30 de janeiro de 2009

Um mais um...

Há, na história do Freeport, um pecado original. Um erro de cálculo fatal, irreversível.José Sócrates deveria ter sido morto pelo processo Casa Pia. Vejam bem: eliminaram, de uma assentada, Ferro Rodrigues (o líder) e Paulo Pedroso (o delfim do líder), e até tentaram eliminar aquele que a própria cúpula do PS "elegeu" para líder, por umas escassas horas - Jaime Gama.Falhou-lhes o pormenor Sócrates. Quando tentaram, já era tarde. Ainda se atravessaram com a sua vida pessoal, mas não pegou. O Freeport é já um caso de desespero, como se percebeu logo com a palhaçada de 2005.Procurem as coincidências entre o processo Casa Pia e o caso Freeport... Vão ver que não são tão poucas. Com algumas derivações curiosas.

Câmara Corporativa

Conspiração.

Pacheco Pereira condescende que o processo Freeport teve início com uma conspiração:

«Aquilo de que José Sócrates foi vítima em 2005? Houve de facto uma "campanhazinha negra", com origem nuns imbecis do meu partido e do PP, a brincar às coisas sérias.»

Veio a provar-se em tribunal que esta “campanhazinha negra”, discutida nos “encontros da Aroeira”, teve início com uma carta anónima elaborada por Zeferino Boal, candidato do CDS à presidência da Câmara de Alcochete e distinto representante do CDS no STAPE.Foi com base nessa “denúncia anónima” que a Polícia Judiciária se pôs a investigar e enviou, em 2005, para as autoridades inglesas uma carta rogatória, cuja resposta chegou agora (segundo se diz no comunicado da PGR):
“Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.”

A gritaria a que se assiste tem, portanto, por base uma “denúncia anónima”, com origem na maquinação congeminada nas vésperas das eleições legislativas em que Santana Lopes e Paulo Portas sofreram uma pesada derrota.Ora é precisamente essa “denúncia anónima”, que esteve na base da “campanhazinha negra”, que agora serve a Pacheco (e a outros muchachos) para lançar e alimentar a campanha negra em curso.Quando se esperaria que Pacheco Pereira denunciasse este remake da “campanhazinha negra”, o filósofo da Marmeleira opta por rosnar às canelas da vítima. Quando se esperaria que a direcção do PSD apontasse o dedo àqueles que, no seu seio, designadamente no grupo parlamentar, colaboraram nesta moscambilha, assiste-se a um silêncio cúmplice com os Karl Roves de trazer por casa.

PS — Há um pormenor desactualizado no comunicado da PGR: foi identificado em tribunal o autor da denúncia, pelo que, em rigor, já não se pode falar em denúncia anónima. Ela teve um rosto e propósitos precisos.

Paulo Ferreira

OS POMBOS SÃO ANIMAIS ESTÚPIDOS


José Sócrates gamou? Um ministro que recebe luvas para tomar uma decisão, o que faz é gamar. Gamou? Se o fez: 1) Ele é um canalha (que é o que é um ministro que gama); 2) ele é parvo (quem gama, não se candidata meses depois a lugar tão exposto como a chefia do Governo); e 3) ele tem uma daquelas deficiências cerebrais, tipo Vale e Azevedo, com cara de não passa nada, quando se passa muito e grave. Sócrates é tudo isso - se gamou. Se! Ora para a pergunta trivial - culpado ou inocente? - eu só posso responder: não sei. Sobre os factos não sei nada, só posso ser testemunha abonatória de José Sócrates: ele é o melhor primeiro--ministro que já tive. Mas isso é irrelevante. Por isso, já que a suspeita foi instalada, só posso afirmar a minha dúvida: não sei. Mas já sei, tenho até absoluta certeza, que há quem queira instrumentalizar essa minha dúvida. Enquanto esteve com a polícia e magistrados ingleses, a investigação foi o que devia ser, silenciosa. Desde que chegou a Portugal, há dez dias, foi um ver se te avias de informações às pinguinhas. Sou do meio, sei do que falo: investigação jornalística, o tanas. Milho atirado.


Ferreira Fernandes-DN

Canal história.

Em 1980, ano de eleições legislativas, era então Francisco Sá Carneiro primeiro-ministro, a Oposição resvalou para a «luta policial» (em vez da luta política). O Diário, jornal do PCP, foi o primeiro a lançar a campanha das alegadas dívidas de Francisco Sá Carneiro à banca (à mistura, envolveram a sua vida pessoal e privada ao barulho) e insistiu no tema até à exaustão. Em meados de Agosto, na RTP – não haviam mais canais e tinha acabado de estrear o colorido – Sá Carneiro defendeu-se do «combate larvar» que lhe moviam. Em Outubro, a AD obteve a segunda maioria absoluta.

OUTRO ULTIMATUM!


29 de janeiro de 2009

Sentimento inquisitório.


PGR responde a ingleses: «Nenhum facto relevante»
Nota explica que «carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante»




Quanto mais nos são dados a conhecer os detalhes do que vai surgindo na comunicação social mais ficamos espantados com toda esta (triste) historia, ainda à pouco na SIC vi a família de José Sócrates ser exposta na praça publica, foi feita uma arvore genealógica da família, com o nome da Mãe, Pai, primos e tios, isto é vergonhoso, ultrapassa os limites do razoável e aceitável.

Escrevi à pouco tempo que esta era uma historia de lama, alimentada e conduzida de uma forma metódica, nunca um Primeiro Ministro foi alvo de uma tão infame campanha difamatória, tudo isto me faz relembrar a decapitação da Direcção do Partido Socialista no tempo de Ferro Rodrigues, tudo isto é sujo e envergonha quem não tem a mente toldada por um ódio primário ao Governo Socialista.

Estamos a assistir ao “vómito” diário de notícias colocadas de forma a tornar o jogo político um autêntico carrossel de incertezas, as fugas de informação e a deturpação dos factos estão a fazer com que à já complicada situação de Portugal em temos económicos se junte uma crise politica grave que poderá desembocar em eleições antecipadas.

