26 de fevereiro de 2009

Diz-me que inimigo escolhes e eu dir-te-ei quem és.

"É evidente que acredito em conspirações e que posso identificar algumas do Portugal Contemporâneo. A de 24 de Agosto de 1820, promovida pelo Sinédrio. A da Maria da Fonte e da Patuleia que só frutificaram com a Regeneração de 1851. A de 1910, com base nos Jovens Turcos e na Carbonária. A do dezembrismo sidonista de 1917, com os subsídios do latifundiário alentejano do Partido Unionista, avô de um antigo deputado europeu da actualidade. A do 28 de Maio de 1926 que meteu um conspirador de 1910, acabando usurpada pela ditadura das finanças e das forças vivas. A do 25 de Abril de 1974 que foi mobilizada pelo movimento dos chamados capitães."
(...)

"Hoje, é Freeport, Casa Pia e Apito, o prefeito emérito da Congregação da Causa dos Santos, o grupo de pressão LGT e, sobretudo, o sindicato eterno do elogio mútuo. Fica a explicação conveniente para cada um: a campanha negra contra Sócrates; a cabala contra o PS; o anticomunismo primário; a doença infantil do esquerdismo; a antinação; os revisas; os fachos; as pinoquídas dos jotas e dos jornais partidários; as denúncias da espionite pidesca com periscópio de fora. Por mim, só sei que nada sei. Mas que a hidra da corrupção leva a que o crime compense, não tenho dúvidas. Não acredito em teorias da conspiração, mas que as há, as há. O mundo da razão de Estado e da compra do poder continua a mover-se. E sorrio com estas volutas de uma crise mental. Diz-me que inimigo escolhes e eu dir-te-ei quem és..."

Sobre o tempo que passa

Just kidding!


Mas que grande baile!

Cinco a zero, bolas, dei por mim em Alvalade a assistir a um jogo historico, só é pena que se tenha feito historia pelos piores motivos!

25 de fevereiro de 2009

Vai ser a doer!


Vou agora para o estadio!

Eis o verdadeiro e original Politico Pinoquio.

OS TRINTÕES

A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida.
E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.
O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer.
'Quem?', perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer! Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo?
A própria música: 'Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além...' era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.

Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.

O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas,lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual...

E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul.
Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.

Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos:Ele nunca subiu a uma árvore!
E pior, nunca caiu de uma. É um mole.

Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema.

Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos.

Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos.
Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra.

Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.

Confesso, senti-me velho...

Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador.

Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.
Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído.

Doenças com nomes tipo 'Moleculum infanticus', que não existiam antigamente.
No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de 'terno' nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.

Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos.
Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo.

Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia.

E sabíamos viver com isso. Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?

E ainda nos chamavam geração 'rasca'... Nós éramos mais a geração 'à rasca', isso sim. Sempre à rasca de dinheiro,sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro. Agora não falta nada aos putos.


Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de presente de anos e Natal, tudo junto.

Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.

Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta.
Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.

Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas.
É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.'
(Nota: ...os chocolates não eram gamados no 'Pingo Doce'... Ainda se chamava 'Pão de Açúcar'!!!)

ARTIGO DE NUNO MARKL

Perigosos Socialistas


Tem sido uma constante em vários comentadores Norte Americanos a quase inevitabilidade das nacionalizações na Banca, dizem eles que, a forma de salvar o sistema está exactamente no fim daquilo que era a sua principal filosofia, digo eu.
Este tipo de discurso e de teoria há tanto tempo defendido por tantos “perigosos radicais de Esquerda” é hoje encarado como um acto e um facto imprescindíveis para manter a Economia a funcionar e evitar desta maneira um maior colapso do Capitalismo desenfreado e desregulado a que tivemos a oportunidade de assistir durante os últimos 25 anos.
Quem me disse-se à um ano atrás que dos EUA viriam estes “loucos radicais” propor estas soluções era por mim tratado com uma sonora gargalhada, afinal os perigosos Socialistas estão é na América e não é do Sul, é do Norte mesmo!

A Passarinha de Braga.

Toda a historia que se passou em Braga por causa desta imagem é o retrato de um País onde ainda existe gente que se contorce quando a “moral e bons costumes” são postos em causa. Depois do Magalhães de Torres Vedras a passarinha de Braga é uma imagem anedótica daquilo que ainda subsiste cá por estas paragens, gente que se sente incomodada com este tipo de coisas, que não entende e não percebe que o tão apregoado mal esta muito simplesmente nas suas abjectas cabeças!

20 de fevereiro de 2009

Visualização da Crise


The Crisis of Credit Visualized from Jonathan Jarvis on Vimeo.

Tá reposta a legalidade.


Já estou mais descansado, é que eu já tinha preparado a minha fatiota para o Carnaval de Torres Vedras deste ano e é assim um pouco para a badalhoca, estou ansiosa, ups, quer dizer ansioso para vestir aquela mini-saia!

