitadas umas sobre as outras são apenas um pormenor na vitoriosa corrida do progresso. Ou pensam que é com melros que se constroem auto-estradas , como a que o Municipio de Mafra inaugurou há poucos meses ? "


Quanto ao Boletim Municipal "Mafra-Notícias" , Inês Pedrosa termina com a seguinte frase:

" Até eu , que não aprendo a estar calada diante desta revista de homenagem à dinâmica do presente ( não se pode chamar-lhe auto-homenagem porque as verbas que a sustentam são as dos munícepes ) , emudeço."

1 comentário:

Anónimo disse...

Convido a Inês Pedrosa a vir ver a qunta das pevides em Mafra , este Concelho está a saque , é uma vergonha e ninguem faz nada , o P.S que podia fazer alguma coisa vai levar uma cabazada que nos proximos quatro anos vai andar a apanhar bones.

Parabens a este blog , que tem a coragem de não ser anonomo para pôr o dedo na ferida.