Na nota para a Comunicação Social a Procuradoria-geral da Republica diz de forma bem clara que não existem na carta rogatória da policia inglesa nenhuns factos juridicamente relevantes, ora sendo assim como se explica todo este alarme, quem é que está a tocar as sirenes, a quem interessa este clima e sentimento inquisitório?

The show must go on

(...)Temos, portanto, um grupo de novos fascistas que à falta de tribunais plenários quer transformar a praça pública num imenso tribunal plenário, ainda antes de terem provas para levarem a julgamento pretende que esse julgamento seja feito na rua com base na informação que eles próprios seleccionam e mandam para os jornais. Antes de um julgamento nos tribunais que tantos nos dizem para confiarmos pretendem que haja eleições antecipadas, antes de ser julgado num tribunal Sócrates deve ser julgado eleitoralmente com base nas falsas provas que cobardemente mandam para a comunicação social.
Os mesmos que quando a opinião duvida nos dizem para confiarmos na justiça são os que não confiam na sua própria justiça, são os que duvidando do resultado final se querem vingar de Sócrates ou, muito simplesmente, favorecer os seus partidos cuja ausência do poder lhes prejudicou.

Mas já que foram lançadas suspeitas Sócrates tem uma de duas coisas a fazer, se for culpado deve demitir-se imediatamente, se for inocente deve manter-se e defender a sua inocência até que a justiça tire conclusões, as mesmas conclusões a que os novos fascistas parecem não querer ver. Se Sócrates for afastado o processo arrastar-se-á até ao seu arquivamento e ninguém se lembrará de que umas quantas pessoas com acesso ao processo o usaram para alterar o rumo político do país.

A estratégia da golpada é evidente e se inicialmente havia a suspeita de um crime a este junta-se a suspeita de um ouro bem mais grave, a de que a independência dos tribunais e a separação de poderes poderá ter servido para que uns amanuenses violassem essa mesma separação de poderes e alterassem o rumo da democracia. Esperemos portanto que todos os crimes sejam investigados.(...)

O Jumento

Internacionalismo proletário.

Alguns portugueses – por razões políticas – ficam satisfeitíssimos com as «investigações» jornalísticas que, hoje, dão conta que os «Ingleses suspeitam de Sócrates». Qualquer português honrado, no mínimo, mandaria os «ingleses» suspeitarem da mãezinha deles. Além da honra que lhe carece, são pacóvios: o que vem do estrangeiro é que é bom. Isto é verdade para este primeiro-ministro, como para qualquer primeiro-ministro de Portugal, seja de que partido for, bem como para qualquer cidadão. A investigação portuguesa que siga o «rasto do dinheiro» e chegue a qualquer lado. Por meia dúzia de lugares no Parlamento não é necessário vestirem-se de Miguel de Vasconcelos.

Por Tomás Vasques

28 de janeiro de 2009

Freitas


Extracto das declarações de Prof. Freitas do Amaral à SIC Noticias, em 27 de Janeiro 2009:


FA – Perante o Decreto-Lei que alterava a zona de protecção do Tejo, proposto pelo Governo de António Guterres, o Presidente Jorge Sampaio pediu a opinião ao Primeiro-Ministro indigitado, que era o Dr. Durão Barroso, o qual se mostrou, não sei se pessoalmente ou através de representante, comunicou a Belém que estava de acordo com aquele Decreto. Mas há mais, isto é muito curioso e ainda não vi isto referido por ninguém. É que o Decreto-lei, quando sai no Diário da República, 5 ou 6 de Maio, não sei de cor a data - mas isso pouco importa, qualquer pessoa pode ver isso, em 2002 – quando o Decreto-Lei sai no Diário da República, já o Dr. Durão Barroso tinha tomado posse e o Governo. Então, acontece esta coisa extraordinária: é que o tal Decreto-Lei que tem sido apontado como a grande causa de culpabilidade do Eng.º José Sócrates, foi promulgado pelo Presidente da República, depois de ouvir o partido vencedor das eleições e referendado pelo Primeiro-Ministro Durão Barroso. O que é que isto significa? Isto significa que a teoria que o Decreto-Lei foi feito, por causa de umas “luvas” de uma corrupção, não tem qualquer espécie de fundamento, a não ser que me venham provar que o Dr. Durão Barroso também recebeu “luvas” e que o Presidente Sampaio também recebeu “luvas. Bem, parece-me que estamos a cair num grande exagero.


Perplexidades freeportianas

Dizem os jornais mais insuspeitos neste processo, aqueles que parece terem um acampamento nos seus dossiers, que o homem da Freeport queria falar com Sócrates, então ministro do Ambiente, porque se queixava de lhe quererem extorquir dinheiro. Então porque andam todos a imaginar Sócrates a receber luvas e ninguém pergunta ao homem quem lhe andava a pedir dinheiro.

Diz António Cluny, o sindicalista que nestes processos que costumam decapitar as lideranças do PS aparece sempre em defesa dos interesses laborais dos magistrados do Ministério Público, que o Governo se deve abster de influenciar as investigações através da tutela do ministério da Justiça sobre a PJ. Mas uvi alguém dizer que o Ministério Público avocou as investigações por considerar estarem paradas. Ora se são os seus camaradas do Ministério Público a investigar como é que o Governo pode influenciar essas negociações?

Ao que parece o primo de Sócrates, que tinha uma empresa chamada “Neurónio Criativo” (com um nome destes só podia dar bosta), aproveitou-se do parentesco com o ministro e tentou ganhar umas encomendas. Afinal o neurónio idiota da família acabou por levar sopa e a empresa só durou dois meses. Se assim foi onde é que está o tráfico de influências? O único tráfico que aqui vejo é o da estupidez.

Dizem que processo foi muito rápido o que num país onde a regra é tropeçarmos com maus cagadores a quem até as calças empatam é motivo de suspeita. Ninguém questiona a legalidade, as dúvidas no domínio ambiental foram desfeitas pelo arquivamento da queixa da Querqus pela Comissão Europeia, o que se questiona é a pressa sendo esta medida não a partir do primeiro pedido, mas depois de ser apresentada uma terceira versão depois de dois chumbos. Bem, parece que a celeridade é crime ou, pelo menos um bom motivo para lançar suspeitas e considera-se uma decisão rápida quando esta é adoptada à terceira tentativa.