P.S: Para quem não sabe o Carnaval Saloio tem uma particularidade engraçada, tudo ou quase tudo que é homem de “barba rija” gosta de vestir a sua saia, pintar as beiças e ir dançar como se fosse um elemento de uma Escola de Samba com doença de Parkinson!!!

Uma questão de nervos.

Foi-me relatado que após a derrocada da Quarta-feira passada uma das prioridades era manter a comunicação social afastada, aliás, dissera-me mesmo que andava gente muito nervosa com o interesse mediático do acontecimento, mas do que estavam à espera, que ninguém desse por nada e que a coisa fica-se apenas pela comunicação social do Concelho?

Para as mulheres com amor...

Ora toma lá o Magalhães especial para o MP de Torres Vedras!

Dedicado aos ejaculadores precoces do MP e a todos os moralistas. O Magalhães 2.0.

19 de fevereiro de 2009

Eu vou outra vez!

Ridículo






Ridículo, não existe outra palavra para classificar esta notícia, se de facto existiu uma queixa contra a sátira ao computador Magalhães e se for confirmado que o Ministério Publico agiu de forma a retirar a imagens isto é de facto uma Palhaçada.
Parece-me incompreensível que nesta festa que sempre se pautou pela saudável “loucura” e sátira social estejamos a assistir a um acto desta natureza, fica a pergunta, o MP foi contagiado pela loucura Carnavalesca ou estes Senhores estão a dar em doidos?

Serviço Publico

Porque este espaço também pode ser vosso aqui vai conforme solicitado pelo Pintor Luis Athouguia a divulgação da exposição “CRÓNICAS DO INDIZÍVEL” que vai ser inaugurada no próximo dia 28 de Fevereiro pelas 17 horas na Casa da Cultura D. Pedro V em Mafra. Esta exposição vai estar patente ate dia 28 de Março.

A derrocada.

Estrada cortada por derrocada
Pelas 10.30h de hoje derrocada de terras na zona do Juncal, corta a estrada 116 nos dois sentidos, entre a Malveira e Alcainça, bem como o acesso à Auto-estrada naquele local. Tanto quanto percebemos não há registo de vitimas. Estão no local ambulâncias, a GNR e os Bombeiros. Não nos autorizaram a fotografar. Mas registámos de longe as imagens possíveis.
O Ericeira

Foi ontem noticia a derrocada que aconteceu na zona do Juncal, para quem conhece o local guarda na memória o impressionante paredão que ali se encontrava e é de facto uma imensa sorte ninguém ter saído deste incidente ferido ou mesmo morto.
É fácil utilizar estes acontecimentos para colocar em causa a segurança da recém inaugurada Auto-estrada e isso com este acontecimento surge naturalmente.
Hoje foi possível ouvir muita gente a questionar se aquela via oferece as garantias de segurança necessárias, quero acreditar que sim e que tudo está a ser feito para de uma forma rápida e eficiente ser resposta a circulação naquele troço da via.
Não deixa de ser preocupante que isto aconteça pondo em causa a segurança das pessoas, fica o alerta.

TVI



«Nunca alinhando nas teses da cabala e das campanhas negras, pode dizer-se, de um modo geral, que a Comunicação Social andou bem e que até fez algum trabalho de investigação. O mesmo não aconteceu com o jornal ‘Público’, com as velhas guerras contra Sócrates, que mancham a sua isenção e credibilidade e com a TVI do casal Moniz. O que a TVI e Manuela Moura Guedes têm feito, no jornal das sextas-feiras, é perseguição pura e dura a Sócrates, não é jornalismo. O casal Moniz serve-se deste órgão de Comunicação Social poderoso para fazer campanha política. É arrepiante o que se passa às sextas-feiras nesta estação, com as peças montadas e articuladas ao sabor dos comentários da pivô do jornal. Este jornal da TVI está transformado numa máquina para triturar Sócrates e para assassinar o seu carácter, sem respeito pelas garantias básicas deste cidadão, que também tem direito ao seu bom-nome. Sem prejuízo da veracidade dos factos sobre o caso Freeport, a informação não pode ser feita a qualquer preço.Os olhos, o rosto, o fácies, os trejeitos na cadeira e a incomodação de Manuela Moura Guedes são escandalosamente visíveis. E estes também são elementos estimáveis na apreciação de uma informação séria, isenta e responsável, o que não é o caso. Incomoda este espectáculo.E, quando assim é, Sócrates tem razão.»
Juiz desembargador Rui Rangel, O negro balanço

Telepatia virtual


Fiz isto pelo menos 10 vezes e o homem acertou sempre.

Alguem me explica como isto funciona?

Liberal à moda antiga.

