17 de janeiro de 2008

Estratégia


Vivemos num Concelho em mutação, as novas vias estão a alterar por completo a paisagem e a forma como o que antes parecia longe se vai tornar mais perto.
Estas novas vias trazem consigo uma “maré” de novos habitantes, sinal bem claro desta migração para o nosso Concelho é o número de condomínios, prédios e vivendas que um pouco por todo o lado vemos crescer, com este crescimento populacional e urbano vemos chegar as grandes superfícies comerciais que colocadas de forma estratégica tem tendência a “secar” por completo o comércio dito tradicional que já mesmo antes da chegada destes espaços vivia dias muito difíceis.
O nosso comércio dá sinais preocupantes de estar a atravessar uma grave crise, aliado à crise nacional temos também por cá uma crescente falta de aposta dos responsáveis Concelhios na valorização das zonas do comércio tradicional que vê assim fugir um cada vez maior número de clientes para outros espaços onde o estacionamento é fácil e onde a circulação pedonal é natural.
Onde está a nossa indústria, onde vão os nossos jovens trabalhar, pelos vistos as novas vias resolvem este problema, é que assim mais rapidamente saem para procurar o trabalho que por cá não encontram.
Convido todos a fazerem uma visita a todas as novas zonas residenciais que estão a aparecer no nosso Concelho, a inexistência de espaços para a instalação de qualquer tipo de pequeno comércio é um sinal claro que no futuro aquele locais serão sem duvida “dormitórios”, as compras vão ser feitas nos grandes espaços comerciais e rapidamente estas pessoas estarão em casa. Este secar das zonas “velhas” das nossas Vilas aliado à desertificação comercial das novas urbanizações não augura nada de bom para o futuro, podem pensar alguns que estou a ser catastrófico, mas, o que está a acontecer por cá já aconteceu em Concelhos vizinhos com resultados terríveis.
Há quem diga que isto é progresso, outros temem que a “qualidade de vida” se transforme rapidamente numa miragem, em meu entender estamos ainda a tempo de inverter a tendência negativa deste crescimento, é claro que as novas escolas que estão a ser construídas trazem um importante contributo para a melhoria da qualidade de vida, mas temos de perceber que a educação é apenas um dos pontos deste desenvolvimento, aliás, esta construção de Escolas vem tornar bem claro que o crescimento populacional vai ser brutal, mas que não aconteça como na nova Escola Hélia Correia em Mafra onde passados 2 anos da sua inauguração esta já não tinha capacidade para mais alunos, obrigando muitos pais que trabalham e vivem em Mafra a colocar os seus filhos em Escolas fora da Freguesia!
Não podemos nem devemos olhar para o betão e alcatrão como único sinal de desenvolvimento, este erro paga-se bem caro, Portugal apostou durante muitos anos no betão e hoje todos pagamos bem caro essa factura.
Coloco aqui uma ultima questão, qual é afinal o grande plano estratégico para o futuro do nosso Concelho?

1 comentário:

Artur Coelho disse...

Plano...? Autorizar a acumulação de condomínios em cada centímetro quadrado acessível por auto-estrada, estrada ou caminho rural, ajudando a enriquecer uma multidão de construtores patos-bravos. E pronto. Assim se assiste ao transformar do eixo Ericeira-Venda do Pinheiro numa nova zona ic-19, com a promessa de praia no final do engarrafamento...