Toda esta confusão começou com, um famoso DVD que mão amiga terá feito chegar a uma jornalista do SOL, aliás, uma jornalista muito conhecida dos investigadores portugueses, ao que parece eles investigam e depois ela investiga o que eles investigaram. Se toda esta trapalhada ganha forma com o DVD então porque razão o mesmo não foi apreendido. Ou será que a mão amiga da jornalista já o fez chegar aos investigadores.
Ao que parece o processo estava parado, ainda que o Procurador-Geral esperava meses por resposta das autoridades britânicas o que nos leva a pensar que não estaria assim tão parado. Mas partindo do princípio de que a justificação do reinício das investigação faz sentido então seria bons sabermos quanto tempo consideram os nossos investigadores razoável para um processo de tão grande importância estar parado? Este parece ter estado parado três anos os que nos faz pensar que se a legislatura demorasse dez anos estaria parado mais seis.

Dizem que o Ministério Público tem poucos meios, isso leva-me a pensar que teve que aliviar a Operação Furacão (quem terá sido o infeliz que designou por Furacão uma operação que mais parece uma Brisa?) para investigar o BPN. Agora não me admiraria nada que tenha de aliviar as investigações do BPN para concentrar os esforços no Freeport. Isto é deixa-se de investigar um processo que deu mais de 600 milhões de euros aos contribuintes para tentar encontrar uns milhões que um administrador da Freeport de Londres desviou (sabe-se lá com quantas meninas andou o homem) da empresa comprada pela Carlyle. E o que é que se descobriu? Que o neurónio criativo queria ganhar algum à custa do primo.

Não sei se hei-de rir se chorar, anda por aí alguém a gozar com o país. E estou a ser optimista, senão até poderia pensar que alguém quer matar dois coelhos com a mesma cajadada, livrar os amigos do BPN e dar o governo a uma Ferreira Leite que não conseguiu convencer. Aliás, três coelho, com a mudança de governo o PSD manifestaria a sua eterna gratidão, não só devolveria as mordomias corporativas da classe média (muito) alta dos corredores de mármore e ainda lhes dava uma praia na Messejana, como chegou a prometer o capitão de Beja aos seus soldados.
Bem, que gastem o dinheiro dos contribuintes a brincar à justiça e aos justiceiros vá lá que vá lá, mas por favor, não me gozem..

O Jumento

É Humano.


É Humano ter duvidas, questionar e por em causa o que está a acontecer, a capacidade de raciocínio não pode nem deve ser toldada por acontecimentos e obstáculos que por vezes surgem no caminho.
Por vezes é difícil manter o espírito positivo e encarar o futuro com a determinação que merece, mas não podemos esquecer que é nas alturas difíceis e mais complicadas quando tudo parece perdido que surgem as melhores soluções e se forjam os líderes!

Go home Sam.


27 de janeiro de 2009

Muito bem.


É inaceitável ter um Primeiro-ministro sob suspeita»
Freeport: Nuno Morais Sarmento falou sobre o caso Freeport e quer que PGR explique o que andou a fazer nos últimos três anos




É sempre bom ouvir alguém do lado da oposição com cabeça para pensar, Morais Sarmento não embarca na politiquice e na lama indo pelo contrário de encontro aquilo que qualquer pessoa que não esteja “afectada” pelo bota a baixo consegue ver com clareza.

Pois é!


«há uma promiscuidade entre os maus investigadores e o mau jornalismo em Portugal»

Marinho e Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados.

UMA AJUDA À MAIORIA ABSOLUTA

Ou estou muito enganado ou dentro de algum tempo não vão faltar os que insinuarão que todo este processo duvidoso e manhoso do Freeport foi criado para dar a maioria absoluta a José Sócrates. Se é o primeiro-ministro a ser o alvo das atenções enquanto Manuela Ferreira Leite espera no seu burco pelos estragos para a imagem do líder do PSD, também poderá ser José Sócrates a benefiocir com este processo.
Depois da agitação incial começa a ser evidente a manobra e a inconsistência das insinuações que as fugas ao segredo de justiça lançaram sobre Sócrates, com alguma reflexão vamos perceber que há uma grande possibilidade de haver gente do PSD nesta tentativa de fuzilamento sumário do líder do PS, um velho hábito adquirido no tempo do porcesso Casa Pia.
Aquilo que tanta alegria às hostes do PSD, começando pelo próprio Pacheco Pereira que não resistiu a comentar o assunto no se blogue, pode acabar por ser a derrota antecipada da direita. Não vai faltar quem se lembre de dizer que foram vítimas de uma armadilha.

No Jumento

Segunda-feira negra.

«Não houve nenhum crash da bolsa, não estamos em 1929 e nem sequer foi uma quinta-feira, mas o dia de ontem bem poderia ficar conhecido como a segunda-feira negra. Em menos de 12 horas, sete empresas anunciaram cerca de 72.500 despedimentos na Europa e nos Estados Unidos, agudizando o panorama de crise económica mundial.»

Ana Rita Faria, Público, 27.01.09.

Esconder a cabeça debaixo da areia.


A crise que os «desmandos» do actual Governo provocou – como pretende a Oposição – está a expandir-se pelo mundo inteiro a grande velocidade. Nas últimas 24 horas, já foram noticiadas, pelo menos, as seguintes consequências:

«Farmacêuticas Pfizer e Wyeth vão despedir 19 mil trabalhadores».
«Crise financeira internacional está a revelar-se mais grave do que o esperado».
«Governo francês socorre transportadoras aéreas para salvar a Airbus».
«Caterpillar dispensa 20 mil trabalhadores "em ano muito duro"».
«Home Depot despede sete mil trabalhadores e fecha lojas EXPO».
«Corus despede 3500 trabalhadores com maior impacto no Reino Unido».
«Philips vai despedir seis mil trabalhadores e encerrar fábrica em Portugal»

26 de janeiro de 2009

Stoning ou cuidado com as pedras que mandas...

Quercus ou a anedota de Alcochete.


Caso Freeport
Comissão Europeia afirma que arquivou queixa da Quercus em 2005
A Comissão Europeia assegurou hoje que a queixa apresentada em 2002 contra o Estado português, por viabilizar o projecto Freeport em Alcochete, foi arquivada em Dezembro de 2005, tendo a Quercus sido notificada dessa decisão na altura.