"Não «alimento» programas de televisão medíocres, tipo «prós e contras», mas tenho «doutrina» sobre o assunto debatido na última segunda-feira: o Estado deve assegurar a liberdade de escolha de cada cidadão. Em tudo. De cada um casar (ou não casar) com quem quer e lhe dá na gana, independentemente do sexo, da raça, da religião ou da deficiência física; de comer rissóis, independentemente de serem cozinhados na cada da D. Albertina, sem que tenha de ser feita prova de que ela lavou as mãos depois de ter ido à casa de banho, como ASAE pretende; de abortar ou não abortar; de fumar ou não fumar. O Estado não deve decidir o que cada cidadão deve ou não fazer. Apenas deve assegurar que a liberdade de escolha garantida a cada cidadão não prejudica o vizinho do lado. Sou um liberal à moda antiga, como diria o Francisco."

Tomás Vasques

18 de fevereiro de 2009

Casamento Gay.

Anda para ai um grande debate sobre o casamento Gay, para mim heterossexual casado e com um filho olho para todo este celeuma e ruído com um certo espanto, a Igreja mais uma vez “puxa dos seus galões” de garante da Moral e bons costumes da Sociedade e lança para a praça pública uma série de declarações que de tão básicas deixam os seus argumentos cair em grande parte das vezes no ridículo, por outro lado alguns dos defensores do Casamento entre Pessoas do mesmo sexo continuam a insistir na tecla da perseguição e da homofobia, ora em ambos os casos assistimos a um extremar de posições.

Se os homossexuais se querem casar e desta forma ter os mesmos direitos que os outros Cidadãos então que o possam fazer, a mim não me choca minimamente, conheço alguns homossexuais, velhos e novos, homens e mulheres, são Cidadãos como os outros que contribuem para a Sociedade e que não encaixam de alguma forma no estereótipo do “maricas”, estes homens e mulheres conseguem ser Pais/Mães tão bons e maus como qualquer outro casal heterossexual,

Mais uma vez e depois da Lei da despenalização do aborto parece-me que vamos assistir a um importante avanço nos direitos Sociais.
Podem alguns dizer que nesta altura de profunda crise Económica não faz sentido vir com estas questões ou que esta proposta colocada por José Sócrates na sua Moção ao XVI Congresso do partido Socialista se destina a desviar as atenções da Crise, isto não faz sentido, uma questão de igualdade e justiça Social nunca deve esperar por dias “calmos” ou melhores.

Nem aqui vou comentar aquilo que tenho lido por parte daqueles que dizem que os homossexuais são “doentes”, “degradados morais”, “deficientes Psíquicos e somáticos”, etc.

Por mim estou tranquilo, não temo que se o Casamento entre Pessoas do mesmo sexo for aprovado a malta desate a dar em Gay, tal como nunca receei que após a Despenalização do Aborto tal procedimento se tornasse um habito corriqueiro, afinal quem tem medo?

16 de fevereiro de 2009

Cupido.


Congresso Partido Socialista


Fui eleito em conjunto com o meu Camarada Sérgio Mota delegado para o XVI Congresso do Partido Socialista, agradeço a confiança em mim depositada pelos meus Camaradas de Mafra, e prometo durante o congresso fazer aqui neste espaço um apanhado do que for acontecendo.

13 de fevereiro de 2009

Porque hoje é sexta



Vale a pena continuar a sonhar...

Sinais da crise na Europa.

Governo alemão poderá ser forçado a nacionalizar o Hypo Real Estate

A economia de França registou a maior contracção em mais de 20 anos no quarto trimestre, o que intensifica as preocupações quanto à recessão económica que a Zona Euro enfrenta.O produto interno bruto (PIB) francês caiu 1,2% no quarto trimestre de 2008, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística de França.

A economia alemã recuou 2,1 por cento no quarto trimestre do ano passado, "a maior queda do Produto Interno Bruto (PIB) num só trimestre desde a reunificação do país" em 1990 .

A Itália, que entrou em recessão técnica no terceiro trimestre do ano passado, continuou a agravar a sua situação económica no quarto trimestre de 2008, ao apresentar uma queda do PIB de 1,8 por cento, foi hoje anunciado pelo instituto nacional de estatística (Istat) do país.
Zona Euro contrai 1,5% no quarto trimestre

A economia portuguesa contraiu-se dois por cento no quarto trimestre do ano, face ao trimestre anterior, desempenho que contribuiu decisivamente para a variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no conjunto do ano, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística na sua estimativa rápida. Em Janeiro, a inflação homóloga caiu para 0,2 por cento, menos seis décimas do que em Dezembro e o valor mínimo histórico registado pelos inquéritos realizados pelo instituto.

Euribor atinge valor mais baixo de sempre

O Padrinho


"Mantém os teus amigos perto de ti e os teus inimigos mais perto ainda."
Vito Corleone/Al Pacino
em 'O Padrinho II', de Francis Ford Coppola (1974)

Marx


"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."

Marx, O Capital, 1867

12 de fevereiro de 2009

Papel higiénico do Benfica!


Liga dos Amigos de Mafra


Tomei ontem posse como membro da Direcção da Liga dos Amigos de Mafra, vai ser um trabalho estimulante e motivador, existem muitas coisas para fazer, acredito que no fim o balanço vai ser positivo.