Os Senhores da Quercus fizeram uma queixa à Comissão Europeia em 2002 sobre o Freeport, em 2005 a queixa foi arquivada tendo a Associação sido notificada da decisão, em 2009 esta organização ambientalista quer saber em que ponto de situação está a referida queixa!

Isto roça a anedota, afinal como é, está tudo doido?
O parecer favorável da EU vem por alguma “agua na fervura”, mas este sapo custa a engolir, e aposto que no fim desta historia vai haver muita gente a engolir um boi inteiro!
Vai uma aposta?

a insídia, ó, a insídia

"num acutilante comunicado divulgado ontem, o sindicato dos magistrados do ministério público avisa que tenciona «denunciar todas e quaisquer intervenções que possam ser entendidas como visando obstaculizar ou perturbar insidiosamente a acção dos magistrados ou dos elementos da Polícia Judiciária encarregados das investigações». espero que isto não queira dizer que vamos deixar de ter directos da investigação, com aquele aparato de jornalistas à porta dos edifícios enquanto decorrem as buscas, ou entrevistas gravadas previamente com alvos de buscas para serem divulgadas no próprio dia das buscas, ou peças processuais esparramadas nos jornais. vá lá, senhores magistrados, não me digam que vão certificar mesmo que não haja 'perturbações insidiosas' da justiça."

Fernanda Cancio- Jugular

Inquisitorialismo

"Porque estamos perante um caso de polícia. E é desgradável que a pessoa do primeiro-ministro de Portugal sofra as consequências de uma sociedade endogâmica e matriarcal, entre a D. Maria da Cunha e muito nepotismo em sentido etimológico. Para bem de todos, seria conveniente que, a curto prazo, ele conseguisse libertar-se das insinuações. Porque se ele deve ser atacado politicamente, é totalmente cobarde que o seja pela estratégia indirecta de certo inquisitorialismo e certo neopidismo de que também já foi vítima, nomeadamente com a campanha de boatos que o tentou despudoradamente destruir na última campanha eleitoral."

No Sobre o tempo que passa- José Adelino Maltez

A lama.

Toda esta história do Freeport fede, não soa bem, causa repulsa e carrega com ela um historial de lama ora vejamos:

José Sócrates tem sido ao longo do seu mandato alvo dos mais variados ataques, lembro que mesmo antes das últimas eleições que deram a maioria absoluta ao Partido Socialista surgiram “boatos” que afirmavam que Sócrates era homossexual (Santana Lopes até fez um jantar de com centenas de mulheres em plena campanha onde alimentou estas insinuações), depois foi o primeiro acto do caso Freeport, tivemos então o episódio da licenciatura, foram buscar tudo, fotos de casas e declarações de muita gente, agora temos o segundo acto do caso Freeport é de facto um feliz acaso, feliz para aqueles que estão incomodados com o Governo do Partido Socialista.

Quero lembrar a quem tem a memoria curta que de uma forma persistente o Partido Socialista tem sido alvo de ferozes e cobardes ataques sob a capa da “lei”, lembro aqui o caso Casa Pia, a Direcção do PS foi completamente desmantelada, foram publicadas escutas, o Presidente da Republica e o Presidente da Assembleia da Republica foram também escutados, ouve uma clara tentativa de envolver os seus nomes neste atoleiro, por acaso estes dois governantes também são do PS!
Paulo Pedroso foi preso, este era o número dois do PS, foi libertado e a sua inocência provada, tanto que o Estado Português foi condenado a pagar-lhe uma indemnização, quanto a Ferro Rodrigues, na altura Secretario Geral do PS viu a sua imagem cair na lama e teve de se retirar da vida Politica em Portugal.

Podem pensar que da minha mente está a sair uma enorme teoria da conspiração, que existe alguma “agência” ou grupo por detrás de tudo isto, não quero ir por esse caminho, mas que por vezes a realidade consegue superar a ficção isso é indesmentível!

O espanto!

«Professores: sindicalistas acusam PCP de intromissão».

"Quatro dirigentes do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) demitiram-se do PCP, acusando o partido de se imiscuir na vida interna da estrutura sindical, disse à Lusa uma das demissionárias.
«Os sindicatos são estruturas independentes quer o PCP goste ou não goste», disse à Agência Lusa Júlia Vale, membro do secretariado nacional e do conselho nacional da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e dirigente do SPN."


Estes Militantes Comunistas agem como “virgens ofendidas”, então não sabem eles como é a forma de agir do PCP, ou será que a teoria da “correia de transmissão” leninista não lhes diz nada?

Ó TIO, Ó TIO....Ó PRIMO, Ó PRIMO!

«A Oxford Street em Londres é aperaltada por uma dúzia de lojas cheias de cartazes que dizem "Closing Down!", "Últimos Dias!" e "Vítimas da Recessão!".
Já lá estão há mais de 30 anos. Com as mesmas rascas mercadorias. Mas tal é o êxito dos saldos constantes que conseguem sempre adiar por mais uns dias o colapso final.
No PÚBLICO de ontem, a repórter Maria Lopes contava a alegria dos lojistas do Freeport de Alcochete com o último escândalo. Para eles "qualquer tipo de publicidade é boa". Desde que se noticiou, há três anos, que o centro ia fechar, "tem sido sempre a facturar". Para um, "2008 foi o melhor ano".
E se estas histórias de primos e tios de Sócrates, à mistura com aldrabões e jornais ingleses, fossem uma hábil campanha de publicidade viral da Freeport? É que todos temos famílias grandes e há sempre por onde pegar. O leitor sabe o que estão a fazer os seus cunhados, primos e irmãos de leite neste momento? Admirar-se-ia que algum deles andasse metido nalguma marosca? Eu cá não. Só espero que a procissão de ovelhas negras que aí vem acabe com o flagelo das Cow Parades.
Também eu queria espalhar que se me começa a secar a tinta nas canetas, duvidando que restem em mim mais do que vinte ou trinta mil caracteres. A ver se alguém quer aproveitar para me encomendar duas ou três milhenas. Enquanto ainda houver. E a um preço muito especial, claro. »

Miguel Esteves Cardoso, Público

Free.