Layoff

Tou com a crise dos 33!

Artes ancestrais

Encontrada em Mafra uma das maiores concentrações de fornos neolíticos da Europa

Os arqueólogos que estudaram o solo onde foi construída a auto-estrada A21, Ericeira/Mafra/Malveira, afirmam ter encontrado uma das maiores concentrações de fornos de argila (110) existentes na Europa, do período do neolítico."Este conjunto de 110 fornos do neolítico corresponde a uma das maiores concentrações de fornos existentes em território europeu", afirmou hoje Ana Catarina Sousa, arqueóloga responsável pelas escavações.

"Além da quantidade de fornos do neolítico, encontrámos mais um forno romano, outro da Idade Média e da Idade Moderna, o que significa que o Homem ocupou este território e com uma mesma estratégia: a exploração de argila", acrescentou Ana Sousa que também pertence ao gabinete de arqueologia da Câmara de Mafra.

Publico

Este achado para alem da sua importância histórica e documental reverte-se também de um alto simbolismo para as gentes de Mafra, a argila ou se quisermos o barro é um dos grandes símbolos desta Freguesia, se a isto juntarmos o Pão (também feito em fornos) temos um património riquíssimo que convêm preservar e divulgar.Já aqui o referi várias vezes, as indústrias da olaria e do pão podem e devem ser pólos de divulgação da nossa cultura tradicional, uma Escola de Artes e ofícios tradicionais onde estas artes ancestrais fossem ensinadas e divulgadas aos mais jovens era um passo muito interessante.

Até tu Brutus?


A União de Sindicatos de Lisboa, afecta à CGTP, vai encerrar no final do mês a sua delegação em Mafra, a única representação sindical nesse concelho. Dizem os seus responsáveis que com crise, e com o aumento do desemprego, veio a diminuição de quotas, logo também esta união de sindicatos se vê a braços com o estrangulamento financeiro. A opção foi então a de encerrar a delegação de Mafra e extinguir o posto de trabalho da única funcionária que ali trabalhava há 28 anos, que será mais uma a entrar nas contas do desemprego já no próximo mês de Março.Numa altura como a que atravessamos seria de esperar que não fossem também os sindicatos a agirem como uma qualquer empresa. Fica como sempre o velho ditado: "Faz o que eu te digo, não faças o que eu faço".

O que é que pensas quando te dizem "vamos beber um copo?"


11 de fevereiro de 2009

Cuidado com os Tubarões!



Está um Albatroz descansado a pensar que o mar até esta calmo que a coisa até está controlada quando de um momento para o outro surge um Tubarão e Zás, já está, o Albatroz já era.
Pois é, todo o cuidado é pouco, cuidado com os Tubarões eles atacam quando menos se espera…

A minha geração


Vamos lá a ser honestinhos: esta conversa sobre os defeitos das gerações mais novas é, sobretudo, fruto da falta de memória e da inveja.Muita vontade de rir me dá quando vejo um grupo de gente de meia-idade a vociferar contra o consumo de álcool dos filhos – dos outros, claro está – adolescentes. Estes rapazes e raparigas da minha idade estão, com certeza, esquecidos dos copinhos de São Domingos e CRF que qualquer café de esquina lhes servia nos intervalos das aulas da manhã do Ciclo Preparatório. Os únicos protestos que ouvíamos do empregado do café tinham a ver, ou com as moedas pretas que recolhíamos para beber os ditos bagacinhos – o que o forçava uma contagem sempre maçadora - ou com a mania, de alguns, de apagar os cigarros nos pires das bicas. Ouviu bem, imberbe adolescente que caiu por azar neste sítio: a malta aos doze anos comprava os cigarros que muito bem lhe apetecia sem precisar de recorrer a esses esquemas que vocês agora inventam. E querem mais? Aos 16 anos havia muito professor que nos deixava fumar nas aulas. E da charraria nem vale a pena falar. O único problema que podíamos ter quando fumávamos ganzas no pátio do liceu era os mais velhos roubar-nos as sopinhas. Nesse caso recorríamos aos contínuos argumentando que nos tinham roubado os cigarros. Estamos conversados quanto à falta de memória, ou preciso de perguntar aos mais esquecidos quantas vezes não vos serviram a vigésima imperial em qualquer chafarrica ou “civilizada” cervejaria não tendo os meus caros um pêlo que fosse na cara? Pois, pois, os miúdos de agora são piores e vivem sem qualquer controle.


Eles andem ai!

Lê-se o que os responsáveis de uma tal Federação Portuguesa pela Vida escrevem e dizem por estes dias e não se acredita.«De facto, as grandes vítimas da liberalização do aborto são as mulheres. Aquilo que todos os dias encontramos são mulheres com depressões, arrastadas, pela situação do aborto», garante Isilda Pegado. Mas como era antes da legalização da IVG?