"Um aldrabão inglês deixou um buraco numa empresa inglesa que investiu em Portugal, na hora de explicar o buraco justificou-o da forma mais elementar, que deu o dinheiro a políticos portugueses, afinal para os ingleses Portugal é um país de corruptos e a desculpa pega que nem ginjas.
Nem a justiça inglesa, nem a portuguesa sabe para onde vai o dinheiro mas andamos todos excitados com a hipótese de ter ido parar ao bolso de José Sócrates. Vinha mesmo a calhar, já só falta Manuela Ferreira Leite prometer aos magistrados, aos professores e a todas as corporações que se for governo devolver-lhes-á todas as mordomias."

O Jumento

23 de janeiro de 2009

Tadinho do Joe!


O que é a politiquice?

Com a devida vénia à Sónia deixo aqui um excelente texto do seu Blog Lagoa Verdusca que convido todos a visitar.


"A politiquice é – no meu simples entender de ser humano, residente na terriola, ignorante mas curiosa, defensora do equilíbrio e da justiça, qualquer coisa parecida com a conversa que ouvimos na peixaria da vila de manhã e no café da aldeia à hora de almoço.São caganitas de ovelha que, apesar de serem pequenas, se enfiam no rasto da bota, cheiram mal e são difíceis de tirar.Se fosse uma pessoa, a politiquice seria um colega de turma que tive em tempos que não se calava um momento, queria fazer sempre figura de bom aluno e não passava de um ser idiota que aos 17 anos, ainda se chibava à professora sobre qualquer atitude de um dos alunos e virava-se para trás a fazer caretas.Em suma, a politiquice é um estrume seco, e é seco porque não tem qualquer utilidade (o estrume fresco é bom). É um zunido que nos cansa o cérebro, existe, temos que levar com ela e nem sabemos realmente porquê.E isto foi a politiquice do dia de hoje:

«O Parlamento aprovou um voto de congratulação pela posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos e pelo encerramento da prisão de Guantanamo.» (Até aqui tudo bem)«O PCP e o Partido Ecologista «Os Verdes» abstiveram-se.» (Mas que raio??? Porquê?)«Disseram que se reviam no texto do voto, que foi apresentado pelo CDS-PP, e justificaram a sua abstenção defendendo que o Parlamento português não deve congratular-se por resultados eleitorais de outros países.» (Ora aqui está: Pura Politiquice)"

Lagoa Verdusca

Só ficava bem.


No dia 14 de Fevereiro de 2005 escrevi este post, o PSD de Mafra tinha colocado uns cartazes onde dizia o seguinte: “Com o PSD temos Autoestrada, com o Governo PS nem daqui a 10 anos", o que é engraçado é que passados quase quatro anos temos Autoestrada e o Governo do Partido Socialista acaba por “comprar” a mesma num excelente negocio para a autarquia.
Gostava que agora o PSD de Mafra colocá-se uns cartazes a dizer: “Obrigado PS”!

Expectativa

De acordo com fontes socialistas, Alberto Martins fechou ontem a discussão da bancada sobre o tema da avaliação com uma intervenção "dramática" sobre a necessidade de chumbar o diploma, deixando um veemente apelo à consciência dos deputados. E sublinhando que "cada um terá de assumir as suas responsabilidades" face ao resultado da votação. Até porque, argumentou o dirigente socialista, não está já em causa a questão técnica da avaliação, mas uma questão política. "É uma instrumentalização da luta dos professores que é feita pelos partidos da oposição", diria depois aos jornalistas, falando numa "moção anti-governo".
DN

O Partido Socialista está a transformar a proposta do CDS-PP numa moção de censura ao Governo, este extremar de posições só pode significar que se o PS for derrotado no parlamento o Governo vai cair.
Este cenário significaria que teríamos Eleições Europeias e Legislativas em conjunto, numa altura em que vamos ter que enfrentar uma dura crise económica e social o Governo percebe que perder a “guerra” com os Professores significa ficar irremediavelmente fragilizado.
Vamos ver como decorre a votação.

Fome!



22 de janeiro de 2009

Milagre


Mudança somos nós.

"Change will not come if we wait for some other person or some other time. We are the ones we've been waiting for. We are the change that we seek."

Barack Obama

Pelas Pessoas.



Foi um momento especial, assisti à tomada de posse de Obama num café em Lisboa, nas mesas ao meu lado estavam pessoas sentadas a ouvir o discurso do novo Presidente dos Estados Unidos da América, os seus comentários e a emoção com que assistiram a este acto ultrapassa qualquer análise feita pelos habituais comentadores da nossa praça.
A força da sua mensagem, feita de esperança e de mudança é compreendida pelas pessoas, esta capacidade de mobilizar e de trazer esperança a um Mundo no meio de uma crise de valores e económica é só por si um enorme feito.
Compreender este fenómeno é entender que a Politica é feita pelas pessoas e para as pessoas, e tal como disse Obama no seu discurso de tomada de posse:
“O que os cínicos não compreendem é que o chão se mexeu debaixo dos seus pés, que os imutáveis argumentos políticos que há tanto nos consomem já não se aplicam”.
Sim foi possível!

16 de janeiro de 2009

A reter.

"(...)Vejamos: se um clérigo católico diz que os muçulmanos são "como lobos" (suspeita-se da bondade da comparação, embora a espécie, em vias de extinção, desperte cada vez mais simpatia), há logo quem defenda o seu direito a dizer "o que pensa", vilipendiando os seus críticos por dizerem o que pensam; se uma associação ateia diz que não há deuses – "A má notícia é que deus não existe; a boa é que não faz falta", lê-se no anúncio italiano –, fala-se em intolerância. Não vale a pena perguntar que diria a hierarquia católica portuguesa se amanhã aparecesse um autocarro com os escritos "os católicos são como os lobos, não se pode falar com eles". Basta lembrar a fúria com que reage de cada vez que se aventa a retirada dos artefactos publicitários do catolicismo espalhados por escolas e hospitais públicos. Quanto à ideia de que quem censura as palavras do cardeal o faz por defesa do islamismo, padece de um problema simples: o de tratar a questão como se não houvesse exterior à lógica religiosa. E ainda há quem diga que o autocarro ateu não faz sentido."
Fernanda Câncio- Jugular

Adeus!