Corria tudo melhor às mulheres por abortarem no meio de baratas? Ficavam menos deprimidas quando se viam presas? Ou quando chegavam ao hospital para raspagens de emergência e ainda eram insultadas pelos profissionais de saúde mais beatos?Mas é um outro ideólogo da coisa, Pinheiro Torres, a ganhar o prémio da sugestão mais cruel e alucinada: «é um direito das mulheres, que ao menos sejam confrontadas com aquilo que representa uma gravidez. Façam a ecografia e mostrem-na.» Como é típico de quem quer impor as suas ideias sobre vida, morte e moral a toda a gente, este senhor confunde um direito com uma obrigação. E toma as mulheres por imbecis incapazes de perceberem o que estão a fazer sem antes verem uns bonecos. Só faltava mesmo a quem já está prestes a passar por um dos momentos mais difíceis da sua vida ter de levar com malta desta aos urros, com um crucifixo numa mão e um porta-chaves do “Zezinho” na outra.Antes do referendo é que estava tudo bem; ou, pelo menos, bem melhor que agora: «Os senhores da liberalização herdaram um país com as mais baixas taxas de aborto da Europa, como agora se comprova…» E até a fuga do ogre Jardim ao cumprimento da lei é tida por exemplar, estando mal quem impôs a legalidade: «A Região Autónoma da Madeira, durante meses, resistiu à aplicação da lei – folhetim que demonstra bem a prepotência do poder central.»

Cinco Dias

O império contra ataca



A Igreja perdeu a vergonha e vai daí pede aos crentes para não votarem nos Partidos que defendam o casamento Gay. Vamos assistir a uma nova derrota da Igreja que parece que ainda não percebeu que há muito os seus crentes não obedecem aos seus clérigos e que sabem perfeitamente distinguir entre Estado e Igreja.

4 Anos

Faz hoje quatro anos que comecei este Blog, tem sido uma experiência fascinante e um agradável desafio.
Neste espaço virtual tenho colocado muitas ideias e comentários sobre Economia, Politica, Portugal, Mafra, pessoas, amores e dissabores.
À medida que o tempo passou este Blog deixou de ser um simples espaço aonde escrevo, começou de alguma forma a fazer parte de mim, do meu dia-a-dia e da forma como relato o que sinto e vejo.
A todos sem excepção um muito obrigado por estes quatro anos!

Medo

Como escreve o Francisco, e muito bem: «O medo é um dos inimigos da democracia; deve combater-se com dignidade e voz à altura. Apregoar aos sete ventos que «estou cheio de medo» não é uma garantia do denunciante; é uma amostra de mariquice. Medo? Não me lixem. Se têm medo, falem.»
Por Tomás Vasques

10 de fevereiro de 2009

A reter












Mário Soares

Esta não dá capa.

Organização internacional diz que Sócrates está no bom caminho com medidas contra o desemprego.

João Cortez


Fica aqui um site a não perder de um grande artista Mafrense, João Cortez, ele pinta, escreve e faz escultura.
Força amigo, vive o sonho!

Pobres ricos.


Cuidado!


Antes da crise, quem ganhasse o Euromilhões esforçava-se por fugir dos ladrões e dos vigaristas e tentava colocar o dinheiro num banco, em bom recato.
Agora, os vencedores têm uma preocupação adicional: fugir dos bancos.

Coincidências.


É impressão minha ou assim que começaram a sair sondagens onde se notava que o caso Freeport não tinha qualquer influência para fazer o Partido Socialista descer deixamos de ouvir falar tanto deste assunto.
Ele há com cada coincidência!

9 de fevereiro de 2009

Fé.

Tenho para com a religião um relacionamento distante, não que não tenha a minha fé que ao longo da minha vida me tem dado um agradável conforto quando as coisas me correm mal, esta fé que tenho não tem nome ou imagem, baseia-se naquilo que sinto, no fundo tem a sua base nos sentimentos que não se explicam mas se sentem.

Não sou um crítico das Religiões, olho para quem as professa com respeito sejam eles Cristãos, Muçulmanos, Hindus ou Budistas, sei que em cada uma deles residem algumas respostas, filosofias e conceitos que podem transformar a nossa vida em algo mais agradável.

Nos últimos tempos tem estado na ordem do dia uns Autocarros que circulam em algumas capitais europeias com uma frase do tipo
“ Provavelmente Deus não existe por isso aproveite a vida”, esta frase causa polémica e cria discussão, para os Religiosos é um insulto para os Ateus é uma forma de fazer simplesmente lembrar que Deus até pode não existir, claro que esta ideia dava à algum tempo atrás direito à forca ou à fogueira, mas felizmente os tempos são outros.

Inclino-me a pensar que de facto os dois lados tem razão, para os que acreditam em Deus ele está lá, sempre presente em todo o lado medindo e pesando os nossos mais pequenos passos para que no fim sejamos julgados, para os outros Deus não existe e a vida é o que é feita por nós e no fim tudo acaba.