Vai começar...


É já amanhã que o Partido Socialista começa no Sobral da Abelheira o seu percurso pelas Freguesias do Concelho de Mafra para estar junto das pessoas e ouvi-las.
Este projecto que foi apresentado no dia 21 de Dezembro é para levar em frente, temos uma equipa motivada e preparada para ir para o terreno, sabemos as dificuldades que vamos enfrentar mas este desafio é muito aliciante, estamos convictos que esta luta trará os seus frutos e que as pessoas vão compreender o que pretendemos, porque para nós AS PESSOAS ESTÃO PRIMEIRO!

A Manela fica.


Cada vez gosto mais da Manela!

O Bando!


Ontem um avião com 146 passageiros e três tripulantes foi “derrubado” por um bando de pássaros, fica aqui a prova de que para derrubar grandes estruturas basta um “bando” bem organizado!

Crise, qual crise!


15 de janeiro de 2009

Tá bonita a festa!

«Manuela Ferreira Leite alcançou o nível mais baixo do PSD nos últimos doze meses no que se refere à intenção de voto legislativo.
A líder social-democrática, que se encontra em quedas consecutivas desde Julho de 2008, reúne actualmente a confiança de 23,3% dos eleitores. Quando, em Abril do ano passado, Luís Filipe Menezes abandonou, debaixo de fogo, a liderança laranja, o partido tinha a intenção de voto legislativo de 26% dos entrevistados. »
[Correio da Manhã]

14 de janeiro de 2009

Cautela com os amores.

«Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, é meter-se num monte de sarilhos»
Cardeal Patriarca de Lisboa deixou mensagem às jovens portuguesas

Questionado por Fátima Campos Ferreira se não estava a ser intolerante perante a questão do casamento das jovens com muçulmanos, D. José Policarpo disse que não.
«Se eu sei que uma jovem europeia de formação cristã, a primeira vez que vai para o país deles é sujeita ao regime das mulheres muçulmanas, imagine-se lá», ripostou D. José Policarpo à jornalista e anfitriã da tertúlia, manifestando conhecer «casos dramáticos» que, no entanto, não especificou.


Muita gente ficou escandalizada com as afirmações do Cardeal Patriarca de Lisboa, mas afinal qual é o escândalo?
Não sabemos todos como são tratadas as mulheres pelos Muçulmanos, não sabemos como nos países Muçulmanos as mulheres são privadas dos mais elementares direitos?
Parece-me a mim que ao querermos ser imparciais estamos a esquecer que é um facto que as mulheres são mal tratadas por grande parte dos Muçulmanos!

Bater na Manela!

Segundo consta vem por ai uma sondagem que dá 23 por cento para a Manuela, vamos ter um fim-de-semana bem recheado de comentários!

História da Internet


History of the Internet from PICOL on Vimeo.

Tá explicado!

EUA: Mulheres preferem navegar na web a fazer sexo

ABACAXI GLOBALIZADO

"No sábado, vi abacaxis da Costa Rica à venda por 99 cêntimos cada um. Costumam ser mais caros: 1 euro ou 1 euro e picos. Pergunto sempre como é possível. Nunca sabem. A melhor explicação que me deram foi: "Coitados - lá na Costa Rica devem ser uns desgraçadinhos".
Até ao fim do século XIX, os abacaxis eram tão caros que eram alugados, transitando intactos de festa em festa, só para impressionar. Agora custam 1 euro. Ora, aquele abacaxi teve de ser plantado nalguma parte da Costa Rica; cuidado; apanhado; armazenado e levado para a doca onde foi transportado para Portugal. (Nem falemos do preço ecológico do transporte dos campos da Costa Rica para Portugal.) Em Portugal, teve de ser desalfandegado e encaminhado para o grossista, que depois o vende ao comerciante, que, finalmente, o leva para a frutaria ou supermercado, onde o compramos.
Neste processo todo, há várias fatias de ananás a pagar às várias pessoas envolvidas: cada intermediário, incluindo o Estado português, tira o seu bocado, mais uma margenzinha de lucro.
A única coisa que sabemos é que 99 cêntimos cobre isso tudo, incluindo a margem de lucro do vendedor final. Pergunto eu: desses 99 cêntimos, quantos terá recebido o produtor daquele abacaxi? E dessa quantia necessariamente infinitesimal, qual é a fracção que receberam os trabalhadores que o plantaram, criaram e apanharam?
Há preços tão misteriosos que custa muito pagá-los. Um abacaxi por 99 cêntimos é um preço alto de mais."

Por Miguel Esteves Cardoso .

13 de janeiro de 2009

Herois do mar ou o cão Nacional.

Cão d'Água Português com fortes possibilidades de vir a ocupar lugar de destaque na Casa Branca

Psycho Killer de colarinho branco!



Existe por ai muito “Psycho Killer”a vaguear por entre os comuns dos mortais, este tipo de cidadãos bem vestidos e encartados de um valioso “canudo” sentem que têm poder quando conseguem do alto da sua “posição” fazer vergar os outros e humilha-los, a sensação é fantástica, são os donos do Mundo.

São os Senhores das financeiras, os homens dos “bons” investimentos, sólidos e garantidos, os homens da Bolsa, especuladores, homens que não roubam antes desviam.
O triste espectáculo, patético mesmo a que temos assistido nestes últimos tempos dado pelo sector financeiro tem por detrás de si toda a ganância e oportunismo característicos de um verdadeiro “Psycho Killer”, a facilidade com que se destroem milhões de vidas e se deixam Estados em imensas dificuldades reflecte uma mentalidade terrorista, os perigos que enfrentamos actualmente devem-se a estes homens que vergonhosamente continuam a jogar com todos nós.
Faça-se justiça, punam-se os responsáveis e prepare-se de forma responsável o futuro que por ai vem!

Sistema encarnado?

Mesquita Machado, que acumula a presidência da Câmara de Braga com a Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), fez ontem acusações muito graves ao revelar "saber desde sexta-feira que o árbitro para o jogo no Estádio da Luz havia sido trocado", situação da qual disse ter dado "conta a António Salvador", líder da SAD arsenalista.