No fim se calhar é isto mesmo Deus está em nós, na força que colocamos no que fazemos, no amor que damos, na energia que recebemos e retribuímos e na forma como tratamos os nossos semelhantes.

Património Mundial.


Câmara investe 7 milhões para candidatar palácio a património mundial




É de saudar esta iniciativa da Autarquia Mafrense que conta com o apoio do Governo neste caso através do Turismo de Portugal, Mafra merece uma transformação que dinamize toda a Vila e que traga mais valias quer em forma a captar mais turistas quer na requalificação da área comercial que fica defronte ao seu Palácio.

Se o Palácio Nacional de Mafra conseguir integrar o restrito leque de Monumentos que fazem parte da lista da UNESCO enquanto património mundial esta Vila ganha não só reconhecimento mas também vê acrescer as responsabilidades dos seus habitantes e governantes, dinamizar e dar vida a toda aquela zona é essencial, tornar aquele espaço num local aprazível e agradável não só para quem nos visita mas também a quem faz de Mafra a sua “casa”.

Avaliação.


Pois é!

Entretanto, as suspeitas de que as fugas ao segredo de justiça tiveram um alcance que vai muito para além levou muita gente a recear que o caso esteja a ser investigado e o próprio Expresso veio assegurar, em editorial, que não esteve envolvido em qualquer manobra: «Por isso, além do material que publicámos, temos material que recusámos publicar, ou por não estar devidamente confirmado através do cruzamento de fontes, ou por não estar suficientemente documentado, ou, ainda, por nos parecer proveniente de pessoas cuja motivação poderia não ser o simples esclarecimento e informação, mas antes espalhar boatos ou meias-verdades. ». Isto é, a própria direcção do Expresso diz que houve pessoas que tentaram espalhar “boatos e meias-verdades” e cuja intenção poderia “não ser o simples esclarecimento e informação”. Nunca um jornal foi tão longe ao denunciar a existência de manobras duvidosas.-
O Jumento

6 de fevereiro de 2009

Alerta


Mafra lidera desemprego na região


É em Mafra onde o aumento do desemprego se fez mais sentir com maior incidência (+ 24,5 %), seguindo-se a Lourinhã (+ 19,3%) e Cadaval (+17,8%), Sobral de Monte Agraço (+15%), sendo Torres Vedras (+12,2%) o concelho menos afectado, apesar de ser o mais numeroso em termos populacionais. O facto de Mafra estar perto de Lisboa, comparativamente aos restantes concelhos da região, onde se constatou uma grande oferta em termos imobiliários, constitui uma das razões que explicam o aumento do desemprego naquele concelho. "Tem havido um crescimento muito grande nos últimos tempos em Mafra. As pessoas trabalham em Lisboa e vivem entre o campo e a praia, sendo por isso considerado um concelho dormitório", justifica Carlos Pinto, director do Centro de Emprego de Torres Vedras.
Frenteoeste

Esta notícia é um sinal de alerta a ter em conta, é necessário de forma urgente começar a colocar no terreno uma série de politicas sociais, a Autarquia Mafrense não pode ficar indiferente a este flagelo, vai haver muita gente que vai necessitar de ajuda e da solidariedade de todos.

A reflectir.

Por mim, prefiro recordar o PS da Alameda, de 1975, quando Sócrates ainda lá não estava, e quando o ministro Silva e muitos outros ministros de hoje tentavam boicotar essa resistência, feita em nome do pluralismo e da sociedade aberta, contra o pré-chavezismo gonçalvista. Prefiro recordar e ser fiel ao Edmundo Pedro, quando este soube mobilizar a direita, o esquerda e o centro contra as sementes totalitárias que nos enredavam. Prefiro continuar a praticar os poemas de Manuel Alegre contra os "ministros do reino por vontade estranha" e apenas lamento que o PS profundo, mesmo aquele que, cumprindo o seu dever, apoia Sócrates, não se demarque do "malhar" e da teoria da bicicleta revolucionária da extrema-esquerda, plebeia ou chic, que, em desespero de causa, ocupou o centro de poder do partido e do Estado.

O mais perigoso tique do desespero situacionista acontece sempre que o poder estabelecido inventa uma união nacional centrista, com inimigos à esquerda e à direita, confundindo o partido com o Estado e assumindo que o respectivo programa e intereses se confundem com as necessidades nacionais. Entre o pensamento único e o partido-sistema, a fronteira é ténue. Foi este o discurso de Estaline e de Salazar, com as sucessivas purgas dos desviacionismos de esquerda e de direita. É este o insensível barril de lodo que está a levar Sócrates ao desespero do propagandismo do ministro Silva. É isto que lamento no partido herdeiro da Alameda!

Sobre o Tempo que passa.

Buracos.


«O buraco «sistémico» do BPN já duplicou e alguém estima em mais de mil e quinhentos milhões de euros o seu actual valor. Parece que se pretende que a CGD continue a desembolsar. Eu estou contra. Até porque a situação social não está para brincadeiras...»



Quanto mais dinheiro será necessário colocar naquele buraco sem fundo a que chamam BPN, será que não poderemos vir a assistir brevemente a um “contágio” que pode vir a atingir a própria Caixa Geral de Depósitos?

Ai Manela!


AFINAL O FREEPORT NÃO ESTAVA SUJEITO A ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL

«É mais um dado que vem lançar ainda mais confusão para o processo Freeport. Até agora, a polémica andou à volta da aprovação do segundo estudo de impacte ambiental, que deu luz verde ao projecto. Mas, um documento, a que o DN teve acesso, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDTRLVT), de Novembro de 2003, citando a Autoridade de Impacte Ambiental que analisou o caso, realça que o Freeport de Alcochete "não estava sujeito a avaliação de impacte ambiental, mas que por vontade, quer do Ministério do Ambiente quer da Câmara de Alcochete, optou-se por avançar com este procedimento em nome da transparência e do enquadramento da pretensão face à sensibilidade do local".»
Diário de Notícias

5 de fevereiro de 2009

Well done

The White House on Wednesday announced strict limits on executive pay for financial institutions receiving “exceptional assistance” from the US government, part of its drive to tighten up the rules for bailing out Wall Street.
An administration official said that pay would be limited to $500,000 for the senior executives in institutions such as Citibank and AIG that were receiving targeted relief from government funds. Executives could also receive restricted stock, but it could only pay out after government support had been repaid».
Financial Times

Verdades que não dão capa

A mãe do primeiro-ministro José Sócrates, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, comprou o apartamento onde reside na Rua Braamcamp, no centro de Lisboa, a uma sociedade “offshore” com sede nas ilhas Virgens Britânicas, e pagou-o a pronto num ano em que declarou menos de 250 euros de rendimentos, noticia hoje o jornal diário “Correio da Manhã”

Hoje, dia 5 de Fevereiro, depois de muita tinta, que permitia leituras dúbias em relação à família do Primeiro-Ministro, em nota editorial, com pouco destaque, o Correio da Manhã expressa:

Maria Adelaide de Carvalho Monteiro, mãe de José Sócrates, recebe uma pensão inferior a 250 euros por mês.
O CM escreveu que Maria Adelaide auferia 3000 euros/mês. Tal notícia baseou-se em documentos da Segurança Social nos quais constavam 11 registos, referentes a 2007, cada um no montante de 3222 euros. Estes registos tinham códigos de ficheiro e lotes diferentes. Antes da publicação da notícia, o gabinete do primeiro-ministro foi confrontado com os referidos dados, não tendo o CM obtido qualquer resposta.
No entanto, no seguimento da investigação, apurámos que esses registos correspondiam a repetições do rendimento total anual, o que significa que, em 2007, Maria Adelaide, recebeu, em cada uma das 14 prestações, 230,14 euros. Pelo erro, pedimos desculpa aos visados e aos leitores.

Pelos vistos, Maria Adelaide Carvalho Monteiro não mentiu, mas viu o seu nome ser manchado. E a correcção do erro foi tão pequena que provavelmente muitas pessoas nem se apercebem da correcção do erro que o Correio da Manhã provocou. Ora, não merecia um destaque de capa, ou a verdade pouco importa à primeira página do CM? E quanto ao Primeiro-Ministro, mais uma vez se prova que não foge à verdade.

Carlos Castro-Câmara dos Comuns

Wall Street


Guerra colonial o Site.

Para ver aqui o novo Site sobre a guerra colonial, um documento muito interessante e que pode e deve ajudar as novas gerações (e não só) a compreenderem melhor esta parte tão importante da nossa historia.

Más notícias para o PSD


Segundo Rui Calafate, a sondagem que o Expresso vai publicar no próximo fim de semana é catastrófica para o PSD. No período mais negro do mandato de José Sócrates, o PS tem cerca de 40% das intenções de voto e o PSD não chega sequer aos 30%. É tempo de reflexão nas hostes do partido.

4 de fevereiro de 2009

Tá a vestir o fato novo!


Perto de fazer 4 anos (é já no próximo dia 11) a Sombra do Convento "lavou a cara" e vestiu o fato novo, espero que gostem!

Obrigado pela vossa leitura e colaboração, bem hajam!




O sonho de qualquer Português

Conta-se que, em 1980, Olof Palme enviou a Portugal um dos seus especialistas em marketing político – profissão ainda pouco usada naquele tempo no nosso país – para aconselhar os socialistas portugueses na campanha eleitoral. Era então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e a Aliança Democrática governava com maioria absoluta. Aqui chegado, foi informado do que por aqui se passava. Dizem que, no final do brainstorming, o sueco terá comentado: vocês acusam o primeiro-ministro de ir para a cama com uma sueca e de ter enganado um Banco? Não há nada a fazer. Já perderam as eleições. Mas porquê – Interrogaram-no. Porque ir para a cama com uma sueca e enganar um Banco deve ser o sonho de qualquer português.