Garganta funda de Belem!

A oposição foi substituída pelo ambiente de intriga que o garganta funda lança nas redacções dos órgãos de comunicação social, é graças a ele que sabemos com antecedência se os diplomas serão promulgados ou submetidos ao Tribunal Constitucional se Cavaco vai falar e quando fala ou se fica calado, se o Presidente está agradado com as posições de Ferreira Leite, se a cooperação estratégica é ou não para manter, o garganta funda de Belém tornou-se uma espécie de blogue oficial de Belém, na página oficial consta o que o Presidente disse, o garganta funda diz-nos o que o Presidente pensa não disse.
Enquanto o Presidente faz política séria em nome da unidade necessária para salvar o país em tempos de crise, o garganta funda dedica-se à calhandrice e tenta lançar mini crises dia sim dia não.
É uma forma muito estranha de fazer política em democracia aquilo a que estamos a assistir.
O Jumento

Paz.


12 de janeiro de 2009

Menino de ouro.


É da Escola do Sporting, pois claro!

Petição


Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cada levantamento nas caixas ATM. Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o banco vai almoçar à sua conta. Este 'imposto' (é mesmo uma imposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses. Este é um assunto que interessa a todos .

Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição.


Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã!


A injustiça avança hoje a passo firme
Os tiranos fazem planos para dez mil anos
O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são!
Nenhuma voz além da dos que mandam
E em todos os mercados proclama a exploração;
isto é apenas o meu começo
Mas entre os oprimidos muitos há que agora dizem
Aquilo que nós queremos nunca mais o alcançaremos
Quem ainda está vivo não diga: nunca!
O que é seguro não é seguro.
As coisas não continuarão a ser como são
Depois de falarem os dominantes
Falarão os dominados
Quem pois ousa dizer: nunca?
De quem depende que a opressão prossiga?
De nós.
De quem depende que ela acabe?
Também de nós.
O que é esmagado que se levante!
O que está perdido, lute!
O que sabe ao que se chegou, como pode calar-se?
E o nunca será: ainda hoje
Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã!

Bertold Brecht

Made in China


Clicar na imagem para aumentar.

Sem comentários


"Todos os meses o abastecimento de água é cortado em cerca de 3.000 casas de Lisboa por falta de pagamento, segundo a EPAL. Um grupo de cidadãos quer proibir os cortes, alegando que a água é de todos. "

Via Ecoblogue.

Tiro no pé!


Viver!


"Na minha próxima vida quero viver de trás para a frente. Começar morto, para despachar logo esse assunto. Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa. Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a aposentadoria e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.
Trabalhar por 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo.
E depois estar pronto para o secundário e para o básico antes de virar criança e só brincar sem responsabilidades. Aí torno-me num bebé inocente, até nascer. Por fim passo nove meses flutuando num "spa" de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e espaço maior dia-a-dia. Por fim - "voilà!" - desapareço num orgasmo - ."

Woody Allen

A graxa.


A graxa é quase uma instituição nacional, a figura do “graxista” está sempre presente nas nossas vidas desde a mais tenra idade, há graxistas desde a escola primária. Não sei se a importância deste comportamento na nossa sociedade é uma herança dos tempos da ditadura, onde era quase uma instituição, ou se faz parte da nossa forma de ser portugueses.
O graxista é, em regra, um indivíduo que prescinde da sua dignidade para obter proveitos exibindo uma postura de subserviência e lealdades caninas, desta forma obtém como contrapartida a simpatia de quem manda, permitindo-lhe obter ganhos para além dos que alcançaria com as suas capacidades ou com manifestações de dignidade.


Os tais graxistas a que nos habituámos na infância vamos encontrá-los ao longo da vida, principalmente no emprego, onde dar graxa pode resultar em proveitos adicionais. Há graxistas por todo o lado mas em especial na Administração Pública já que as empresas vivem dos resultados e não podem prescindir dos mais capazes em favor dos graxistas.
Onde há mesmo uma grande concentração de graxistas é nos cargos dirigentes da Administração Pública e nos gabinetes de membros o governo e dos autarcas. Não admira que na burocracia interna do Estado sejam frequentes expressões como “VEXA melhor decidirá”, “à consideração superior” e muitas outras, desnecessárias mas que servem como manifestação permanente de obediência.

Os gabinetes do poder estão mesmo pejados de aduladores dos governantes e autarcas, gente a quem não passa pela cabeça a mais pequena critica ao “chefe” e que se desdobram em gestos de subserviência. Os boys acabam por ser a reencarnação política dos graxistas que conhecemos na escola primária.

A necessidade de bajular o político é tão grande que leva a que muita gente perca a noção da realidade, os próprios políticos vivem num mundo em que são considerados quase deuses, não sendo raros os que só se apercebem, do que o povo pensava mesmo deles no dia das eleições.
Não admira que num mesmo dia possa ler no Diário de Notícias que no Instituto de Emprego e Formação Profissional os candidatos a funcionários tenham de ler um discurso de Sócrates e que o chefe da Casa Civil da Presidência da República se tenha queixado do jornalista a Mário Crespo. O presidente do IEFP decidiu dizer a Sócrates que o admira tanto que os funcionários do instituto se devem omportar como membros da Mocidade Portuguesa. O chefe da Casa Civil do Presidente da República entendeu que num jornal os jornalistas devem fazer os possíveis para cair nas graças do patrão e se este é do PSD devem ser simpáticos com todos os da família política.


9 de janeiro de 2009

Lobo Mau.

Há gente que olha para certas pessoas como se fossem o Lobo Mau, têm medo de proferir o seu nome, quase que desmaiam de emoção quando ele lhes dirige a palavra e tremem só de pensar que podem cair em desgraça se ele não gostar deles.
Este complexo de “Capuchinho Vermelho” afecta muita gente, têm tendência em olhar para certas pessoas e nelas verem um Lobo, o medo, o seu medo alimenta e faz crescer o ego destes “bichos”, para passarmos de presas a predadores temos de o saber enfrentar inteligentemente, sem medos mas com cautela porque a qualquer momento podemos ser surpreendidos, é que o Lobo não é mau, ele é isso sim muito astuto…

Espera.