Tomás vasques

Velhos.


País de plástico e de acrílico. É isto que somos. Veja-se o relatório da DECO sobre o estado dos 'lares de idosos' (dar desconto à tentação de a DECO substituir a lei): insegurança, más condições e tristeza. No Portugalinho moderno, jovem, divertido, os velhos contam pouco; a linguagem oficial chama 'idosos' aos velhos e dá o nome de 'casas de acolhimento' aos lares – mas só muda os nomes, porque a indiferença, a insensibilidade e a ingratidão estão lá na mesma, aguardando que os velhos partam de vez sem incomodar as famílias. E para que se hão-de tratar bem os velhos? Precisamente porque um país que não trata bem os velhos não é bem um país: é uma coisa miserável que desconhece a gratidão e o conforto. O Estado, que gasta milhões a apaparicar os 'jovens', cada vez mais egoístas e arrogantes, devia pensar um pouco nos nossos maiores.


As Pessoas primeiro.

Temos de reflectir, afinal nestes dias que correm qual deve ser o primado da actividade Politica, qual deve ser o ponto central do combate e acção políticos neste momento actual?

São as pessoas, as pessoas têm de estar primeiro, não nas palavras e discursos bonitos e elaborados, mas antes nas atitudes e acções.
A valorização dos cidadãos, a protecção social e a colocação de uma agenda económica que de uma vez por todas coloque o respeito pelo ambiente e pela redistribuição da riqueza como uma prioridade são factores decisivos para criar condições para que o futuro possa ser encarado de uma forma mais optimista.

Esta provado que o modelo económico que nos orientou esta errado, ficou provado que o modelo político que nos guiou até aqui está errado, as pessoas e a Sociedade em geral são neste contexto pontos-chave, cabe-lhes o duro papel de serem protagonistas da mudança.

É certo que de barriga vazia ou com um futuro sombrio pela frente pouca gente tem espaço para pensar em “politica”, mas é necessário alertar que é nestas alturas que corremos o risco de vermos surgir movimentos extremistas com contornos proteccionistas e nacionalistas.

Temos de saber ouvir as pessoas, não para fazermos um simples exercício de malabarismo político mas antes para sentirmos e agirmos indo ao encontro das suas reais necessidades e anseios, a politica tem de sair à rua, o mero exercício administrativo dos cargos deixou de fazer sentido, é com as pessoas e para as pessoas que se vai fazer Politica neste inicio de Século.


3 de fevereiro de 2009

Jump!


Bom para a Banca


«Os bancos estão a agravar os spreads dos empréstimos às empresas e, apesar da forte descida da Euribor, há já PME - as que têm maior risco -a pagar financiamentos na ordem dos 10%. A Associação Empresarial de Portugal (AEP) garante que é confrontada "diariamente com as queixas" dos seus associados que estão a pagar "spreads de 6% e que, por isso, apesar da Euribor ter caído para pouco mais de 2%, acabam a pagar um juro bem acima dos tempos em que as taxas estavam quase nos 5%". Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da associação, sublinha que "a descida da Euribor é mais do que compensada pela subida dos spreads", o que coloca as empresas "numa situação muito difícil" num momento em que se defrontam com "dificuldades de tesouraria por via da redução de cobranças".»

Mas que Socialismo?

O Fórum Social, que este ano voltou ao Brasil, onde começou há anos, em Porto Alegre, reuniu, como é habitual, alteromundialistas de diferentes tipos, vindos de vários continentes, mas também Chefes de Estado, como Lula da Silva, Hugo Chávez, Evo Morales, quase todos latino-americanos, mais ou menos radicais. Manifestaram-se violentamente contra o capitalismo financeiro-especulativo – o que está certo: esse tipo de capitalismo morreu – e em favor do socialismo. Mas que socialismo? Não, seguramente, o socialismo de tipo soviético ou, muito menos ainda, chinês... Do socialismo democrático, não gostam. Então, qual? Foi o que não ficou claro, num areópago essencialmente protestatório...

Mário Soares, DN

2 de fevereiro de 2009

Apocalypse Now

Vivemos dias complicados, basta abrir um jornal ou ver os telejornais para assistirmos a uma verdadeira enxurrada de más noticias é a Economia, o desemprego, a violência, o clima global que parece cada vez mais fora de controlo, é toda uma civilização que parece cada vez mais à beira do colapso.
Somos todos sem excepção protagonistas de um filme classe B, sentimos na pele as consequências da ganância e de um mercado desregulado, de décadas de incúria e de desrespeito quer pelo nosso planeta quer também pelos nossos semelhantes.
Temos de ser fortes, manter a capacidade de olhar em frente e ver as alternativas, não existem soluções que não tragam consigo uma ruptura com o passado, é este o grande desafio do início do Século XXI, mudar um sistema, alterar o rumo e executar as alterações necessárias.

Se...