Bola Zen

2009 vai ser um dos anos mais quentes de sempre

Já vinha a calhar!

Porque hoje é sexta-feira!

8 de janeiro de 2009

A força!


O confortável em muitas situações é fingir que não o vemos ou que não o sentimos, olhar para o lado e continuar a aguardar que os outros resolvam.

Somos impelidos por uma vontade e uma força que aos outros parece estranha se não mesmo incompreensível, esta vontade de mudar, de mexer com o estabelecido, de participar e desta forma “resolver” é o motor que faz andar para a frente aqueles que olham para o futuro de forma positiva.

O “Sim podemos” de Obama não é só um slogan de campanha, é uma forma de encarar os desafios, obstáculos e dificuldades que são colocados a quem em principio parece partir em desvantagem. Estes obstáculos podem e devem ser transformados em fortes motivadores e aglutinadores de vontades.

É este tipo de certeza e de vontade que incomoda e baralha, nos dias que correm acreditar que se pode fazer algo de positivo é só por si uma vitória, demonstrar que não são só vontades e que de facto se fala de factos concretos aplicáveis e capazes de mudar para melhor a vida das pessoas é um fantástico desafio!

Sim podemos!

Analfabeto.


"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Brecht

Irra!


O próximo gajo que me disser que o frio enrijece e que eu tenho mais frio que os outros porque “tenho menos carne” leva com um golpe de carate!
Irra!

Agora é que tá tudo fo..do!




7 de janeiro de 2009

Ayo - "Help Is Coming"



Pois é a ajuda já está a caminho, é só ter calma!

Frio.

Não devo ser só eu a estar farto deste frio, são as mãos que não aquecem, os pés gelados e as pessoas a andarem encolhidas como se fossem Pinguins em pleno Inverno polar.
São em alturas como estas que temos de perguntar: Onde está o aquecimento global?
Bolas!

6 de janeiro de 2009

Porreiro pá!


Tenho lido muito comentário sobre a entrevista que José Sócrates deu à SIC na última segunda-feira, de uma forma geral as opiniões têm sido de que o Primeiro-ministro esteve bem, concordo com esta opinião, penso que ele foi igual a si mesmo, mostrou-se forte e empenhado apresentando soluções para enfrentar esta crise complexa.

Tenho por costume dizer que são nas alturas difíceis que vemos quem tem de facto capacidade e força para enfrentar os desafios, José Sócrates nesta entrevista, que a certa altura mais parecia um debate, deixou bem claro aos Portugueses que a actual conjuntura internacional coloca o crescimento económico Português em dificuldades (dados confirmados ontem pelo BdP), mas ficou também claro que podemos contar com um Governo empenhado em agir de forma a minimizar o impacto de uma crise sem precedentes, aliás à que perceber que devido à complexidade da situação as Politicas de resposta à crise tem de ser dadas num contexto Europeu (via União Europeia) ou mesmo a nível Mundial.

Na actual conjuntura precisamos de gente forte e determinada que saiba indicar caminhos e apontar soluções, o triste espectáculo que esta a ser dado pelo PSD é deprimente, o maior Partido da oposição não consegue transmitir ao País qualquer tipo de alternativa e a sua líder desaparece e aparece transformando a sua imagem perante os eleitores em algo confuso e que não transmite qualquer tipo de confiança, alguém é capaz de me dizer o que pretende e o que propõe o PSD?

Recessão ou quantos são venham elas!


Parece que é desta, a recessão vai chegar a Portugal depois de ter chegado a outros países (até nisto andamos a reboque!) depois de seis anos de prosperidade por esse Mundo, o que me chateia mesmo é de nisto da prosperidade todos a terem tido menos nós!


Dá-me a ideia que somos o Pais do Mundo mais bem preparado para enfrentar estes tempos, é que praticamente desde a nossa fundação temos estado sempre em crise (tirando a altura do ouro do Brasil), e afinal o que é que uma recessão à escala Global para nos poder assustar!
Maricas!

5 de janeiro de 2009

Foto de grupo

Foto onde podemos ver algumas pessoas presentes no dia 21 de Dezembro de 2008 durante a apresentação do Projecto Autárquico para 2009 (eu estou lá no meio!).
Foto cedida pelo Jornal O Ericeira

Diferença entre mostrar a casa aos amigos e às amigas

Gaza.


Ouvir!


Foi lançado no último dia 21 de Dezembro de 2008 o Site do Partido Socialista de Mafra (http://www.aspessoasprimeiro.com.pt/) que visa ser o “Pontapé de saída” para as próximas eleições Autárquicas.


Faço parte do grupo de acompanhamento permanente da Autárquicas criado pelo Secretariado do PS, estou bem ciente das dificuldades, mas tenho a certeza que estas pessoas vão dar tudo por tudo para que o PS Mafra consiga alcançar o melhor resultado possível, afirmando-se como alternativa credível e capaz de efectuar as mudanças necessárias.


A primeira fase arranca já dia 17 de Janeiro no Sobral da Abelheira, durante uma Semana vamos essencialmente ouvir as pessoas, sentir o pulso à População, as suas necessidades, preocupações e anseios, este modelo é para ser seguido nas outras 16 Freguesias, o PS vai ouvir as pessoas, porque AS PESSOAS ESTÃO PRIMEIRO!

Papoilas saltitantes!


O Trofense saiu do último lugar. Este campeonato promete…

3 de janeiro de 2009

Parabéns!

Ericeira recordista da reciclagem.

A Ericeira lançou um programa de reciclagem onde tudo é reaproveitado – desde garrafas e rolhas a pastilhas elásticas e beatas. E os funcionários que participam no programa também são ‘reciclados’, indo de ex-toxicodependentes a ex-alcoólicos.
SOL

A Junta de Freguesia da Ericeira continua a “dar cartas” a nível nacional, agora faz noticia no jornal Sol, tudo por causa do seu programa de reciclagem, se temos este exemplo tão positivo do que estão à espera as outras Juntas do Concelho para agarrar estas ideias?
Coisas tão praticas e positivas podem e devem ser aplicadas, a sonolência de tantos é capaz de tirar o sono a quem anda atento!